A Elegância do Mid-Century Sobressai Neste Apartamento Moderno | Projecto em 6 Imagens

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Projecto Bívart Ginkgo Design Studio Quartos pequenos MDF Rosa
Loading admin actions …

O design de interiores é como um organismo vivo que se vai alterando, adaptando, evoluindo e que está permeável à influência do que o rodeia. É fascinante porque não é estático, tampouco hermético. Embora saibamos identificar os diversos estilos e perceber aquilo que os distingue, não é menos verdade que é da mistura de estilos que nascem os mais bonitos e relevantes projectos de interiores. Hoje, é um projecto assim que lhe trazemos.

O trabalho, levado a cabo pelo Ginkgo Design Studio, partiu da necessidade de ’transformar um apartamento contemporâneo e cosmopolita, situado em pleno centro lisboeta, num espaço de inspiração 'mid-century'.’ E assim foi. O estilo mid-century, que se popularizou nos anos '40, tem estado entre as mais significativas tendências dos últimos dois anos e sobressai pela estética relativamente minimalista caracterizada por linhas clean e estruturas angulares, uma paleta cromática rica (o cor-de-rosa, nas suas várias tonalidades, é utilizado amiúde) e formas orgânicas e geométricas. Nos espaços que lhe vamos apresentar, é evidente que o estilo mid-century surge interpretado e ajustado aos padrões actuais. E foi assim, de forma exímia, em plena cidade e num apartamento moderno, que o mid-century ganhou um lugar de destaque.

Venha conhecer o projecto.

Entrada

Entrada_Open Space Ginkgo Design Studio Salas de jantar modernas Mármore Branco
Ginkgo Design Studio

Entrada_Open Space

Ginkgo Design Studio

Chegámos. A entrada do apartamento coincide com o núcleo social do mesmo, que se organiza numa lógica de open space com a cozinha, a sala de jantar e a sala de estar integradas. É com um ambiente claro, delicado e luminoso que nos deparamos. A luz solar foi potencializada ao máximo por via da utilização de cores níveas, interrompidas apenas pela doce presença do rosa blush e do dourado, ambos fortemente associados à estética mid-century. O requinte destas cores e dos acabamentos, como a madeira e a pedra mármore, nada retira à atmosfera intimista, familiar e simples – mas não simplista – que se quis criar.

Cozinha

Cozinha Americana_Open Space Ginkgo Design Studio Cozinhas embutidas Mármore Branco
Ginkgo Design Studio

Cozinha Americana_Open Space

Ginkgo Design Studio

O poeta inglês John Donne escreveu que nenhum Homem é uma ilha, mas se, na vida, não somos uns sem os outros, é inegável que, em apartamentos modernos e com planos abertos, a ilha da cozinha assume, não raras vezes, total protagonismo, sendo, para muitas pessoas, o epicentro da dinâmica familiar. Olhando para esta ilha, por exemplo, conseguimos logo imaginar um sem-fim de actividades a acontecer aqui diariamente: cozinhar, comer, socializar, receber visitas e até trabalhar (ou, no caso dos miúdos, estudar). É ampla, é confortável, é bonita e recebe a espectacular luz que entra pelas janelas do moderno apartamento. Com a pedra mármore a ganhar importância e os elegantes bancos, em rosa, com as costas ergonómicas a abraçar o corpo, propiciando maior comodidade a quem os utilizar, a ilha não só traz conforto como maximiza a utilização do espaço.

A cozinha acomoda armários brancos e com a frente totalmente lisa que, assim, se relacionam facilmente com a decoração da restante sala. Repare que nenhum detalhe foi deixado ao acaso. A torneira ecoa o dourado presente nos móveis e peças de decoração da sala.

Sala de jantar

Sala de Jantar_Open Space Ginkgo Design Studio Salas de jantar modernas Mármore Rosa
Ginkgo Design Studio

Sala de Jantar_Open Space

Ginkgo Design Studio

A equipa da Ginkgo Design Studio explica-nos que para acentuar o estilo clássico que deu o mote para a decoração, trouxeram pequenos detalhes para o espaço como a utilização de boiseries nas paredes que combinam na perfeição com os apliques de design italiano de estilo mid-century. Para a zona de refeições, preferiu-se uma mesa redonda, um formato que se adequa ao espaço mais estreito daquela zona do open space e que vem, no mais, tornar a decoração mais dinâmica do ponto de vista geométrico.

Sala de estar

Sala de Estar_Open Space Ginkgo Design Studio Salas de estar modernas Madeira Cinzento
Ginkgo Design Studio

Sala de Estar_Open Space

Ginkgo Design Studio

Terminamos a passagem pelo open space na sala de estar – com uma agradável lareira – onde a Eames Lounge Chair – haverá peça mais mid-century do que esta? – vem complementar os sofás modernos em cinza claro. A base mantém-se, como não podia deixar de ser, bastante suave, mas o calor da madeira exótica de pau de ferro cria um equilíbrio vibrante que aguça os sentidos e alivia a predominância dos tons brancos e pastel. O dourado vem emprestar cor e luz ao espaço.

Suíte

Prosseguimos para a zona mais privada da casa: a dos quartos. Nesta suíte, encontramos, mais uma vez, os graciosos tons do núcleo social. A iluminação moderna revivalista dos anos '50, em tons de dourado, vem dar um toque de requinte ao espaço e concerta-se com a suavidade dos tecidos aveludados. Na parede lateral, encontramos um espelho que também funciona como televisão! É, sem dúvida, um dois-em-um criativo e engenhoso que preserva a leveza visual do ambiente.

Quarto de visitas

Terminamos no quarto de hóspedes onde se criou um ambiente mais sóbrio e com tons pouco comprometedores que são, assim, transversais a todos os gostos, um ponto importante para um quarto que se queira um pouco menos personalizado para se receberem as visitas. O quarto não deixa, todavia, de ter linhas simples e detalhes sofisticados que recriam, na perfeição, e como os profissionais da Ginkgo tão bem descreveram, o conforto do típico quarto de hotel.

Se gostou deste trabalho de design de interiores, não deixe de contactar o atelier para que possa, também, levar a cabo o seu projecto de sonho:

Deixe-nos o seu feedback sobre este projecto para que os profissionais por ele responsável também possam saber!

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!