Secadores de Roupa - Tipos, Vantagens e Desvantagens + 15 Imagens de Lavandarias Interessantes | homify

Secadores de Roupa – Tipos, Vantagens e Desvantagens + 15 Imagens de Lavandarias Interessantes

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Laundry Room Filipa Sousa Interior Design CasaAcessórios e Decoração
Loading admin actions …

Em Portugal temos o melhor, o mais eficiente e o mais barato secador de roupa do mercado – o sol! No Verão, não há nada que bata uma roupa estendida pela manhã e apanhada ao meio dia. E, felizmente, ainda não chegámos ao ponto de outros países, onde não se pode estender roupa no exterior de prédios e os moradores são obrigados a terem secadores de roupa muitas vezes comuns a todos os condóminos. Mas, mesmo com tanta ajuda da natureza, há alturas e regiões onde secar roupa é um verdadeiro pesadelo, até no Verão.

Quem tem uma ou mais crianças sabe a dificuldade que é precisar de secar a roupa rapidamente e o clima não cooperar, ou porque chove ou porque o mar está ali muito perto e a humidade não perdoa. Sabe como é complicado estender a roupa e ela não secar por dias e quando a recolhe vir a cheirar a mofo. As crianças sujam pilhas de roupa e tornam a lavagem, a secagem e a arrumação da roupa numa autêntica História Interminável da idade adulta!

Para quem tem essa possibilidade, comprar uma máquina secar roupa é a melhor solução. No entanto, na hora de comprar deve pensar muito bem naquilo em que se vai meter. As máquinas de secar são equipamentos caros, gastadores e que podem arruinar-lhe a conta da electricidade se não pesar muito bem os prós e os contras da sua escolha.

Para o ajudar nessa hora, cá está a homify ao salvamento! Hoje trazemos-lhe um apanhado de todos os tipos de secadores de roupa disponíveis no nosso mercado, as vantagens, as desvantagens e até os preços. Tudo acompanhado de belas ideias para lavandarias dos nossos profissionais. Venha connosco!

1 – Antes de mais, a capacidade de secagem

É a primeira coisa a ter em conta quando pensar em comparar um secador de roupa – de que capacidade de secagem necessito?

Vive sozinho num pequeno apartamento? Provavelmente pode até nem precisar de um secador, mas se precisar de certeza que não precisa da capacidade máxima. Tem uma grande família a seu cargo? Em média quantas vezes lava a roupa por semana? Que tipo de roupas utiliza? Todas podem ser secas na máquina?

As respostas a estas perguntas vão dar-lhe uma noção da capacidade que necessita para a sua máquina de secar. A capacidade normalmente varia de 4kg a 10kg e para decidir com precisão deve ainda saber que a capacidade das máquinas de secar roupa é medida em quilogramas e refere-se ao peso das roupas secas, e que existe uma regra não vinculativa que indica que a capacidade da secadora deve ser o dobro da da máquina de lavar.


Lavandaria em Termolaminado HPL Branco Alto Brilho DIONI Home Design Armários de cozinha
DIONI Home Design

Lavandaria em Termolaminado HPL Branco Alto Brilho

DIONI Home Design

Assim, grosso modo, pode dizer-se que uma secadora com capacidade para menos de 5kg é adequada para a roupa de uma ou duas pessoas, uma secadora com capacidade de 5-7kg é adequada para uma família de três ou quatro pessoas e as máquinas com capacidade para mais de 7kg são adequadas para secar a roupa de mais do que quatro pessoas.

2 – Tipos de máquinas de secar – vantagens e desvantagens

Há imensas marcas de máquinas de secar roupa e a diferença entre elas é essencialmente o método de secagem. Depois existem alternativas bastante baratas, que também são máquinas de secar, embora não no sentido tradicional – falamos do estendal elétrico e do secador de roupa portátil. A partir daqui vamos falar um pouco de cada um dos tipos se máquinas de secar e dos respectivas características vantajosas e desvantajosas.


