A transformação de um velho celeiro numa casa soberba

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
De droom van vintage & natuur in prachtige combinatie: een woonboerderij om van te dromen, van Os Architecten van Os Architecten
Loading admin actions …

O desejo de sair da cidade leva muitas pessoas a investir em casas rurais e a usá-las como segunda residência, como refúgio de fim-de-semana, no meio da natureza.

Em muitos casos, o edifício está deteriorado ou precisa de ser adaptado às necessidades quotidianas modernas. Foi isso que aconteceu em Breda, na Holanda, onde se transformou por completo um antigo celeiro rústico espaço moderno com toques rústicos. Não se perdeu, por isso, a essência original desta casa rural.

Venha ver como ficou.

Antes: o potencial do espaço

Os arquitectos detectaram o potencial do lugar, não obstante o mau estado de conservação em que se encontrava. O celeiro, de dimensões generosas e tectos altos, precisava de uma considerável renovação no interior, mas a estrutura de colunas e de vigas de madeira estava ainda em bom estado, pelo que foi aproveitada aquando da reconstrução.

Depois: um ambiente rústico e moderno

A aposta do gabinete Joep van Os Architectenbureau foi ganhadora. O amplo espaço do celeiro foi aproveitado para a colocação de um mezanino e para maximizar os espaços. 

Criou-se, também, uma excelente combinação entre a estrutura antiga de madeira e tijolo com as novas vigas de ferro fundido e um revestimento exterior de vidro.

A apelativa sala de estar

A sala de estar mantém o ar rústico que se consubstancia na estrutura e na escolha do mobiliário. Foi colocada uma lareira moderna para aquecer os dias frios de Inverno e evitar a perda de calor que acontece devido ao revestimento à existência expressiva vidro. Ao fundo, vemos a cozinha que, apesar de integrar este open space, tem como que o seu próprio compartimento erguido por via de uma estrutura de betão branca em forma de “L”.

Cozinha, escadas e biblioteca

Como dizíamos, a cozinha moderna contrasta com o design rústico dos demais ambientes. A cozinha conta com uma ilha que lhe oferece comodidade e funcionalidade. O toque moderno prolonga-se com a escada negra com pequenas luzes embutidas em cada degrau. A estrutura abriga, ainda, uma pequena biblioteca. Arquitectura de excelência, certo?

A presença da madeira

A partir do piso superior - mezanino - pode ver-se mais em detalhe a trama de vigas e colunas de madeira que ficou por tratar para se manter o espírito campestre. É uma estética similar à das casas de madeira do piso inferior adaptadas a discoteca e mini-bar.

Um novo espaço

Este sector pertence a uma ala lateral do antigo celeiro e concilia de forma extremamente harmoniosa uma casa de banho e um closet com uma lareira no centro a trazer calor e comodidade a este ambiente de luxo. Que atmosfera maravilhosa!

Adorámos as soluções encontradas para a renovação deste celeiro. Achou o projecto interessante?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista