Como Usar Espelhos em Cada Divisão da Casa: 27 Imagens Para o Inspirarem | homify Como Usar Espelhos em Cada Divisão da Casa: 27 Imagens Para o

Como Usar Espelhos em Cada Divisão da Casa: 27 Imagens Para o Inspirarem

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Projeto de decoração para residência particular Staging Factory Quartos modernos
Loading admin actions …

Os espelhos, para além de necessários, são objectos de decoração versáteis que podem ser incorporados em todas as partes da casa, surgindo como uma forma fácil de criar impacto e um ponto focal no ambiente, ao mesmo tempo que o fazem parecer mais luminoso, maior e visualmente mais interessante. Um espelho bonito pode funcionar verdadeiramente com uma obra de arte, emprestando, simultaneamente, profundidade ao espaço onde se insere. Assim, muito mais do que objectos utilitários, os espelhos são excelentes aliados na decoração. E não nos esqueçamos, ainda, das paredes e portas espelhadas (as dos roupeiros, por exemplo) que tantas vezes são usadas para alterar a percepção espacial em áreas exíguas e que, no caso dos roupeiros, tão úteis são para nos vermos enquanto nos arranjamos.

Hoje, é aos espelhos que dedicamos o nosso artigo. Mostramos-lhe, através de imagens de projectos levados a cabo por decoradores e designers de interiores registados na homify, como pode utilizá-los na decoração de cada divisão e damos-lhe algumas dicas sobre como pendurá-los, sobre tamanhos, sobre estilos, entre outras.

Se, até agora, sempre olhou para os espelhos como objectos utilitários, prepare-se para os ficar a encarar de outra forma!

1. Espelhos em quartos: no toucador

Suite ByOriginal Quartos modernos

Ter um ou mais espelhos no quarto faz todo o sentido. Para além de decorativos, os espelhos, nos quartos, dão imenso jeito para nos arranjarmos e vestirmos. A pensar nisso, escolhemos iniciar o nosso livro de ideias com a imagem de um espelho redondo que acompanha um toucador que integra uma suíte. O espelho sobressai pela dimensão, pela forma como foi posicionado, a criar uma assimetria com o móvel (que está suspenso), e pelo modo como foi colocado com uma parte a ver-se em baixo. É uma forma especial de incorporar o espelho nesta divisão.

Espelho em quartos: de corpo inteiro na parede

Olivier Sapateiros – Lisboa Staging Factory Quartos rústicos
Staging Factory

Olivier Sapateiros – Lisboa

Staging Factory

Os espelhos de corpo inteiro são porventura os mais úteis num quarto. Podem estar suspensos na parede ou serem espelhos de pé. Neste projecto, optou-se por um espelho de parede que preenche o espaço vazio entre as janelas, que reflecte a luz quente que emana dos candeeiros e que é, além do mais, altamente decorativo.

Espelhos em quartos: sobre a cómoda

Projeto de decoração para residência particular Staging Factory Quartos modernos
Staging Factory

Projeto de decoração para residência particular

Staging Factory

A cómoda é outro ponto de interesse dentro do quarto e um móvel que fica bem acompanhado por um espelho. Para quebrar um pouco a geometria e emprestar dinamismo visual ao espaço, sugerimos que favoreça um espelho redondo, um formato especialmente leve e harmonioso.

Espelhos em quartos: um mural de espelhos na cabeceira

Uma ideia interessante para um quarto é decorar a parede correspondente à cabeceira da cama com espelhos antigos de diferentes tamanhos e até formas. Hoje em dia, há várias lojas que vendem espelhos a imitar o antigo, mas pode, também, procurá-los em antiquários, em lojas de velharias, em flea markets, em lojas vintage e em lojas de classificados on-line onde se fazem grandes achados! Na verdade, nem precisam de ser todos antigos. Pode misturar diferentes tipos de espelhos se quiser criar uma composição mais ecléctica. Tudo depende do seu gosto e do estilo do espaço.

Espelhos em quartos: divisórias espelhadas

Não podíamos escrever sobre espelhos sem mencionar paredes espelhadas. Neste quarto, os espelhos enquadram a cabeceira de cama e revestem a divisória que separa a área de dormir da casa de banho. É, sem dúvida, uma escolha arrojada que oferece sofisticação ao ambiente e até uma certa sensualidade digna de hotel de luxo. Note-se, porém, que a decoração é moderna e se manteve uma paleta cromática neutra para o espaço não ficar sobrecarregado. Destacamos, ainda, o tom acobreado dos espelhos, também ele muito pouco usual.

Espelhos em quartos: pormenor decorativo

DOUBLE BEDROOM AFTER Staging Factory
Staging Factory

DOUBLE BEDROOM AFTER

Staging Factory

Terminamos com um quarto moderno, elegante e acolhedor onde a parede que fica ao lado da cama foi decorada com um espelho biselado em ponto pequeno. Não deixa de ser prático, considerando a divisão em que se insere, e muito decorativo.

