Portas de Exterior e de Interior: Como Escolher, Materiais e Preços + 19 imagens Para Inspiração! | homify Portas de Exterior e de Interior: Como Escolher, Materiais e Preços +

Portas de Exterior e de Interior: Como Escolher, Materiais e Preços + 19 imagens Para Inspiração!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Casa no Vale Formoso AA.Arquitectos Casas unifamilares Madeira Castanho
Loading admin actions …

Parecem um detalhe, no todo que é uma casa, mas não são. As portas separam o interior do exterior, definem os espaços interiores, são uma barreira de segurança e de privacidade, evitam a migração do som, impedem que o calor ou o arrefecimento gerado por aparelhos próprios para o efeito se perca e são, ainda, valiosas do ponto de vista estético.

Actualmente, há uma ampla variedade de portas de entre as quais pode escolher, pelo que se pode vir a sentir um pouco assoberbado e indeciso. Hoje, é sobre elas que escrevemos, mas não queremos deixar de sublinhar que vale sempre a pena aconselhar-se junto de uma empresa especializada em portas cujos profissionais podem ajudá-lo a escolher as melhores portas para a sua casa, atendendo aos detalhes arquitectónicos, ao design da mesma e às necessidades de cada espaço.

Entretanto, tome nota das nossas dicas e inspire-se nas fantásticas portas de interiores e exteriores que os arquitectos e designers de interiores registados na homify usaram nos projectos que ilustram este artigo.

1.Como escolher uma porta?

Bairro Alto - Apartamento T2 Sizz Design Portas
Sizz Design

Bairro Alto – Apartamento T2

Sizz Design

É a questão estética que acaba por orientar mais a escolha de portas interiores, mas as portas exteriores têm um papel muito mais importante, pelo que a sua escolha deve seguir alguns critérios:

Clima e materiais: um dos primeiros factores a ter em conta é o clima da região onde vive. No Inverno, por exemplo, uma porta inadequada, para além de comprometer o conforto, podê-lo-á levar a gastar muito mais dinheiro em aquecimento devido à perda do ar quente que se gera no interior. Muitas pessoas descuram a questão do clima, mas uma porta é fundamental para manter um bom isolamento em sua casa ao longo de todo o ano, ao mesmo tempo que previne que entrem correntes de ar nos ambientes interiores. No que toca às portas exteriores, os principais materiais de fabrico são a fibra de vido, o aço, a madeira e o alumínio, sendo que o grosso dos sistemas modernos de portas combinam, pelo menos, dois destes materiais.

Vivenda em Famalicão - SHI Studio Interior Design ShiStudio Interior Design Portas
ShiStudio Interior Design

Vivenda em Famalicão – SHI Studio Interior Design

ShiStudio Interior Design
  • As portas em fibra de vidro estão-se a tornar as mais populares para o exterior e podem ser personalizadas de forma a que se harmonizem com a maior parte das fachadas. Além do mais, são fáceis de manter e são, ainda, bastante resistentes;
  • As portas em aço são, tal como as anteriores, altamente duráveis, versáteis e apresentam uma boa relação qualidade/preço. Uma das grandes mais-valias que oferecem é a resistência a condições climáticas adversas. São uma opção muito boa para regiões frias e, actualmente, já se encontram disponíveis com acabamentos que se assemelham à madeira, o que as torna mais bonitas;
  • As portas de madeira permanecem entre as mais populares. O material é bonito, mas requer envernizamento e cuidados de manutenção algo regulares para manter a aparência. Em termos de eficiência energética, não são tão eficazes como as anteriores, além de que, ao contrário da fibra de vidro, a madeira é mais vulnerável às mudanças de temperatura e dos níveis de humidade;
  • As portas de alumínio são também amplamente usadas como portas exteriores, sendo-lhes reconhecida durabilidade, resistência e uma robustez que reduz significativamente o risco de assaltos (aliás, não é por acaso que as portas de alumínio são muito usadas em edifícios comerciais). O alumínio é, ainda, resistente à ferrugem e uma boa escolha para zonas costeiras.

