8 Coisas que Deve Saber sobre o Sifão! | homify 8 Coisas que Deve Saber sobre Sifão!

8 Coisas que Deve Saber sobre o Sifão!

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Construção de Moradia unifamiliar - Silveira Torres, Vedras Decor-in, Lda Casas de banho modernas
Loading admin actions …

Já todos ouvimos falar do termo sifão mais de uma vez, mas será que sabemos o que é e para que serve?

Ora bem, o sifão é um equipamento essencial na canalização de uma casa. Este elemento é colocado sob a pia, lavatório, bidé, duche, banheira ou pia, liga o ralo ao ponto de escoamento do esgoto na parede ou no piso. A peça, geralmente de plástico ou de metal, permite que a água escoe, mas permaneça sempre uma quantidade de água na tubulação, para evitar a passagem de mau cheiro ou inseto. Assim, o sifão contribui para a higiene e o bem-estar da casa.

Para o esclarecer e a ajudá-lo a escolher o melhor sifão para a sua casa, vamos detalhar tudo o que precisa de saber sobre este acessório neste artigo.

Acompanhe-nos, de seguida!

1. O que é o sifão?

Casa de banho social em apartamento Dynamic444 Casa de banhoPia
Dynamic444

Casa de banho social em apartamento

Dynamic444

O sifão é uma peça que conecta a cuba ou pia à tubulação da água, que faz o processo de sifonagem. Não só retém parte da água dentro do tubo e prevenir fugas, como também evita o retorno de gases da canalização e mau cheiro para o espaço, contribuindo para a higiene e o bem-estar da casa.

Dessa forma, caso aconteça algum tipo de problema no sifão cozinha, no sifão WC, no sifão lavatório ou noutro sifão da sua casa, os gases que chegam do esgoto ficarão bem evidentes, o que pode causar desconforto.

Além disso, um sifão facilita o processo de manutenção, em função da acumulação de gorduras ou outros sólidos que poderiam vir a causar o entupimento. Em casas que passaram por um longo período sem uso, o fecho hídrico (camada de água que isola os gases dentro do sifão) pode evaporar completamente, o que explica o mau cheiro nestes casos.

2. Como escolher um sifão?

Com a quantidade de sifões disponíveis, é certamente difícil fazer a escolha certa. Na verdade, existem critérios que devem ser tidos em conta para encontrar o modelo que mais se adequa a si. Por isso, deve-se observar que na hora de escolher o ralo do piso, deve-se levar em consideração o lugar que ocupará ao escolher o modelo adequado para a futura localização. Escolha também o material com o qual foi projetado. Na verdade, várias opções estão à sua disposição. Além disso, leve em consideração a saída, que pode ser horizontal (indo em direção à parede) ou vertical (indo em direção ao solo).

Não hesite em procurar aconselhamento especializado para encontrar o sifão certo para a sua casa.

3. Que tipos de sifão existem?

Reabilitação Edifício Rua Comandante João Belo, Leiria mube arquitectura Casas de banho modernas
mube arquitectura

Reabilitação Edifício Rua Comandante João Belo, Leiria

mube arquitectura

Apesar de existirem sifões muito diferentes no mercado, todos vão apresentar a mesma característica funcional de proteção contra gases. Todavia, o que varia é a sua aplicação, que pode levar em conta fatores como instalações pré-existentes, número de cubas ou acabamento.

Além de considerar o modelo e tamanho de sifão que seja mais adequado à cuba, é necessário certificar-se da qualidade da peça, pois esse ponto influencia diretamente a vida útil do produto e a manutenção da higiene no ambiente.

Por isso, é necessário verificar se o fabricante possui certificações e se segue as normas técnicas de produção da peça, bem como o tipo de garantia.

4. Tipos de sifão:

The Watermark Collection Stoneceramic, Lda Casas de banho ecléticas
Stoneceramic, Lda

The Watermark Collection

Stoneceramic, Lda
  • O modelo rígido é um tubo que desce em linha reta a partir do ralo e quando chega a certa altura da parede junta-se a um segundo tubo, na horizontal, formando um “L”. A peça normalmente pode ajustar-se na altura do ponto de escoamento de esgoto.

Também pode encontrar modelos rígidos com uma espécie de copo acoplado, que pode ser removido para limpar. Por exemplo, quando os resíduos ficam acumulados nesse copo, que é removido normalmente por um sistema de rosco. O dispositivo facilita a limpeza, evitando que a passagem de água fique entupida.

