11 Jardins encantadores para 2016

Maria Miranda – HOMIFY Maria Miranda – HOMIFY
Loading admin actions …

Ter um jardim é o sonho de muitas pessoas. Privilegiados são aqueles que têm um espaço, pequeno ou grande  para relaxar ou simplesmente ter algumas plantas. 

Os jardins são espaços com imensos benefícios já conhecidos, então quando se tem crianças ou animais de estimação nem se fala, e eles adoram…  Para além de serem espaços onde pode descansar e esquecer o stress do trabalho ou até fazer trabalhos manuais ao fim de semana, são óptimos para a saúde e biodiversidade, por exemplo. Mas o jardim tem vindo a ser reinventado e hoje existem também outras formas de trazer algum verde até casa. Fizemos uma selecção de 11 jardins para 2016, alguns mais convencionais, outros menos, conceitos inspiradores para começar a sonhar com o seu próprio jardim…

1. Para relaxar

O jardim é o lugar perfeito para relaxar, rodeado de plantas e passarinhos, por exemplo. O que acha deste espaço?! Um terraço com mobiliário super confortável em frente ao qual se projectou um jardim bem verde e como vê o espaço tornou-se ainda mais agradável e muito especial, com ares tropicais.

2. Suspensos

Instalação de plantas fiu suspensas na decoração de um evento: Jardins modernos por fiu jardins, lda.
fiu jardins, lda.

Instalação de plantas fiu suspensas na decoração de um evento

fiu jardins, lda.

Não são os jardins suspensos da babilónia mas são uma nova tendência para a decoração de espaços, trazendo para o interior algum verde e plantas, o que cria uma atmosfera totalmente diferente e especial. Trata-se de uma ideia da FIU – jardins suspensos, que adopta uma técnica japonesa em que se trabalham plantas envolvendo o seu torrão e pendurando num fio. A ideia é super original e as possibilidades são inúmeras…

3. Com texturas

Algarve Coastal Garden: Jardins tropicais por Jardim Vista
Jardim Vista

Algarve Coastal Garden

Jardim Vista

As gramíneas são uma tendência bastante presente em jardins nos últimos anos, em 2016 continuam em voga como mostra este jardim. Aqui optou-se por um trabalho com as diferentes texturas, desde as próprias plantas ao pavimento. Um factor muitas vezes esquecido num jardim é o movimento. Estas plantas movem-se bastante com o vento o que se torna uma característica muito especial no jardim. 

4. Floridos

Moradia Privada: Jardins rústicos por OpenGreen
OpenGreen

Moradia Privada

OpenGreen

Muitas vezes faz todo o sentido optar por um prado florido ao invés do aborrecido relvado, as necessidades de manutenção são bastante menores, atrai imensa biodiversidade e traz muita cor. Este bonito prado, onde as papoilas atraem o olhar foi escolhido pela OPENGREEN para esta zona de talude no jardim de uma moradia. 

5.De parede

Apartamento Privado (Duplex) Zona do Lumiar/Lisboa - Portugal: Jardins modernos por LC Vertical Gardens
LC Vertical Gardens

Apartamento Privado (Duplex) Zona do Lumiar/Lisboa – Portugal

LC Vertical Gardens

Existem várias opções para levar o jardim para o interior da sua casa, uma delas é a criação de uma parede verde. Há muitas opções e normalmente permite um jogo de texturas muito interessante. Este tipo de jardins funciona como uma peça decorativa viva. 

6. Comestíveis

Jardins rústicos por Luiza Soares - Paisagismo
Luiza Soares – Paisagismo

MÃO NA TERRA, Belo Horizonte, 2015

Luiza Soares - Paisagismo

Esta é definitivamente uma tendência: os jardins comestíveis. Quem não gosta de cultivar o que come? poupa dinheiro, tem uma distração e o resultado é muito saboroso. Há várias opções, em vaso ou no próprio terreno, esta imagem mostra uma opção que passa pela reciclagem de caixas e suspensão na parede. Muito original é o facto de a parede permitir escrever o nome daquilo que está a ser cultivado. Descubra aqui alguns segredos para ter um jardim de ervas aromáticas dentro de casa.

7. Minimalistas

Casa em Gandra - Raulino Silva Arquitecto: Jardins minimalistas por Raulino Silva Arquitecto Unip. Lda
Raulino Silva Arquitecto Unip. Lda

Casa em Gandra – Raulino Silva Arquitecto

Raulino Silva Arquitecto Unip. Lda

Nem sempre temos muito espaço disponível e por vezes queremos apenas um espaço bonito e agradável que é visto do interior da casa. Este é um bom exemplo de um pequeno pátio para uma casa. É um jardim minimalista, simples e agradável. Um pavimento escuro faz sobressair a árvore escultórica que foi escolhida para o espaço. 

8. Coberturas ajardinadas

Hotel Turismo do Minho : Jardins modernos por Neoturf
Neoturf

Hotel Turismo do Minho

Neoturf

As coberturas ajardinadas, mais conhecidos por green roof são mais uma daquelas tendências que veio para ficar. E porque não?! Esta imagem mostra um exemplo de um jardim extensivo, o que significa que tem menos substrato disponível optando-se assim por plantas mais pequenas, projectado pela NEOTURF. Este tipo de coberturas tem imensas vantagens ambienteis, económicas e até de conforto.

9. Geométricos

Desde há muito tempo que a geometria é utilizada no projecto de jardins, de que são exemplo os formais jardins franceses do sec. XVII. Mas a geometria pode ser reinventada e os tempos que correm pedem isso mesmo. Este é um jardim que joga bastante com a geometria e os diferentes materiais, proporcionando espaços de conforto. Linhas rectas e curvas entram neste jogo geométrico e a funcionalidade continua clara, percebemos onde percorrer o jardim e onde poderá ser um sítio agradável para estar. 

10. Cheirosos

Um jardim é um lugar de estimulação dos sentidos, um espaço de sensações. Já falamos de paladar, agora falemos do olfato. Um jardim com plantas aromáticas torna-se não só cheiroso como bonito. Numa conjugação de plantas aromáticas poderá tira partido das diferentes tonalidades de verde, das cores das flores, das texturas e claro, do aroma. 

11. Em comunhão com a natureza

Jardins ecléticos por Atelier Jardins do Sul
Atelier Jardins do Sul

Garden with natural swimming pool

Atelier Jardins do Sul

Se tem bastante espaço um jardim que se inspire na natureza e paisagem envolvente poderá ser a melhor opção. Este é bastante bonito, onde se decidiu integrar uma piscina natural com vegetação, (a água é sempre um elemento fantástico num jardim), óptima para a biodiversidade, onde certamente irão aparecer várias rãs e insectos, por exemplo. O pano de fundo não podia ser mais belo, o montado, um lugar com vários sobreiros cuja cortiça é retirada. 

Gostou destas inspirações?! Deixe o seu comentário aqui...
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!