Estuque, Reboco, Gesso & Capoto: 7 Coisas a Saber

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Estuque decorativo Colour Castle CasaAcessórios e Decoração
Loading admin actions …

As alternativas de materiais e métodos usados na construção civil são os mais diversos possíveis. Para quem está a construir ou pretende construir chega a ser confuso escolher entre um e outro material ou entre um e outro processo que será utilizado na construção.

Mas, no artigo de hoje, a homify pretende esclarecê-lo sobre diferentes tipos de revestimentos: estuque, reboco, gesso projetado e capoto.

Se não souber as diferenças entre eles e quais são as finalidades de cada um, a partir de hoje tudo irá ficar mais claro.

Por isso, mantenha-se connosco e acompanhe-nos!

1. O que é estuque projetado?

Suite com mobiliário personalizado, cores neutras, iluminação detalhada. Ambiente calmo e sereno FEMMA Interior Design Quartos modernos
FEMMA Interior Design

Suite com mobiliário personalizado, cores neutras, iluminação detalhada. Ambiente calmo e sereno

FEMMA Interior Design

O estuque é um revestimento que data dos primeiros tempos (os egípcios cobriam os edifícios com estuque), é atualmente muito comum no mercado e está, cada vez mais, na moda.

Basicamente, o estuque é um gesso decorativo que imita o mármore e é composto por cola (vegetal ou animal), gesso fino e pó de mármore (ou tijolo).

No entanto, outros materiais podem ser misturados para fazer o estuque, nomeadamente cal (para substituir o gesso), giz e mármore branco (grão muito fino).

Quanto à dosagem de fabricação deste revestimento, dependerá da superfície a ser revestida. Geralmente, consiste em 5 L de água, 5 L de cal de ar, 2,5 L de talco, 2,5 L de pó de mármore, 500g de fixador natural e pigmento (conforme o pretendido). E depois da aplicação estar concluída, este revestimento precisa de ser polido.

Estuque Veneziano RenoBuild Algarve Salas de estar modernas
RenoBuild Algarve

Estuque Veneziano

RenoBuild Algarve

Quanto à sua utilização, este gesso decorativo é principalmente utilizado para revestir paredes e tetos e para fazer molduras; tem a particularidade de ser mais fácil de trabalhar que o mármore e custar muito menos.

Se desejar efeitos de marmorização, é possível incorporar diferentes materiais (como tijolo, ardósia ou pó de quartzo) e também é possível obter efeitos decorativos (pedras, tijolos, etc.).

Em termos de características, o estuque é aplicado sobre ladrilhos de gesso, estuque sem pintura, madeira, gesso cartonado BA13, etc., mas estes suportes devem estar perfeitamente sãos, sem fissuras e sem furos.

Se ocorrerem estes dois casos, então deve primeiro usar uma camada fina e deixar secar completamente antes de aplicar o revestimento decorativo.

Além disso, deve-se ter cuidado para não molhar ou humidificar o suporte que receberá este revestimento.

2. Como aplicar estuque?

Estuque Veneziano RenoBuild Algarve Salas de estar modernas
RenoBuild Algarve

Estuque Veneziano

RenoBuild Algarve

Como estucar paredes:

A aplicação ocorre em várias etapas:

1ª demão: aplique o gesso decorativo com uma talocha. Deve fazer movimentos circulares para que a superfície fique lisa. Esta primeira camada terá cerca de 3 mm de espessura e servirá de âncora.

2ª demão: é exatamente idêntica à primeira, mas será realizada na primeira demão ainda ligeiramente húmida.

3ª demão: desta vez tem de pressionar muito bem a talocha para uniformizar as diferentes camadas de gesso e compactar bem o material (evita fissuras). De seguida, é necessário passar a espátula em toda a parede.

Acabamentos: depois de aplicadas as 3 demãos de gesso decorativo, vai aplicar uma demão final, retirar o lado áspero (com lã de ferro) com a espátula. Posteriormente, vai lavar a parede com uma trincha spalter, para remover a cal que vai sair e dar um acabamento opaco ao gesso.

Se deseja obter mais informações sobre este revestimento ou precisar de conselhos sobre a sua instalação, não hesite em contactar um profissional.

Estuque decorativo Colour Castle CasaAcessórios e Decoração Branco
Colour Castle

Estuque decorativo

Colour Castle

3 – O que é reboco projetado?

Aplicação de massas de estuque nas paredes e tetos OCCO
OCCO

Aplicação de massas de estuque nas paredes e tetos

OCCO

O reboco é o processo de finalização da construção da parede. Serve para impermeabilizá-la – quando usamos um aditivo impermeabilizante na massa – e deixá-la pronta para receber o revestimento que vamos aplicar posteriormente, seja uma cerâmica, tinta ou outra opção.

Por outras palavras, sem a aplicação do reboco, a parede fica rústica, áspera, porque ficaríamos em contacto direto com os tijolos. Além disso, a parede poderia absorver água e apodrecer muito rapidamente.

4. Como aplicar a argamassa para reboco?

As argamassas para reboco são compostas de água, areia, cimento e cal e, possivelmente, aditivos. A composição do reboco e o resultado variam conforme o ambiente, sendo diferentes para paredes exteriores e interiores.

Hoje em dia, é possível comprar uma argamassa já pronta, onde só precisa de acrescentar água. Ideal para que não quer ter trabalho com a dosagem dos componentes.

De referir, que é muito importante seguir as recomendações do fabricante, relativamente à quantidade de água a acrescentar, pois então poderá obter problemas como fendas e fissuras que surgem durante a secagem da massa.

5. O que é o gesso?

A Riqueza dos detalhes no teu espaço! Intergesso, Lda Cozinhas ecléticas
Intergesso, Lda

A Riqueza dos detalhes no teu espaço!

Intergesso, Lda

O gesso é feito de gipsita (sulfato de cálcio hidratado), uma rocha calcária que, pulverizada e misturada com água, dá origem a uma pasta lamacenta fácil de trabalhar. Um processo de aquecimento desidrata a estrutura iónica do gesso. A trituração dará um resultado arenoso, mas fino. Na época dos egípcios, o gesso já era usado como argamassa, mas principalmente para moldar peças decorativas. O gesso é fácil de extrair. Às vezes, está até presente na superfície.

Mas por razões ambientais, o gesso natural está a ser gradualmente substituído por gesso sintético, fosfogesso ou sulfogesso, que é obtido pela dessulfuração dos gases de combustão do carvão das empresas de energia. É uma maneira de explorar os recursos naturais de forma sustentável. Por outro lado, estudos têm demonstrado que o gesso sintético está exposto a riscos de radiação. Por isso, prefere-se utilizar gesso natural, nomeadamente no uso interno.

Delicadeza e Harmonia! Intergesso, Lda Salas de estar ecléticas
Intergesso, Lda

Delicadeza e Harmonia!

Intergesso, Lda

A primeira vantagem é que o gesso é fácil de fazer, seja natural ou sintético. Na verdade, basta reidratá-lo antes de aplicá-lo na parede ou no teto para obter uma estrutura sólida. Só falta lixar, depois de seca, para manter a parede lisa. Uma parede rebocada irá realçar a pintura muito melhor por um período mais longo. O gesso também é económico. Não requer nenhum aditivo além de água, tornando-o um dos materiais mais baratos.

Além disso, é 100% reciclável. O gesso já utilizado, recuperado, recuperará todas as suas características ao voltar a ser misturado com água. O gesso também oferece uma boa proteção contra o fogo. Na presença de fogo, ele reage apenas fracamente e não libera nenhum gás nocivo, que poderia sufocar. Por fim, o gesso é um material multiusos. A sua rigidez permite erguer paredes de separação. É leve, ideal para divisórias que não requerem uma parede de suporte de carga.

Embora a água seja o seu principal aliado, também é o seu pior inimigo. O gesso não tolera humidade. Deforma-se rapidamente e a mancha criada por um fluxo de água requer alguns reparos.

6. O que é o gesso projetado?

Estuque decorativo Colour Castle CasaAcessórios e Decoração
Colour Castle

Estuque decorativo

Colour Castle

Graças à inovação e evolução das técnicas, hoje em dia, é muito usado o gesso projetado na área da construção civil. Este material exige uma mão de obra especializada, mas, mesmo assim, é considerado de baixo custo. Além disso, a sua aplicação é mais rápida que o método convencional, e o acabamento é de excelente qualidade.

O gesso projetado, tal como o próprio nome já indica, é a projeção da massa na região a receber o acabamento, geralmente em alvenarias e lajes, através de um equipamento específico. Por sua vez, o método tradicional consiste na aplicação de argamassa na parede para depois receber a chamada massa corrida, um material composto por partículas bastante finas para garantir superfícies lisas e bem-acabadas.

O gesso projetado é uma opção para quem se preocupa com o meio ambiente, uma vez que são reduzidas algumas etapas de acabamento.

Note que, antes de começar a aplicação do gesso projetado é necessário garantir que a alvenaria está concluída, nomeadamente, limpa e regularizada.

7. O que é o capoto?

Projeto em sistema capoto (ETICS) TB Construções Casas modernas
TB Construções

Projeto em sistema capoto (ETICS)

TB Construções

Isolamento térmico pelo exterior ou reboco térmico (ETICS, do inglês External Thermal Insulation Composite System), é também conhecido por capoto (nome de uma marca de isolamento térmico).

O sistema ETICS é um sistema cada vez mais comum e utilizado na construção civil, quer em construções novas, como em reabilitações.

Apresenta inúmeras vantagens:

  • Fornece conforto interno à habitação eliminando pontes térmicas.
  • Adequado para remodelações de fachadas.
  • Reduz o consumo energético.
  • Permite um número variado de soluções de acabamento.
  • Não retira espaço ao interior dos edifícios, uma vez que é feito pelo exterior.

Renovação de Fachadas / Reparação de Fendas RenoBuild Algarve Casas rústicas
RenoBuild Algarve

Renovação de Fachadas / Reparação de Fendas

RenoBuild Algarve

Se está interessado em saber mais informações sobre o preço do capoto, não hesite em descobrir estes artigos:

- Qual é o Preço do Capoto (preço/m2)? 15 Exemplos de Projetos Capoto.

- Remodelação de moradia com Sistema Capoto.

Ficou mais claro com o nosso artigo?

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!