2. Espelhos de casa de banho ovais | espelhos WC

Projecto 3D - Ouro sobre rosa Smile Bath S.A. Casas de banho minimalistas Rosa
Smile Bath S.A.

Projecto 3D – Ouro sobre rosa

Smile Bath S.A.

Os espelhos de casa de banho são um toque final surpreendentemente importante, podendo mesmo definir o tom decorativo deste espaço. Se antes a casa de banho era muito vista como uma divisão quase exclusivamente utilitária, actualmente, já se procura algo mais e os espelhos decorativos têm lugar dentro dela.

O projecto desta casa de banho inclui um espelho oval dourado que vai ao encontro de uma estética retro. E como um bom espelho de casa de banho não passa sem a iluminação devida, colocou-se um candeeiro de parede a cada lado. Os espelhos ovais são uma boa escolha para parede estreitas e casas de banho pequenas.

Espelhos de casa de banho redondos

Casa de Banho ALMA Interiores Casas de banho modernas
ALMA Interiores

Casa de Banho

ALMA Interiores

Os espelhos redondos, tal como os espelhos ovais, são uma boa solução para acompanhar móveis de lavatório e casas de banho pequenas. Além disso, é um formato um pouco menos expectável. Para a casa de banho, sugerimos espelhos sem moldura ou com molduras simples que sejam mais fáceis de limpar.

Espelhos de casa de banho retroiluminados

Os espelhos retroiluminados são tendência e aparecem, essencialmente, em casas de banho modernas e minimalista devido à estética futurista que os caracteriza. É um tipo de iluminação que adoramos porque é prática e, ao mesmo tempo, algo difusa e intimista, sendo ideal para iluminar um banho relaxante e surgindo como alternativa aos pontos de luz expostos que podem ferir um bocado os olhos. Além disso, fazem uso de luzes LED que são muito mais económicas e eficientes do que as normais.

Espelhos por medida para a casa de banho

Os espelhos por medida, a preencher a parede de canto a canto e até ao tecto, estão seguramente entre os mais populares para a casa de banho. E porque não haveriam de estar? O tamanho generoso altera significativamente a percepção que se tem do espaço, são muito fáceis de limpar porque não há molduras a complicar e permitem que os utilizadores se vejam sem problemas.

3. Espelhos para sala de estar | Espelhos sala – por detrás do sofá

O sofá é a principal peça de mobiliário de uma sala de estar, por isso, a parede que está por detrás dele ganha uma importância maior, pelo que faz sentido ter mais decoração do que as restantes. Os espelhos decorativos são uma boa escolha para decorar essa parede. Pode optar por um único espelho – convém que a proporção vá ao encontro da do sofá para que este não se perca na parede – ou por um conjunto de espelhos, redondos ou de outros formatos, como se vê neste projecto. Poderá, também, ser interessante criar um mural em que os espelhos e quadros surjam misturados.

Espelhos sala – recanto de leitura

Os espelhos decorativos poderão igualmente aparecer a compor um recanto de leitura juntamente com poltronas e candeeiros de pé. Numa sala de estar, pode arriscar mais no tipo de espelho e considerar uma peça mais dramática que empreste uma certa rebeldia e arrojo à decoração.

Espelhos sala – mais do que um

Sala de estar - Apartamento no Campo Alegre - SHI Studio Interior Design ShiStudio Interior Design Salas de estar minimalistas
ShiStudio Interior Design

Sala de estar – Apartamento no Campo Alegre – SHI Studio Interior Design

ShiStudio Interior Design

Quando pensamos em decorar as paredes é dos quadros que nos lembramos primeiro. Estes últimos acabam por ser a escolha mais natural e imediata, mas, como já percebemos, há uma miríade de vantagens inerentes à utilização de espelhos. Nesta sala de estar, por exemplo, os espelhos recebem e reflectem a luz natural que provém da janela que está em frente, mas mais ao fundo, possibilitando que esta chegue de forma mais abundante à zona de estar.

Ter em conta aquilo que os espelhos vão reflectir é importante porque isso vai sempre ganhar mais destaque: podem reflectir um elemento arquitectónico, uma pintura e uma peça de mobiliário ou decorativa. Repare que, nesta sala, os espelhos também reflectem os bonitos vasos suspensos que emprestam cor e frescura ao espaço. Pelo contrário, deve evitar pendurar espelhos em frente a elementos ou espaços inestéticos que não quer que ganhem ainda mais ênfase.

Espelhos sala – sobre um aparador

A Casa da Vizinha - Sala de estar Rima Design Salas de estar escandinavas
Rima Design

A Casa da Vizinha – Sala de estar

Rima Design

À semelhança do que mencionámos em relação ao quartos, também na sala se pode utilizar um espelho redondo – ou de qualquer outro formato – a coroar o aparador ou uma cómoda.

Espelho sala – espelhos antigos

APARTMENT IN BAIXA AJIMOS Salas de estar escandinavas
AJIMOS

APARTMENT IN BAIXA

AJIMOS

E como adoramos contrastes, propomos-lhe que não se iniba de combinar espelhos antigos com peças modernas. O espelho antigo far-lhes-á o contraponto e criará um statement no espaço. Neste caso, o espelho também serve como elo entre o estilo arquitectónico do apartamento e o do mobiliário.