  • O sifão flexível é um o mais comum. Este é feito em plástico ou em borracha. Apresenta um preço mais em conta, o que o torna mais atrativo. O tubo é flexível, como se fosse uma sanfona. Uma das grandes vantagens que o sifão rígido é que pode ser usado em situações com medidas menores ou maiores do que as exigidas normalmente (aumenta ou diminui de tamanho). Por exemplo, nalgumas situações, o sifão flexível é a única opção, nomeadamente em cozinhas com bancadas muito estreitas, onde a cuba fica bem próxima à parede.

Hoje em dia, encontra sifões flexíveis de várias cores, além da tradicional cor branca, pois assim o sifão contribui para a decoração do espaço, nomeadamente quando fica mais visível, como nas casas de banho.

No mercado há ainda outros tipos de sifões, como o sifão pavimento e completado por ralo de pavimento. É, geralmente, utilizado em duches que estão a nível do chão.

5. Quem deve contratar para a instalação de um sifão?

A instalação de um sifão não envolve grandes obras e requer poucas ferramentas e tempo. Claro, pode começar a instalá-lo sozinho. No entanto, se não tiver conhecimentos de canalização ou se não tiver vontade de fazer o trabalho, recomendamos que contrate um canalizador especializado para evitar surpresas desagradáveis.

Na plataforma da homify pode encontrar contactos de canalizadores, não hesite em procurar um, através deste link: aqui.

Cozinha irreverente e divertida Home 'N Joy Remodelações Cozinhas embutidas Bege
Home 'N Joy Remodelações

Cozinha irreverente e divertida

Home 'N Joy Remodelações

Confira mais dicas para projetos de casa de banho:

O Mate que adiciona brilho à sua casa Smile Bath S.A. Casas de banho modernas Cerâmica Cinzento
Smile Bath S.A.

O Mate que adiciona brilho à sua casa

Smile Bath S.A.

Apartamento da Alegria Homestories Cozinhas escandinavas
Homestories

Apartamento da Alegria

Homestories

6. Que materiais de sifão existem?

Serviços de Canalização | Lisboa Humberto Carmo
Humberto Carmo

Serviços de Canalização | Lisboa

Humberto Carmo

Quanto aos materiais, podemos encontrar no mercado dois tipos principais:

  • Os sifões de plástico, em polipropileno, apresentam um custo menor, no entanto, são menos resistentes. Degradam-se mais com o tempo, podendo ficar amarelos, ressequidos, ou apresentarem em furos e rachaduras.
  • Os sifões metálicos apresentam um custo maior, mas também são mais resistentes. Boa parte dos modelos metálicos possuem um copo de rosca e removível, o que facilita a limpeza, para retirar os detritos em caso de entupimento. A única desvantagem é que não são versáteis, o que limita a instalação e traz dificuldade na troca do ralo ou cuba.

7. Manutenção do Sifão

Plumbers Durban

A manutenção do sifão é um ponto muito importante para a prevenção de futuros problemas, nomeadamente o entupimento e o mau cheiro.

Na grande parte das vezes, os problemas de entupimentos nos ralos poderiam sido evitados se houvesse uma manutenção preventiva.

Para fazer a manutenção preventiva (ou até mesmo para pequenos entupimentos), recomenda-se ferver 5 litros de água com detergente e verter esse líquido no ralo da pia. A água quente, junto com o detergente, vai ajudar a gordura e a sujidade dos canos a saírem. É indicado que essa limpeza seja feita semanalmente.

WC Piso 1 de Moradia unifamiliar - Silveira Torres, Vedras Decor-in, Lda Casas de banho modernas
Decor-in, Lda

WC Piso 1 de Moradia unifamiliar – Silveira Torres, Vedras

Decor-in, Lda

Também pode desenroscar o sifão, se o modelo o permitir e limpá-lo. Deve, então:

  • Colocar um balde debaixo da pia, onde está o sifão, desenrosque-o com cuidado e despeje a água que sair da peça dentro do recipiente;
  • Ao desenroscar as pontas do sifão, retire a sujidade e limpe as saídas com água e detergente, com a ajuda de uma escova de dente;
  • Agora, lave o sifão com a ajuda de uma escova, água e detergente, retirando o máximo de detrito;
  • O sifão está limpo e pode voltar a colocá-lo no lugar, de forma correta.

8. Quanto custa um sifão?

O custo dos sifões variam dos 3€ aos 70€, ou mais ainda. Tudo depende do modelo, do material, da marca, etc. Pode comprá-los em lojas de bricolage ou comprá-lo diretamente ao seu canalizador, que tratará de tudo, nomeadamente de comprar o sifão adequado, bem como a sua instalação.

Favoreça sempre a qualidade, mesmo que possa significar gastar mais no início, porque a longo compensará muito mais, evitando certos problemas com a canalização e entupimentos.

E agora, o termo sifão ficou mais claro para si?

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!