O que Saber sobre Tanques de Lavar Roupa [15 Exemplos] | homify O que Saber sobre Tanques de Lavar Roupa [15 Exemplos]

O que Saber sobre Tanques de Lavar Roupa [15 Exemplos]

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Douro Boutique Home Alcaria, Interior Design Cozinhas modernas
Loading admin actions …

Não pense que os tanques de lavar roupa são peças obsoletas, isto é, em via de deixar de ser útil nos lares dos portugueses! Pelo contrário, quem quiser desenvolver uma lavandaria em sua casa faz todo o sentido planear um tanque de roupa pequeno ou grande, conforme o espaço que dispõe. Hoje em dia, encontra tanques simples, mas também mais completos, pois tudo depende da finalidade que lhe pretende dar.

Contudo, deve sempre ter em conta o modo de fabricação da peça, poderá ter pouca resistência e durabilidade baixa. Assim, será obrigado a substituir o produto e ter um gasto extra com isso.

No artigo, de hoje, a homify explica-lhe tudo o que deve saber sobre tanque de lavar roupa e mostra-vos como completam de forma incrível uma lavandaria. Além disso, partilharemos alguns segredos para lavar a sua roupa à mão, com todo o cuidado que ela merece.

Acompanhe-nos!

Por que deve usar ou ter um tanque para lavar roupa?

Lavandaria com arrumos Alpha Details Garagens e arrecadações modernas
Alpha Details

Lavandaria com arrumos

Alpha Details

Quando existe espaço possível é sempre conveniente ter um tanque para lavar roupa. Embora a tarefa seja enfadonha, por vezes somos obrigados a lavar a roupa à mão. Há manchas que requerem um cuidado especial, roupas que precisam ficar de molho, roupas que são lavadas `a mão ou porque pode ser uma grande ajuda, quando a máquina avaria!

É verdade que, a maioria das máquinas inclua programas adequados para roupas especialmente manchadas, lã e tecidos delicados, no entanto, em alguns casos é preferível lavar a roupa você mesmo para não danificá-la.

Tanques de lavar roupas: como escolher o melhor?

Não só deve analisar o material do tanque (tanque lavar roupa cimento, tanques lavar roupa em fibra, etc.). Também é importante avaliar o design da peça, a empresa que produziu e o seu valor no mercado.

Depois de verificar estas informações, será mais fácil adquirir um produto de alta qualidade e que atenda às suas necessidades.

Tanques de roupa: que materiais existem?

Os tanques em plástico ou em fibras são excelentes para criar um ambiente harmonioso e moderno, sem ter que gastar uma fortuna. Além disso, são muito versáteis e, por isso, conquistam muito na hora de escolher esta peça.

Estes tanques são feitos com um material leve e altamente maleável, adapta-se a todo tipo de ambiente e possui inúmeros formatos, o que é perfeito quando não tem muito espaço para criar uma lavandaria ou quer projetar um ponto de água perto da máquina de lavar roupa, na marquise, por exemplo.

Outro aspeto positivo, é que este tanque de lavar roupas é de fácil instalação, porque é uma peça fácil de manusear, tornando assim o trabalho profissional mais simples.

No entanto, convém frisar que esse tipo de tanque não é resistente, pois pode ser facilmente partir quando é exposto a altas temperaturas ou com o passar do tempo. Por outro lado, também apresenta um espaço interno muito menor do que os demais produtos dessa categoria.

Os tanques de lavar roupa em cimento são muito tradicionais no nosso país e estamos muito

habitados a vê-los em casas de campo, por exemplo. São altamente duradouro e resistentes. Existem em vários tamanhos e em termos estéticos ficam melhor no exterior de uma casa. Os preços desses tanques são acessíveis e variam conforme o tamanho

dele. Mas é possível encontrá-los em lojas em segunda mão e até on-line, em páginas de revenda. É uma questão de procurar e negociar.

Garden with irrigation tank Atelier Jardins do Sul Jardins ecléticos
Atelier Jardins do Sul

Garden with irrigation tank

Atelier Jardins do Sul

Os tanques de louças ou cerâmica são os mais utilizados, atualmente. Não só porque possuem um design clássico, mas também porque apresentam uma muito boa qualidade e são duradouros.