Copa / Lavandaria HighPlan Portugal Cozinhas modernas MDF
HighPlan Portugal

Copa / Lavandaria

HighPlan Portugal

Máquinas de secar roupa de ventilação ou de exaustão

Estas máquinas de secar roupa funcionam por ventilação, ou seja, aquecem o ar e passam-no para o tambor. Assim que o ar quente fica demasiado sobrecarregado da humidade que sai da roupa é ventilado e substituído por ar novo e seco. Estas máquinas apresentam normalmente uma capacidade entre 3kg e 9kg.

Vantagens:

  • É um sistema mais barato do que outros tipos de máquinas de secar roupa;
  • Dependendo do tamanho do equipamento, pode ser montado numa parede.


Lavandaria - T3 em Leça da Palmeira - SHI Studio Interior Design ShiStudio Interior Design Escritórios modernos
ShiStudio Interior Design

Lavandaria – T3 em Leça da Palmeira – SHI Studio Interior Design

ShiStudio Interior Design

Desvantagens:

  • Deve ser usado em espaços bem ventilados, nunca em espaços apertados e fechados
  • O excesso de humidade pode aumentar a humidade relativa interior da habitação e fazer com que o mofo cresça nas paredes, sobretudo à volta da máquina;
  • Pode causar um risco potencial de incêndio, se colocada num local fechado.
  • Tem de ser colocada junto a uma janela, para a instalação do cano de exaustão, o que pode resultar em correntes de ar, e o tubo é bastante largo e inestético.

Lavandaria com arrumos Alpha Details Garagens e arrecadações modernas
Alpha Details

Lavandaria com arrumos

Alpha Details

Máquinas de secar roupa por condensação

As máquinas que funcionam por condensação reciclam o ar quente extraindo o vapor de água e enviando-o de volta através das roupas na secadora, em vez de expelir o ar húmido como acontece numa secadora por ventilação. Este método assegura que não há expulsão de humidade dentro de casa, mas continua a emitir bastante calor. A água extraída é encaminhada para esgoto ou para um compartimento que tem de ser esvaziado, pelo que na hora de escolher, deve ter este factor em conta.

Móvel de casa de banho AtelierAtelier Casas de banho ecléticas Amarelo
AtelierAtelier

Móvel de casa de banho

AtelierAtelier

Vantagens:

  • Estes equipamentos não requerem tanta ventilação como as secadoras de roupa, pelo que não impõe uma localização específica, o que é importante para quem mora em apartamento.

Desvantagem:

É um equipamento muito pesado e não permite a montagem na parede, mas pode ser empilhado sobre uma máquina de lavar roupa de carregamento frontal, num arranjo do género da incrível mini lavandaria da imagem acima. Um bom designer ou arquitecto de interiores pode ajudá-lo a chegar ao layout ideal para a sua lavandaria.

Máquinas de secar roupa por bomba de calor

As máquinas de secar roupa que funcionam por bomba de calor tê um método de funcionamento que se assemelha ao de um ar condicionado, reciclando o calor no processo de extração da humidade. É uma forma antiga de secadora de roupa que regressou com equipamentos mais eficientes em termos de energia.


Vantagens:

  • Dependendo dos equipamentos, costuma ser mais eficiente em termos de energia do que outros sistemas, mas é de notar que pode levar anos até o o custo operacional compensar o preço mais alto
  • Não liberta ar quente nem vapor de água, pelo que não aquece o espaço à sua volta nem liberta humidade na sua casa.

Desvantagens:

  • Estas máquinas de secar roupa podem ser substancialmente mais caras do que as secadoras ventiladas ou de condensação.

Máquinas de lavar e secar roupa

A solução para quem quer lavar roupa e secá-la no mesmo equipamento. Para quem tem pouco espaço este equipamento afigura-se como a solução ideal, mas cuidado, porque pode ser mais complicado do que parece. A secagem destas máquinas normalmente funciona por condensação, para poupar mais espaço, mas também as há que usam ventilação, que são mais volumosas e têm as mesmas restrições das secadoras por ventilação.




Vantagens:

  • A grande vantagem é óbvia – o espaço que estas máquinas ocupam é muito mais pequeno porque é realmente uma máquina dois em um. Para quem tem um apartamento pequeno pode realmente ser a única solução e por isso aqui não há muita escolha.

