Cómoda - A arte de Ter Mais Arrumação no Quarto em 16 Inspirações Práticas | homify

Cómoda – A arte de Ter Mais Arrumação no Quarto em 16 Inspirações Práticas

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Quarto Sonho MUDA Home Design Quartos ecléticos
Loading admin actions …

A cómoda é aquele móvel que pode não estar presente num quarto mas, quando está, é realmente útil, pois proporciona mais espaço de organização que ajuda a manter o ambiente mais livre de confusão.

Chamamos de cómodas àqueles móveis baixos, com gavetões e gavetas, que adicionamos aos quartos para arrumação, muitas vezes como complemento de um roupeiro. Existem também os camiseiros, que são muitas vezes referidos como cómodas, mas que diferem destas pela altura (são móveis mais altos e estreitos, mas exactamente com a mesma função.

O material de eleição para o fabrico de cómodas, em qualquer estilo de decoração, é a madeira, a sempre útil madeira. Pode ser natural ou em contraplacado laminado ou lacado, mas a grande maioria das cómodas são feitas de madeira. Também existem alguns móveis deste género em metal, especialmente úteis para criar ambientes de inspiração industrial, mas realmente são excepções.

As cómodas podem fazer parte de um conjunto com as camas e as mesas-de-cabeceira, no que chamamos quartos completos, ou diferentes, para dar mais dinamismo ao ambiente. Só se consegue prescindir da cómoda em duas situações – quando há um excelente sistema de arrumação de apoio (como um closet generoso) ou porque não há mesmo espaço no quarto, e é preciso fazer escolhas (sem cómoda é preciso colocar as roupas de uso mais quotidiano fora do quarto e isso dificulta as rotinas).

Escolher uma cómoda não é uma ciência exacta nem tem de ser necessariamente muito caro. Há cómodas baratas, versões a preços bastante acessíveis e com muita funcionalidade, como as cómodas IKEA. Se está neste momento à procura de um móvel deste género para complementar os seus móveis quarto casal ou do quarto das crianças vai apreciar descobrir a lista de inspirações que a homify tem hoje para si. Não perca!

1 – Um toque de leveza industral

Quarto de casal Lagom studio Quartos escandinavos Branco
Lagom studio

Quarto de casal

Lagom studio

Começamos com uma proposta maravilhosa de espírito retro industrial num quarto de uma leveza incomparável, da autoria do LAGOM STUDIO. É a beleza dos objectos utilitários no seu melhor, tal como dizia Warhol!

2 – Inspiração escandinava

Esta cómoda de inspiração escandinava tem mais de consola do que de cómoda, mas fica mesmo bem adaptada às necessidades dos seus utilizadores. O closet por trás proporciona toda a arrumação para roupas e sapatos necessária e por isso a cómoda pôde ser escolhida em função das necessidades de decoração e arrumação de outros objectos.

3 – Cómoda ou camiseiro?

Neste quarto de inspiração boho chic da TRAÇO MAGENTA – DESIGN DE INTERIORES a cómoda é um pouco mais alta, num misto entre cómoda e camiseiro. Mas é o seu design divertido, com as gavetas desencontradas, que lhe dá o charme que nos atrai!


4 – Simplicidade que conquista

Mobiliário Detalhe ByOriginal Quartos modernos
ByOriginal

Mobiliário Detalhe

ByOriginal

Amamos o pormenor do aplique em dourado nas gavetas desta cómoda que transforma um móvel simples numa adição muito elegante para um quarto.

5 – Mid Century Modern

Quarto suite Alpha Details Quartos minimalistas
Alpha Details

Quarto suite

Alpha Details

Outra cómoda ao jeito de consola, agora com um estilo inspirado nos designs dos anos 50 e 60 do século passado.

6 – Remodelar está na moda

Margarida IronBug Lady QuartoCómodas
IronBug Lady

Margarida

IronBug Lady

Se tem uma cómoda antiga, de madeira escura e pesada pense bem antes de a vender ou deitar fora, mesmo que lhe pareça fora de moda! Pode reformá-la, pintá-la de uma cor mais leve, dar-lhe um tom mais actual e ao seu gosto, e continuar a utilizá-la por muitos anos.

7 – Imponente leveza

Esta cómoda é outra versão da sugestão anterior. Amámos a leveza que o móvel antigo ganhou com a nova capa de lacado branco.

8 – Funcionalidade e versatilidade a preço baixo

Solução de arrumação Casa do Páteo Quartos modernos
Casa do Páteo

Solução de arrumação

Casa do Páteo

Com esta imagem entramos no reino IKEA. Quem nunca comprou um móvel no IKEA que se acuse! E não há mal nenhum nisso! As peças desta conhecida loja de mobiliário e decoração costumam ter uma qualidade bastante razoável em relação ao preço.

Nesta imagem vemos uma cómoda IKEA MAL, uma das ofertas mais bem sucedidas da marca, graças ao seu design simples e extremamente eficaz, que se pode incorporar em muitos estilos de ambientes.



Quarto Sonho | Depois MUDA Home Design Quartos ecléticos
MUDA Home Design

Quarto Sonho | Depois

MUDA Home Design

Outra versão da MALM que prova exactamente o que referimos na foto anterior – a simplicidade e a funcionalidade desta peça são intemporais e funcionam em qualquer composição.

O espaço e a capacidade organizativa das gavetas IKEA é uma das características da maior parte dos móveis da marca, mas neste modelo são especialmente amplas e fundas, permitindo o armazenamento eficaz de uma grande quantidade de roupa.