Os tanques de louças e cerâmicas são duradouros graças à densidade das peças. Apesar de não serem muito resistentes ao impacto, suportam a ação de fatores externos, tal como a humidade e o calor.

Por outro lado, são de fácil manutenção, pois só precisa de utilizar água, esponja e sabão, eliminando assim todas as impurezas que ficam presas na superfície do mesmo.

Os tanques de aço inoxidável estão a conquistar, cada vez mais, espaço no mercado, graças ao seu design versátil e inovador. Não é muito difícil de instalar, é possível embuti-lo ou fixar na parede. Existe em vários tamanhos e modelos.

Os tanque de resina e fibra de vidro é também muito resistentes. Cria um ambiente leve e existe em várias cores. Estes são muito adequados, para quem vive perto da praia, por exemplo.

O  tanque de lavar roupas feito com mármore sintético é das melhores opções se pretende ter um produto de grande qualidade e com muita durabilidade.

Não só suporta altas temperaturas, como também é muito resistente às manchas, porque não é um material muito poroso. Isso dificulta a entrada de impurezas na sua superfície.

Existem em várias tamanhos e cores (branco, cinza, bege, verde e preto).

Por fim, os tanques de plástico são os mais económicos e bem leves. Não são tão atraentes quanto os demais e correm o risco de sofrer fendas, mas os modelos mais elaborados contam com proteção contra raios UV.

  • Os modelos de fixar na parede são bastante comuns e podem apresentar, ou não, uma coluna de sustentação.
  • Os tanques de embutir / tanque lavar roupa encastrar são encaixados numa bancada já existente e extremidade fica em evidência sobre ela.
  • Os tanques que já vem junto de uma bancada, formando uma só peça. Elas em geral são encontradas em aço inox ou porcelanato.

Os tanques também podem ser únicos ou duplos, com duas cubas uma ao lado da outra. Alguns tanques podem ter um móvel por baixo, que permite não só esconder os tubos, mas também servir de arrumo, para colocar produtos de limpeza e/ou roupa.

Precisa de um profissional para instalar o seu tanque de roupa? Contrate um canalizador: aqui.

Como lavar as roupas à mão no tanque?

área de serviço - lavanderia ap bossa omnibus arquitetura Cozinhas modernas
omnibus arquitetura

área de serviço – lavanderia ap bossa

omnibus arquitetura

Agora que já vos demos a conhecer os vários tipos de tanques de lavar a roupa. Explicamos-vos, de seguida, como deve lavar a roupa:

  • Para lavar a roupa à mão, deve fechar o ralo e encher o tanque com água fria.
  • Coloque um pouco de detergente em pó ou líquido. Pode usar um detergente específico para lavagem à mão.
  • Deixe as peças de molho por alguns minutos.
  • Depois, esfregue as roupas à mão suavemente, utilizando a mesma solução de detergente, de modo a remover a sujidade e vestígios de resíduos.
  • Abra o ralo e volte a encher o tanque novamente para passar as peças por água limpa. Esfregue-as com delicadeza com água para remover o detergente.
  • Esvazie o tanque e deixe as roupas escorrerem um pouco.
  • Elimine o excesso da água.
  • Evite torcê-las para não estragar o tecido. Aperte-as, apenas, com as mãos para retirar o excesso de água.

Os supermercados e drogarias oferecem produtos específicos para a limpeza manual.

Também pode optar por produtos orgânicos que não danificarão a canalização da sua casa e requerem menos água. Por exemplo, lavar com sabão de Marselha é muito eficaz.

Para tirar nódoas ou desinfetar um tecido, use um detergente especial para esse tipo de tecido.

Conclusões:

Com tantas opções no mercado, pode ser difícil escolher, mas lembre-se de observar bem todos os detalhes, nomeadamente a durabilidade, versatilidade, facilidade na limpeza e preço do tanque de roupa.

Cuide também da decoração da lavandaria ou de outro espaço, onde está incluída o seu tanque.

Tem tanque de roupa em casa? Usa-o? 
Casas inHAUS Casas modernas

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!