Casa Alto da Quinta Miguel Zarcos Palma
Miguel Zarcos Palma

Casa Alto da Quinta

Miguel Zarcos Palma

Eficiência energética e isolamento: as portas em aço, em fibra de vidro e em alumínio são as que garantem um melhor isolamento, mas é preciso ter em atenção que uma boa porta não vale só por si. É necessário ter uma moldura de alta qualidade que impeça fugas de ar. A calafetagem da porta deve formar uma vedação hermética ao redor da porta e a soleira deve encaixar com segurança na borda inferior.

Segurança: como acima referimos, as portas de alumínio exteriores são bastante conhecidas pela segurança que providenciam. Contudo, no que diz respeito à segurança, a fechadura e o mecanismo de bloqueio são o mais importante. No caso das portas de vidro para exterior, é fundamental que o vidro seja à prova de bala e de marretadas.

Acessibilidade: a altura, a largura e o posicionamento das portas não são questões de somenos aquando da escolha das mesmas, especialmente para pessoas idosas ou com mobilidade reduzida. Se pensa vir a ter familiares idosos a viver consigo ou se quiser antecipar o seu próprio futuro, não descure este aspecto.

Estilo: o estilo da porta não tem, necessariamente, que ir ao encontro do estilo da casa. Uma porta rústica e com um ar tosco pode criar um contraste muito interessante com uma casa com uma estética mais minimalista. No entanto, deve-se ter em conta o estilo das casas ao redor – para que a porta da sua casa não surja desfasada do ponto de vista paisagístico – e a cor (portas pretas, por exemplo, absorvem mais calor).

2. Tipos de portas

Porta personalizável Mundartificial Portas Madeira Amarelo
Mundartificial

Porta personalizável

Mundartificial

Para uma casa mais funcional e harmoniosa do ponto de vista arquitectónico, é oportuno conhecer os diferentes tipos de portas. Hodiernamente, há a oferta é vasta e saber de antemão os tipos de portas que existem é conveniente para perceber qual delas melhor vai ao encontro do que idealizámos e precisamos.

Entre os diferentes tipos de portas, destacamos cinco:

1 – Portas de abrir: é o tipo de porta mais comum. Esta porta precisa de um espaço livre para ser aberta.

Sala | Cozinha - T3 em Leça da Palmeira - SHI Studio Interior Design ShiStudio Interior Design Cozinhas embutidas
ShiStudio Interior Design

Sala | Cozinha – T3 em Leça da Palmeira – SHI Studio Interior Design

ShiStudio Interior Design

Sala | Cozinha - T3 em Leça da Palmeira - SHI Studio Interior Design ShiStudio Interior Design Cozinhas embutidas
ShiStudio Interior Design

Sala | Cozinha – T3 em Leça da Palmeira – SHI Studio Interior Design

ShiStudio Interior Design

2 – Portas de correr: mais usadas em interior ou como portas de exterior secundárias, são portas com uma ou duas folhas que correm sobre trilhos que podem estar à vista ou embutidos. São ideais para optimizar o espaço visto que não precisam de um espaço livre para serem abertas.

3 – Portas pivotantes: as portas pivotantes giram em torno de um eixo fixo. São extremamente elegantes, imponentes e muito utilizadas na arquitectura moderna, nomeadamente em entradas mais largas e em projectos de alto padrão.

Painéis em Madeira AA.Arquitectos Casas unifamilares Madeira Castanho
AA.Arquitectos

Painéis em Madeira

AA.Arquitectos

Série ALFA e BETA GOVERLA UNIP LDA QuartoAcessórios e decoração Madeira Acabamento em madeira
GOVERLA UNIP LDA

Série ALFA e BETA

GOVERLA UNIP LDA

3 – Portas com sistema harmónico: portas que abram e fecham num sistema tipo acordeão. À semelhança das portas de correr, são também boas para economizar espaço.

4 – Portas holandesas: as portas holandesas estão divididas ao meio, pelo que a parte superior e a inferior operam de forma independente, embora a porta também possa ser aberta e fechada com as duas metades presas uma à outra. São portas com muito charme que ficam bem em casas de estilo mais rústico ou campestre, sendo óptimas para quem tem animais ou crianças, visto que podem estar fechadas em baixo, para que ninguém saia, e abertas em cima para entrar ar fresco.

Hall de entrada - Projeto de remodelação SHI Studio Interior Design ShiStudio Interior Design Corredores, halls e escadas clássicos
ShiStudio Interior Design

Hall de entrada – Projeto de remodelação SHI Studio Interior Design

ShiStudio Interior Design

5 – Portas francesas: são portas duplas, que abrem para dentro, compostas por amplos panos de vidro. São utilizadas amiúde como portas de exterior visto que deixam entrar muita luz no interior. Ficam especialmente bem a ligar ambientes interiores a jardins.

