A geometria ao serviço da arquitetura numa casa incrível

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

O planeamento e construção de uma casa dependem de algumas variáveis para serem possíveis. São o somatório da vontade dos proprietários, do gosto do profissional de arquitetura, das condicionantes geográficas, da envolvência paisagística… E quando um profissional inicia um projeto tem de jogar com todas estas condicionantes para apresentar o melhor resultado possível aos seus clientes tentando manter-se fiel a si próprio! É um equilíbrio delicado, mas há projetos que provam que é possível!

No projeto que lhe queremos apresentar neste homify 360º o gabinete ’Renata Kummer Arquitetura’ levou em linha de conta as várias restrições do terreno em declive e as várias necessidades dos clientes, e utilizou as mais modernas técnicas de construção para para conceber uma moradia única, de que se pode orgulhar.

Feita de ferro e betão, embelezada com a sumptuosidade do mármore, esta casa foi construída ’seguindo critérios de estética, conforto e funcionalidade para chegar a um resultado equilibrado e harmonioso’. Vamos até São Paulo, no Brasil, conhecê-la!

Geométrica e expressiva

Casas modernas por homify
homify

Fachada Principal

homify

Constituída por dois volumes distintos, a casa tem uma fachada moderna de linhas geométricas vincadas, com amplas áreas envidraçadas. 

A sua implantação no terreno, e a sua configuração, foram estudadas tendo em consideração a inclinação e a forma trapezoidal do terreno, bem como as restrições do condomínio, que limitavam a altura a que a construção poderia ir. 

A solução encontrada passou por ir para baixo, ou seja passou pela criação de uma área de subsolo, não totalmente enterrada como uma cave, ode ficaram as áreas de serviço e a garagem. Esta escolha obrigou à construção de uma pequena escada, num tom neutro, que se destaca na fachada e a valoriza.

O revestimento em realce

Casas modernas por homify
homify

Detalhe revestimento fachada

homify

Uma escolha de cores muito moderna para completar uma casa moderna. Cada detalhe é um livro aberto que demonstra a qualidade e o cuidado nos acabamentos… As cores são neutras, com primazia para o branco, combinado com o cinzento do cimento queimado do piso do subsolo.

Enquadrando a escolha cromática e destacando-se da fachada podemos ver a estrutura em ferro que constitui o âmago da casa. Esta opção de utilizar uma estrutura metálica para as vigas de sustentação do projeto permite uma grande liberdade criativa na escolha da geometria das construções, facilitando a criação de grandes vãos, o que outros métodos não tornariam possível.

Em destaque na fachada temos ainda o revestimento com padrão de mármore cinzento, que embeleza sem sobrecarregar a fachada.

Fachada posterior

Casas modernas por homify
homify

Fachada posterior

homify

A fachada posterior é extremamente simples e minimalista, toda em branco. Mas o belo varandim de ferro, com as suas originais grades em forma de vela de navio, destaca-se da fachada num efeito tridimensional muito elegante, e dá-lhe um toque inovador que corta a eventual monotonia do branco!

Área de lazer exterior

Casas modernas por homify
homify

Terraço na cobertura

homify

Um exterior minimalista, mas confortável e apelativo, torna esta casa ainda mais desejável. Há algo melhor do que relaxar nuns sofás bem confortáveis, ao fim de um dia de trabalho enquanto desfruta de uma bebida? Melhor mesmo só se o fizer muito bem acompanhado!

Nesta imagem descobrimos facilmente a relação privilegiada desta casa com os exteriores, numa tendência muito atual… Espaços de dimensões mais do que generosas abrem diretamente para o exterior através de extensas áreas envidraçadas, permitindo uma experiência sensorial muito semelhante, dentro e fora de casa!

Da sala para os quartos

Corredores e halls de entrada  por homify
homify

Corredor

homify

No rés-do-chão a ampla sala de estar comunica com o piso superior através desta bela escadaria moderna. Com a estrutura em ferro forjado, como a própria casa, a escada tem os degraus de madeira, mais macia e quente, para um tom acolhedor.

O pé direito alto do espaço aberto abarca dois pisos, dando uma sensação de volume e amplitude inigualáveis, mas proporcionando também uma ventilação natural extraordinária. Este espaço é nitidamente fresco, perfeitamente adequado a climas quentes!

As extensas áreas envidraçadas permitem que a luz natural inunde a casa, para uma poupança energética eficiente. A claraboia posicionada no centro do piso superior contribui decisivamente para a boa distribuição de luz que a foto demonstra.

Vista panorâmica

Salas de estar modernas por homify
homify

Sala de Estar

homify

Com uma vista privilegiada sobre a paisagem envolvente, a sala de estar é minimalista como seria de esperar pelo conceito que a fachada deixa entrever.

O mobiliário é todo branco de linhas curvas, diluindo-se no vasto interior com uma fluidez impressionante. Quase como se não estivesse ali! Isto realça o belíssimo chão de mármore cinzento, pondo em destaque a própria pedra como elemento decorativo. Um espaço discreto, elegante e bastante simples, mas com um estilo muito bem conseguido, até mesmo luxuoso.

Um quarto?

Quartos modernos por homify
homify

Quarto

homify

Sim é mesmo um quarto! Fruto da sinuosa geografia do terreno onde a casa foi construída, e das próprias opções de obtenção de espaço, as várias divisões têm uma distribuição desigual, com acessos recorrendo a escadas suaves, mas mesmo assim inclinadas. O pé direito elevado e a falta de portas a limitar horizontes apagam as fronteiras físicas, tornando os espaços arejados e amplos, realçado pelo ar clean das paredes brancas. Aqui a fronteira é a própria escada! 

Gosta de escadas, e vai precisar de colocar umas em sua casa? Então inspire-se ainda mais com as sugestões do artigo ’Subir as escadas com classe’.

Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!