4. Espelho para sala de jantar – espelho decorativo

Sala de Jantar Rita Salgueiro Salas de jantar modernas
Rita Salgueiro

Sala de Jantar

Rita Salgueiro

Um espaço de socialização como a sala de jantar beneficia sempre de uma peça de decoração que seja motivo de conversa! E como os espelhos, na sala de jantar, têm um papel essencialmente decorativo, pode apostar numa peça totalmente fora de comum como a que vemos na imagem. Este espelho, que parece partido em mil bocadinhos que foram, posteriormente, colados remata na perfeição esta elegante composição.

Espelho para sala de jantar – dimensão

Sala de jantar - Apartamento Anémona - SHI Studio Interior Design ShiStudio Interior Design Salas de jantar minimalistas
ShiStudio Interior Design

Sala de jantar – Apartamento Anémona – SHI Studio Interior Design

ShiStudio Interior Design

Um espelho em grande escala que ocupe a maior parte da parede será sempre uma boa aposta para uma sala pequena ou pouco luminosa. Para além de reflectir a luz natural, este espelho também reflecte o bonito candeeiro de tecto que desemboca sobre a mesa. Além disso, o formato quadrado vem contrastar com a mesa e candeeiros redondos, o que dá mais ritmo à sala.

Espelho na sala de jantar – sobre o aparador

SALA DE JANTAR EM MORADIA TGV Interiores Salas de jantar ecléticas
TGV Interiores

SALA DE JANTAR EM MORADIA

TGV Interiores

Um espelho sobre o comprido a acompanhar o aparador é uma aposta intemporal para uma sala de jantar. Repare como, em todos estes projectos, o espelho foi colocado de forma a reflectir a luz dos candeeiros de tecto.

Espelhos redondos para sala de jantar

Os espelhos redondos ficam igualmente bem conjugados com aparadores ou consolas na sala de jantar. A consola é mais pequena, por isso, um espelho redondo é perfeito para a acompanhar. No caso de um móvel mais comprido, como o aparador, pode usar dois ou três espelhos redondos em vez de um para preencher a parede e ficar mais proporcional.

5. Espelhos para entrada – sobre a consola

A entrada é o cartão de visita de uma casa, pelo que não deve ser descurada do ponto de vista decorativo. O espelho é a peça ideal para decorar este espaço, até porque é o último por onde passamos antes de sairmos, por isso, dá jeito ter um último sítio onde nos possamos olhar! Ah pois é! Somos muito vaidosos! 😎 Note-se, ainda, que a entrada é uma divisão que, regra geral, não tem janelas e que é mais pequena do que as demais. Assim sendo, precisa ainda mais de uma superfície que reflicta a luz e que melhore a percepção espacial.

Um espelho redondo ou quadrado sobre uma consola será sempre uma opção segura e requintada. Use jarras e candeeiros para rematar a decoração deste espaço.

Espelhos para entrada – em grande escala por detrás do móvel

Aqui na homify, gostamos de ver propostas de decoração inesperadas! Para complementar esta consola, escolheu-se um espelho em grande escala que se encontra por detrás da mesma pousado no chão. A dimensão do espelho e a forma como ele foi colocado fazem toda a diferença por serem tão inusitadas! Quem entra nesta casa, surpreende-se de imediato com o que encontra.

Espelhos na entrada – uma composição marcante

E por falar em surpresas, o que acha da marcante composição de espelhos que define este hall de entrada? Os espelhos redondos, de tamanhos distintos, estão suspensos e misturam-se com argolas, criando uma composição moderna na qual se pode inspirar para decorar a sua própria entrada (ou qualquer outra área da casa, na verdade).

Espelhos na entrada – um posicionamento diferente

Apartamento Edifício do Parque - T4 MATOSINHOS ShiStudio Interior Design Corredor, hall e escadasAcessórios e decoração
ShiStudio Interior Design

Apartamento Edifício do Parque – T4 MATOSINHOS

ShiStudio Interior Design

O formato e estilo do espelho contam, mas o posicionamento também. Na entrada, em vez de se colocar o espelho sobre a consola, o aparador ou a cómoda, pode-se colocar sobre um banco ou um canapé, uma escolha mais improvável.

6. Espelhos para corredor | espelhos para áreas de passagem

Como decorar corredores? São áreas de passagem, por isso, não devem ter muitos elementos que possam estorvar a circulação. Além disso, são pouco luminosos e são estreitos! Para a decoração de corredores e de áreas de passagem, os espelhos voltam a ser os melhores aliados. Podem ser pendurados, podem estar pousados no chão ou, caso o corredor tenha armários embutidos, as portas podem ser espelhadas. Não se esqueça de apostar também na decoração para que os espelhos façam sentido dentro destes espaços.

De que espelho mais gostou? Deixe-nos o seu feedback nos comentários!

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!