3. Que partes compõem uma porta?

Série NATURA GRANDE GOVERLA UNIP LDA CasaAcessórios e Decoração Madeira Bege
GOVERLA UNIP LDA

Série NATURA GRANDE

GOVERLA UNIP LDA

As portas interiores e exteriores têm um grande impacto numa casa. Substituí-las pode transformar por completo a estética da mesma. Se está a pensar substituir as suas portas e se vai fazê-lo sozinho, então convém conhecer as partes que formam uma porta.

  • Pré-aro:
  • trata-se de uma estrutura de madeira que é fixada na parede para a reforçar. Se está a substituir as suas portas, mude o pré-aro caso este já não se encontre em bom estado ou se a abertura nova for de um tamanho diferente.
  • Folha da porta:
  • a folha da porta é a peça individual e principal da porta que vai completar a peça final. Está ligada ao por através de dobradiças.
  • Aro/aduela:
  • parte da porta que serve para suportar a folha com as dobradiças e incorporar o sistema de fecho. O Dicionário de Engenharia Civil, define a aduela como “uma tábua que serve como guarnição às faces interiores dos vãos de parede”.
  • Ombreira da porta:
  • as ombreiras das portas são também conhecidas como guarnições e conformam uma moldura que encobre a aduela e que funciona, precisamente, como guarnição. Estas guarnições situam-se na vertical de portas, mas também de janelas, servindo de apoio às vergas. As ombreiras das portas e as ombreiras de janelas sustentam a parte superior dos marcos ou dos caixões.
  • Dobradiças:
  • são as peças de ferragem que permitem o funcionamento de portas e janelas, regulando o seu movimento.
  • Fechadura e puxador:
  • configuram a maçaneta e integram o sistema de abertura e fecho de uma porta, vindo, por norma, incluídos nas folhas. Podem ser mudados.

4. Preços das portas

Porta pivotante - Hall de entrada Miguel Ferreira Arquitectos Corredores, halls e escadas modernos
Miguel Ferreira Arquitectos

Porta pivotante – Hall de entrada

Miguel Ferreira Arquitectos

Os preços que se seguem foram retirados do site Gerador de Preços e configuram um cálculo aproximado:

  • Portas de alumínio exteriores – preço: 467.23€ (com acessórios e custos de instalação)
  • Portas de madeira exteriores – preço: 381.67€ (com acessórios e custos de instalação)
  • Portas de aço galvanizado exteriores – preço: 428.35€ (com acessórios e custos de instalação)

5. Que profissionais me podem ajudar?

homify Janelas e portas modernas

homify Salas de estar clássicas

Se procura profissionais de portas é porque, provavelmente, está a construir ou a remodelar a sua casa. Ter ajuda profissional é importante para construir a casa dos seus sonhos. Para além das empresas de instalação de portas, eis alguns dos serviços que lhe podem vir a ser úteis:

  • Empresas de instalação de portas de garagem:as portas de garagens são parte importante das casas. Um profissional da área ajudá-lo-á a escolher a melhor e mais durável porta para a sua garagem e fachada e a atenuar as suas indecisões. Há portas de garagem com diferentes cores, tamanhos, formas e tecnologias. Escolha, com a ajuda de um profissional, a que melhor se adequa à sua casa e orçamento. 
  • Empresas para instalação de janelas:tal como em relação às portas, as empresas de janelas têm profissionais que o ajudam a escolher as melhores janelas para complementar a sua casa. Há várias opções disponíveis. Dissipe as suas dúvidas junto de quem sabe.
  • Empresas/lojas de cortinas, persianas e estores:as janelas ficam incompletas sem as suas caras-metade: cortinas, persianas ou venezianas. Pode contratar o serviço de um profissional para se informar sobre as últimas tendências do mercado. Discuta com ele os seus gostos, deixe que ele tire medidas e prepare-se para receber o produto em casa.
  • Recomendado: 20 portas de interior que tornariam a sua casa ainda mais bonita
De que tipo de porta mais gosta? Qual destas portas mais o impressionou?
Casas inHAUS Casas modernas

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!