TRUQUES para cozinhas pequenas

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Uma casa pequena é geralmente sinónima de uma cozinha pequena, sendo este espaço reduzido ao favor de outras divisões dentro da habitação. Com o tempo, apercebemo-nos rapidamente que a cozinha é um espaço fundamental em casa, não só porque se cozinha, mas também por ser naturalmente um lugar de convívio, sendo por isso essencial torná-la acolhedora, mesmo que pequena. 

Assim sendo, o nosso desafio de hoje, é mostrar-vos que é possível ter uma cozinha pequenina e jeitosinha. O segredo? Nós contamos-vos… Basta apostar numa boa iluminação, cores neutras, claras e frias, de modo a refletir melhor a luz e dar a sensação de uma cozinha espaçosa. Quanto à arrumação, esta deverá ser otimizada, para poupar espaço.

Descubra então este livro de ideias, com alguns truques engenhosos que prometem revolucionar a vossa pequena cozinha. Temos ideias para tudo e para todos! Confira…

Como um móvel: abre-se e fecha-se

Quem disse que uma cozinha pequena não poderia ter classe?

Este exemplo português, que nos chega dos arquitetos de interior Pureza Magalhães Decoração Lda, mostra que o tamanho não tem a mínima importância. Até ter uma cozinha dentro de um armário que se abre e fecha conforme as necessidades. Torna-se discreto, mas presente e bastante social, por estar inserido na sala de estar. 

É pequena sim, mas nada falta e isso basta para preparar umas fabulosas iguarias!

A dividir um espaço

Mais  uma cozinha pequena, mais um exemplo feliz. Neste caso, uma cozinha que divide um espaço amplo como outra área da casa, nomeadamente a sala de estar e de jantar. 

Se tiver uma cozinha ligada às paredes da sala e se achar que a sua cozinha poderia ganhar outra dimensão se estivesse em contacto direto com o outro lado, então deite as paredes abaixo, e tenha uma cozinha à l'américaine! Não só ganhará mais espaço, como também mais luz e terá uma casa cheia de estilo! A meter inveja, como esta! ;) 

Ps: reparem no pormenor da ilha… arrasou!!

Estreita e central

Um truque bem geral para aumentar uma divisão é deixar simplesmente entrar a luz natural. No caso da cozinha, encontramo-nos muitas vezes com um espaço mais limitado para evidenciar as janelas. Mas perante esta limitação, há que privilegiar ao máximo as janelas da cozinha, independentemente do seu tamanho. 

Ora veja esta opção de cozinha, comprida certo, mas bem estreita, acabando por limitar imenso o espaço, mas o facto de terem projetado uma cozinha clara, central e frente à imensa janela, tornou esta cozinha pequena, uma cozinha de sonho. Bastante moderna, simples e atrativa.   

Frigorífico amarelo

Quando se entra neste apartamento, logo do lado esquerdo depara-se com a cozinha, é logo para abrir o apetite! E o que mais chama a atenção é sem dúvida o frigorífico retro de cor amarela vibrante, acabando por dar ênfase a este pequeno espaço, no meio de outros móveis brancos. 

Duas portas lado a lado, a de saída/entrada e a do frigorífico, umas delas tinha de ser diferente, para não se enganar na hora de ir embora! O branco azul, também ganha destaca, uma aposta em detalhes de cores mais vivas para brilhar neste pequeno espaço. Salienta-se ainda, o pormenor da televisão, que é rotativa, tanto dá para virar quando está no sofá, como quando está a cozinhar!

Apostaram também num imenso espelho que permite criar a ilusão de amplitude. 

O essencial

Cozinha pequena? Prefira apenas no essencial e nada mais. As linhas minimalistas ajudarão a amenizar a falta de espaço, tornando a cozinha mais leve, atrativa e funcional. Este projeto da designer Melissa Vilar, de Aveiro, será sem sombra de dúvidas uma aposta segura.

Cucu

Salas de jantar modernas por degoma

Uma cozinha que se liga à sala por uma janela, é claramente diferente, relembra-nos os restaurantes que ligam a cozinha à sala de refeições por pequenas janelas como estas. Há que ficar em contacto quando se cozinha, afinal quem fica do lado cá a preparar o jantar sente sempre uma certa solidão.

Por outro lado, esta abertura extra, permite receber mais luz natural, tornando o espaço mais acolhedor e aberto. Os dois candeeiros pendurados por cima do móvel e da bancada favorecem a luminosidade também dos dois lados. Mais uma vez apostaram numa cozinha clara, para uma área mais restrita.

O look ficou completo pelos acessórios bem apelativos, desde o telefone vintage, das plantas e outros pequenos detalhes aparentes.

Branco, madeira e transparência, também ajuda

Cozinha pequena é igual a cozinha despejada de detalhes excessivos, que só sobrecarregariam ainda mais o espaço. Deixar o espaço existente o mais livre possível, apostar nas cores claras, na transparência e conjugar o material mais in do momento – a madeira. 

A porta deslizante foi seguramente uma excelente alternativa, poupa imenso espaço, além de que a sua transparência deixa penetrar toda a luz existente. 

Cerâmica

Cozinhas escandinavas por Parisdinterieur
Parisdinterieur

Cuisine bleu acier vintage carreaux de ciment

Parisdinterieur

Temos vindo a falar da luz, das cores, dos móveis, dos detalhes… mas será que não falta salientar nada? Reparem nesta cozinha… o que é que vos salta à vista? Certamente, o chão em cerâmica, com um padrão floral, não é verdade? Este acaba por puxar o nosso olhar para lá, como se continuasse muito longe… É fantástico como esta cozinha acabou por crescer graças ao pavimento. Lembre-se disso

Uma cozinha azul que despertou a nossa alma mais marítima.

Sento-me no sofá!!

E concluímos este percurso por várias cozinhas pequenitas, com esta sugestão, bem convidativa, que apela os almoços de domingo ou as jantaradas entre amigos. Este sofá em L leva-nos a ambientes como bares e cafés, com boas energias. 

Um espaço pequeno, onde o lema foi o bom gosto. Tudo no lugar certo. Não mexeríamos em nada, nem tampouco na almofada amarela das cadeiras, que complementam o espaço.

Tem uma cozinha pequena? Acha que agora pode fazer da sua pequenas cozinha um grande lugar?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!