No caso da versão da MALM da imagem acima, os decoradores acrescentaram um tampo em vidro que ajuda a proteger o móvel, tornando-o ainda mais adaptado a uma utilização intensiva.


9 – Outra cómoda gira com um preço baixo

046 | Quarto bebé, Ericeira, Mafra T2 Arquitectura & Interiores Quartos de criança ecléticos
T2 Arquitectura & Interiores

046 | Quarto bebé, Ericeira, Mafra

T2 Arquitectura & Interiores

Ainda na linha das sugestões anteriores temos agora a cómoda da linha HEMNES do IKEA. Por cerca de 300 Euros tem um móvel giríssimo de madeira natural, como o que vê na imagem, que permite um mundo de combinações com um estilo mais clássico e romântico.

Neste trabalho ela aparece dotada de um muda-fraldas, a complementar eficazmente um quarto de bebé. Mas a HEMNES também pode ser usada num espaço mais adulto, especialmente se procurar um estilo escandinavo, porque fica perfeita em combinação com outros móveis de madeira na sua cor natural, como pede este estilo.


10 – Espaço estreito

Os camiseiros são as cómodas para os espaços estreitos! Se para funcionalizar o espaço do seu quarto uma cómoda larga está fora de questão, e um simples módulo de gavetas não chega, a solução é esta cómoda mais alta e mais estreita.

O camiseiro branco que vemos na imagem é muito simples e clean, adequando-se naturalmente ao espaço luminoso sem chocar esteticamente com a presença de elementos decorativos mais clássicos, como a poltrona ou o candeeiro.

11 – Vintage actualizado

Uma cómoda antiga pode ganhar um visual totalmente novo sem qualquer tipo de intervenção, basta adicionar-lhe os detalhes perfeitos.

Estas cómodas são súper resistentes e podem ajudar a fazer quartos de inspiração vintage, mas neste caso desaconselhamos vivamente a utilização do quarto completo, ou seja da cama, das mesas-de-cabeceira e da cómoda em conjunto. Este combo irá dificultar muito a criação de uma atmosfera contemporânea, tornando quase inevitável a repetição dos quartos pesados e escuros de antigamente. Deve usar apenas um elemento antigo, como no caso da imagem acima fizeram com a cómoda, e depois fazer combinações diferentes incorporando elementos modernos.


12 – Personalizando e dando carácter

Casa da Abadia Staging Factory Quartos escandinavos
Staging Factory

Casa da Abadia

Staging Factory

A via da customização do mobiliário é uma solução bastante eficaz para dar um tom único a uma peça vulgar. Se pesquisar por IKEA hacks na Internet vão aparecer-lhe dezenas de projectos de personalização e de reutilização das peças desta loja.

Na imagem acima vemos uma boa ideia, dentro deste conceito, capaz de transformar uma cómoda simples numa cómoda única. Esta cómoda é também um modelo da linha HEMNES, desta feita com três gavetões, mas os profissionais retiraram-lhe os puxadores de metal preto e substituíram-nos por puxadores de argola em cabedal – um truque simples mas essencial para adequar o móvel ao estilo e à imagem pretendida!

13 – Uma cómoda escrivaninha

projeto de decoração de um alojamento local em Sintra - Quinta do Pé Descalço Officina Boarotto Quartos rústicos
Officina Boarotto

projeto de decoração de um alojamento local em Sintra – Quinta do Pé Descalço

Officina Boarotto

Aqui está um móvel que já não víamos há muito – uma escrivaninha! Não sabe o que é? É uma cómoda que também faz as vezes de secretária. Para isso tem um compartimento na parte superior, por cima dos gavetões, com tampa inclinada, que quando abre faz a mesa de trabalho.

O compartimento de trabalho em espaço para organização dos utensílios de trabalho e a mesa aberta fica apoiada em duas tábuas que se recolhem depois de fechada.

Antigamente estes móveis eram o supra-sumo da funcionalidade e nós reconhecemos que realmente funciona, em especial se lhe tirar um pouco do peso da cor naturalmente escura das madeiras que costumavam caracterizá-los, como fizeram os profissionais do projecto acima.


14 – Romântico chic

Casa Algarve -Romantic CHIC Atelier Ana Leonor Rocha Quartos ecléticos
Atelier  Ana Leonor Rocha

Casa Algarve -Romantic CHIC

Atelier Ana Leonor Rocha

Parece uma consola de um qualquer hall de entrada requintado, mas na verdade é uma cómoda original. Adoramos os recortes sobre espelhado nas faces das gavetas, mas o que nos encantou foram as pernas em forma de laço!

15 – Uma cómoda de metal

Terminamos esta lista de sugestões com aquele elemento mais difícil de encontrar mas que cria uma imagem diferente e industrial – uma cómoda de metal, ou pelo menos com a estrutura em metal. Estas cómodas têm um design corporativo, que faz lembrar cacifos ou arquivos, e que fica espectacular quando bem enquadrado. E, já que referimos o IKEA, vai gostar de saber que lá consegue encontrar móveis bem parecidos com este.

Veja mais quatro quartos inspiradores nas imagens seguintes. E se ficou convencido com as cómodas mais baratas deste artigo, leia também o artigo ’Decorar um quarto de bebé com móveis Ikea’.


Mais quartos inspiradores

RENOVAÇÃO QUARTO CASAL CLÁSSICO Glim - Design de Interiores Quartos clássicos
Glim – Design de Interiores

RENOVAÇÃO QUARTO CASAL CLÁSSICO

Glim - Design de Interiores
Qual destas imagens tem a cómoda que queria para si?

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!