Era uma vez numa casa de campo…

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

O campo… É algo que nos leva às memórias mais longínquas, aquelas da nossa infância. Lembra-se? Em que se passava o verão a correr pelos campos, arrancavam-se as batatas com a avó, faziam-se deliciosos doces (e lambiam-se os dedos), deitávamo-nos ao luar para contar as estrelas e por lá nos perdíamos no meio de risos e gargalhadas… E o tempo assim passou. Mas hoje é hora de reavivar as memórias, despertar os nossos sentidos e acordar os nossos sentimentos. 

O campo é algo que nos faz felizes!  

Há lá qualquer coisa de especial, o contacto da natureza, o som dos animais, o ambiente relaxante, a vida mais pacata… há lá qualquer coisa que nos deixa um brilho nos olhos. E é esse mesmo brilho que queremos que sinta ao apreciar as nossas mais belas imagens. Preparado? Então venha… porque é lindo!

A casa de pedra

Uma casa pequena tem sempre vantagens associadas. Fácil de limpar, fácil de arrumar… mas sobretudo um verdadeiro ninho de aconchego. Um pequeno paraíso, mesmo lá no campo! Até porque o campo traz-nos tantos sentimentos bons… E nesta casa de pedra, com este terraço acolhedor, viríamos os nossos dias bem felizes aqui, você também?

A casa triangular e envidraçada

Ter hoje em dia uma casa no campo, poderá ser diferente daquelas de há vinte ou trinta anos atrás… Acompanham-se os tempos e as modernidades e ter uma casa no campo, pode significar ter uma casa campestre, mas com os traços dos tempos que correm. É claro que é uma opção e nada será imposto, mas se desejar aliar os dois estilos num, sem perder a essência do campo, porque não? Veja este projeto da Atelier Reitsema & Partners, um verdadeiro conto de fadas! Tudo funcionou tão bem, uma casa ao estilo campestre, mas que presenciam linhas modernas, pela sua fachada totalmente envidraçada, que acompanha toda a decoração do interior.

Saboreia esta magia no meio da natureza e faça planos para ter também a sua casa de campo.

A escolhinha da minha infância

LUGAR DAS LETRAS: Casas minimalistas por MH PROJECT
MH PROJECT

LUGAR DAS LETRAS

MH PROJECT

Esta arquitetura talvez vos leva a memórias longínquas? Sabe o que era esta casa? Uma escola primária! 

Talvez tenha sido nesta que aprendeu a ler e a escrever, ou talvez noutra em que também procederam ao mesmo. Como sabe, foram imensas as escolas que fecharam no nosso país, geralmente nos campos mais desertos, em que o número de crianças não era suficiente para manter uma escola aberta. Então, para dar uma vida nova a este espaço apostaram numa remodelação. Mantiveram o seu rosto e características, mas renovaram e acrescentaram um outro edifício, como podem constatar. Como sabe as escolas de outrora eram muito pequeninas. 

Esta casa rural, serve hoje de turismo. Diga lá se não ficou com vontade de passar umas férias no campo?!

Ao sabor do vento e ao som das cigarras

Ter uma casa no campo, não é necessariamente sinónimo de férias. Há quem deixa para trás a confusão e o stress citadino, para viver no campo. Sujeitam-se, por vezes, a fazer mais estrada para ir ao trabalho, mas no final preferem ter a paz, o sossego e a beleza do campo. Haverá algo de mais relaxante que o som das cigarras ou de outro animal, o cheiro da natureza e sentir a brisa? Não, para nós não.

Além de que, optar pelo campo é ter a possibilidade de viver numa casa, com espaço e jardim, já que os valores das habitações são bem inferiores. 

Casa modular no campo

Casas pré-fabricadas  por ÁBATON Arquitectura
ÁBATON Arquitectura

CASA TRANSPORTABLE ÁPH80

ÁBATON Arquitectura

Uma aposta muito em voga no mundo da arquitetura são as casas modulares. E estas podem ser montadas no campo, num terreno amplo e verdejante. De facto, o cenário fica idílico. 

Para uns fins de semana, uma escapadela ou umas férias é o essencial. Estão sempre as portas abertas para mudar os horizontes.

Pedrinha, pedra e pedragulho

CASA EM FORMA DE ABRAÇO : Casas rústicas por pedro quintela studio
pedro quintela studio

CASA EM FORMA DE ABRAÇO

pedro quintela studio

Um ruína, pelo menos era, até o atelier Pedro Quintela Studio se interessar por este projeto. Uma obra que durou por volta de dois anos, e todo o árduo trabalho denota-se em cada espaço desta casa. Convidámo-lo a visitar o resto do projeto, está absolutamente fascinante. Mantiveram a essência desta casa de campo, respeitando as suas marcas do passado, mas com uma aposta contemporânea.

No caso particular desta intervenção, poder-se-á dizer que a outrora pequena, confusa e muito compartimentada “casa em forma de abraço”, abriu os braços para se transformar num fluído espaço amplo, luminoso e ao mesmo tempo acolhedor, onde tudo faz sentido ser… onde é!

Rústica

Casa de Campo na Aldeia da Felgueira: Casas campestres por André Eduardo Tavares Arquitecto
André Eduardo Tavares Arquitecto

Casa de Campo na Aldeia da Felgueira

André Eduardo Tavares Arquitecto

As casas de pedra, com traços mais rústicos marcam e caracterizam estes ambientes campestres. 

Esta casa mantém esta rusticidade e dá assim voz ao passado, cada pedra terá um segredo e a sua vivência. As suas fragilidades e o peso do seu passado, ergueram agora com mais forças graças ao fantástico projeto de intervenção, do arquiteto André Eduardo Tavares.

A piscina como um rio perdido

Se no campo podemos ter o rio… também podemos ter uma piscina privativa. O amplo terreno que, geralmente, existe nas casas de campo permite com maior facilidade estes pequenos luxos. Para nós é o auge da perfeição. 

Terra +  água + natureza = vida feliz

Só faltam os animais da quinta!

Casas campestres por Briand Renault Architectes
Briand Renault Architectes

Façade ouverte sur la campagne

Briand Renault Architectes

O campo é também isto, um privilégio de estar em contacto direto com a natureza. Traz-nos um bem-estar na alma. 

Esta casa que vê agora, bonita e acolhedora, foi totalmente reconstruída. Era no passado uma casa também em pedra, mas que ficou em ruínas pela força do tempo e abandono. Foi submetida a uma restruturação, na qual substituíram o telhado, renovaram a fachada, as janelas… Enfim, esta casa tem agora uma nova vida. 

Se tiver uma casa de família nestas condições, porque não renová-la e ter um lugar para passar os fins de semana e as férias. Os filhotes irão adorar, tal como gostava quando era criança.

Cuscar o interior…

Pronto terminamos esta magnífica viagem pelos tempos com esta amostra de interior. Um dos materiais prediletos de uma casa campestre é sem dúvida nenhuma a madeira, daí terem apostado num revestimento total com este material. Fica bastante caloroso e acolhedor, seja para dias de inverno ou de verão. 

Aqui, de férias ou a viver o seu dia-a-dia, haverá muitos momentos felizes, quando o próprio ambiente é propício a esse sentimento, tudo se torna tão mais fácil.

Dê a oportunidade ao campo… de vos receber!

Como idealiza a sua casa de campo? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!