Como armazenar água da chuva em casa

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

A água é o elixir da vida; da mesma forma, a água da chuva é o elixir de que a terra precisa para matar a sede do seu solo e do seu povo. Armazenar água da chuva é uma forma sustentável de gerir a casa e de produzir energia, sendo também útil durante as secas quando a água deve ser racionada.

Há várias formas de armazenar água da chuva. Pode ser armazenada em depósitos (tanques), barris e em poços escavados para servir este propósito. O sistema de colecta de água de chuva é uma óptima maneira de guardar água para beber, para a jardinagem ou para emergências.

Há vários tipos de unidades de armazenamento de água disponíveis no mercado. Muitas casas constroem depósitos subterrâneos que estão ligados ao cano que liga o terraço ao taque. A água da chuva do terraço cai através do cano directamente para o depósito. Quando purificada, pode ser usada para beber.

Deixamos-lhe outras ideias.

Barris de armazenamento

Os barris de armazenamento existem em variadas formas e tamanhos. Os barris são conectados a tubos de drenagem provenientes do terraço, sendo que, durante as chuvas, esta água flui para os barris para uso futuro. Em lugares onde há chuvas fortes, os barris não são suficientes, mas pode-se empilhar barris grandes e interligá-los com tubos. Assim, quando um barril fica cheio, transborda para o outro visto que estão conectados.

O projecto da imagem é da autoria do gabinete Aquajoy Water Gardens Ltd.

Depósito pequeno

  por Aquajoy water gardens ltd
Aquajoy water gardens ltd

Oak pond in St georges hill Weybridge

Aquajoy water gardens ltd

Os pequenos depósitos podem ser um sistema de armazenamento útil para a água da chuva. Cada depósito pode ser equipado com uma válvula de descarga. Assim, quando um depósito fica cheio, a água flui para o próximo. Os depósitos pequenos são úteis em locais onde o espaço é apertado. Podem ser empilhados ou colocados um depois do outro numa área exígua. A água não pode ser usada para consumo uma vez que passa por algerozes directamente para os depósitos. Pode, no entanto, fixar bons coadores no fim dos tubos para que a sujidade não entre no tanque. Mais tarde, se a água for usada para consumo, deve ser purificada usando filtros.

Caixa de água

  por Barry Holdsworth Ltd
Barry Holdsworth Ltd

Modern, bespoke stone water tanks

Barry Holdsworth Ltd

A água é facilmente contaminada, sobretudo quando proveniente de lagos, rios e outras fontes. Esta água contém, normalmente, lodo, sabe mal e contém bactérias e vírus nocivos. A caixa de água é uma unidade simples que purifica este tipo de água com radiação UV. A água fica purificada e pode, então, ser usada para beber e cozinhar. Este método de purificação por via de uma caixa de água é muito concorrido uma vez que purifica a água num único processo. Quando comparados com outros processos, este é de baixo custo, para além de ser móvel e portátil. A sua instalação e uso são fáceis visto que não há peças que se possam desgastar. Por fim, é movido a energia solar, o que é sempre uma mais-valia.

Contentor de plástico

Jardim  por homify
homify

alte Zinkbadewanne

homify

Os contentores de plástico são os elementos mais caros no aproveitamento de águas pluviais. Embora fáceis de manusear e de instalar, estão-lhes inerentes algumas desvantagens. A canalização e a pré-filtração pode ser difícil quando usada por vários bicos em grandes telhados. Como estes barris estão expostos aos factores climáticos, a sua expectativa de vida é limitada o que deve ser tido em conta no cálculo dos custos.

Sistema no telhado

Jardins mediterrânicos por The White Room
The White Room

Rooftop Garden ariel view

The White Room

A água recolhida no telhado pode ser recolhida através de tubos de drenagem conectados a um tanque no chão, poços ou barris. Este sistema é fácil de incorporar no telhado durante a construção do edifício. Os tubos podem ser equipados com um sistema de filtragem que não vai deixar o lodo ou outras sujidades passar para o tanque. Depois, como mencionado, a água deve ser purificada com um sistema adequado.

Conhecia algum destes sistemas de armazenamento de água? Conhece mais algum que não conste aqui? Conte-nos tudo.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!