Desvantagens:

  • As desvantagens dependem do tipo de equipamento mas, de um modo geral, a lavagem é eficaz mas a secagem não tanto;
  • Muitas vezes é preciso tirar roupa que lavou e secar em duas vezes, porque a capacidade de secagem costuma ser metade da de lavagem;
  • A roupa acaba a secagem mais enrugada do que a roupa seca numa máquina de funcionamento individual;
  • Há equipamentos com eficiências muito diferentes, mas estas máquinas de lavar e secar costumam ser bastante gastadoras e há relatos de roupas danificadas, mesmo quando têm etiqueta de secagem permitida.

Lavandaria MIA arquitetos Garagens e arrecadações modernas
MIA arquitetos

Lavandaria

MIA arquitetos

Secadora de roupa portátil

Estes secadores foram verdadeiramente revolucionários aqui pela homify e têm quase todos um tipo de funcionamento muito semelhante: – trata-se de um balão ou saco de plástico que envolve uma estrutura central de hastes e cabides, montada sobre um ventilador. O ar quente gerado pelo ventilador sobe pelo balão, arrastando consigo a humidade da roupa e sai por orifícios no topo. O secador de roupa portátil também é chamado de estendal eléctrico, embora não sejam bem a mesma coisa.

Vantagens:

  • É um equipamento muto mais económico do que uma máquina de secar roupa convencional;
  • A temperatura de secagem é baixa e constante em todos os pontos, o que faz com que as roupas nunca fiquem danificadas, mesmo se forem de tecidos mais sensíveis;
  • Dependendo do equipamento, é muito eficiente e seca com bastante rapidez;
  • As roupas estão penduradas em cabides e não há movimentação, saindo quase sem rugas o que facilita muito passar a ferro;
  • Costumam ser equipamentos bastante silenciosos.
  • Na sua maioria são portáteis, embora também existam equipamentos deste género para fixar às paredes;
  • Proporcionam um calor suave e agradável, que pode funcionar como aquecedor para o espaço nos meses mais frios.

Desvantagens:

Libertam a humidade dentro de casa, o que em locais mais fechados e sem ventilação natural pode levar ao aparecimento de bolores mas, em compensação, podem ser colocados em locais estratégicos, à medida das suas necessidades, para minorar este problema. Se colocar numa casa de banho com extracção de humidade funciona perfeitamente e mesmo assim compensa em termos energéticos;

  • São bastante volumosos, não se adequando a espaços mais pequenos.



Och_Ach_Concept Casas de banho rústicas

Estendal eléctrico

Este equipamento funciona à semelhança de um aquecedor de toalhas, aquecendo a roupa a uma temperatura relativamente elevada e forçando a evaporação, sendo apenas um pouco mais potente.


Vantagens:

  • Ajuda a secar a roupa dentro de casa com uma organização tradicional;
  • Gasta menos do que os outros sistemas de secagem, à excepção do secador portátil de balão.

Desvantagens

  • É muito menos eficiente do que o secador de balão por convecção de ar quente, porque há perdas de calor;
  • A humidade também é mandada para o ambiente interior de casa;
  • As roupas podem ficar com vincos dos varais e descoloradas, dependendo do equipamento e da roupa.

3 – Os preços

Cozinha em branco e carvalho Home 'N Joy Remodelações Armários de cozinha Madeira Branco
Home 'N Joy Remodelações

Cozinha em branco e carvalho

Home 'N Joy Remodelações

Terminamos com uma imagem que mostra um layout super eficiente para aproveitamento de espaço para lavandaria, da autoria da HOME 'N JOY REMODELAÇÕES, para lhe falar dos preços que pode encontrar nos vários tipos de máquinas de secar roupa.

Máquinas de secar roupa de ventilação ou de exaustão: encontrámos preços tão baixos como 200€ até 700€ .

Máquinas de secar roupa por condensação: a começar nos 250 €

Máquinas de secar roupa por bomba de calor: preços a começar nos 370€

Secadora de roupa portátil: cerca de 50€

Estendal eléctrico: cerca de 50€

(pesquisa aleatória, não vinculativa, máquinas entre 7kg e 8kg de capacidade)

Aprenda ainda a fazer a manutenção da sua máquina de lavar roupa no artigo ’Dicas para limpar a sua máquina de lavar a roupa’.

Já tem máquina de secar roupa? De que tipo? 

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!