14 Ideias Fantásticas para Aproveitar Nichos | + de 25 Imagens para se Inspirar! | homify 14 Ideias Fantásticas para Aproveitar Nichos | + de 25 Imagens para se

14 Ideias Fantásticas para Aproveitar Nichos | + de 25 Imagens para se Inspirar!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Salas de Estar e Jantar Atelier Renata Santos Machado Salas de estar modernas
Loading admin actions …

Por definição, o nicho é uma reentrância ou cavidade aberta na parede que se destina à colocação de vasos, imagens, armários, prateleiras, entre outros objectos. Os nichos podem, de facto, servir vários fins, mas também podem ser apenas mantidos como pormenores arquitectónicos – com muito charme, diga-se! -, nomeadamente em casas antigas onde aparecem amiúde e são quase sempre preservados pelos arquitectos ou designers de interiores que as intervencionam.

Hoje, dedicamos o nosso artigo aos nichos de parede e mostramos-lhe como pode utilizá-los, tanto do ponto de vista da decoração como da perspectiva de maximizar o seu espaço, aproveitando estas concavidades para criar áreas ou recantos úteis em casa. E como nem todos temos o privilégio de habitar uma casa antiga com deliciosos nicho de origem, também lhe mostramos nichos em pladur que podem ser construídos em qualquer casa moderna.

Acompanhe-nos e surpreenda-se com as ideias que os designers de interiores, decoradores e arquitectos portugueses tiveram para aproveitar os nichos que lhe vamos mostrar.

1. Nicho como recanto de leitura

Apartamento Terraços da Ponte Estúdio AMATAM Quartos ecléticos
Estúdio AMATAM

Apartamento Terraços da Ponte

Estúdio AMATAM

Um nicho na janela é uma excelente oportunidade para se criar um aconchegante recanto de leitura e incorporar num quarto (ou noutra divisão da casa) um espaço adicional para se sentar. Neste caso, para além do assento, que foi tornado mais confortável com a adição de almofadas, aproveitou-se o nicho para se colocarem pequenas prateleiras para os livros, tendo o espaço em torno dele sido aproveitado na íntegra para se criarem armários que concedem ao quarto uma excelente área de arrumação. Já nos conseguimos imaginar a aproveitar uma tarde de chuva neste nicho com um bom livro, uma bebida quente e uma manta!

😙

2. Nicho decorado com almofadas

APARTMENT IN BAIXA AJIMOS QuartoCamas e cabeceiras
AJIMOS

APARTMENT IN BAIXA

AJIMOS

Apartamentos turísticos Casas da Baixa, Jules et Madeleine - LISBOA ShiStudio Interior Design Hotéis eclécticos
ShiStudio Interior Design

Apartamentos turísticos Casas da Baixa, Jules et Madeleine – LISBOA

ShiStudio Interior Design

As almofadas são excelentes aliadas na decoração e, no caso de um nicho, podem servir para o converter num local para se sentar (se se tratar de um nicho espaçoso) ou, tão-somente, para o decorar. No caso do primeiro nicho, bastante grande, os designers, para além de terem mantido a traça, valorizaram-no com almofadas e com iluminação, pelo que este, tal como o nicho que vimos na primeira imagem, também pode ser utilizado como recanto de leitura.

3. Como decorar nichos embutidos na parede

Os nichos embutidos na parede são uma excelente montra para os seus objectos de decoração preferidos. Podem ser peças de artesanato, souvenires de viagens, pequenos vasos com cactos ou suculentas, peças de colecção, velas, caixas decorativas, jarras, livros e revistas (com capas bonitas), estatuetas, molduras, tigelas/taças decorativas, pequenas bandejas, e assim por diante. Não sobrecarregue os nichos. A ideia não é ofuscar a beleza arquitectónica que estes emprestam aos espaços. Em vez disso, decore-os de forma leve e harmoniosa para que sobressaiam ainda mais.

4. Nichos na casa de banho

Remodelação de Casa de Banho Suite Eduardo Coelho | Arquitecto Casas de banho modernas Cerâmica Bege
Eduardo Coelho | Arquitecto

Remodelação de Casa de Banho Suite

Eduardo Coelho | Arquitecto

Rima Design - Casa de banho Rima Design Casas de banho escandinavas
Rima Design

Rima Design – Casa de banho

Rima Design

Na casa de banho, os nichos, na zona da banheira ou duche, são uma solução minimalista e elegante para se colocarem os champôs, géis de banho, esponjas ou sabonetes (esta solução dispensa a colocação de outros suportes e permite manter o ambiente mais depurado). Os nichos podem estar ou ser iluminados com uma LED embutida e podem, ainda, ser decorados com elementos que condigam com o espaço como corais, conchas ou lanternas para velas para ter uma luz intimista nos seus relaxantes banho de imersão. Os nichos na casa de banho podem, ainda, ser utilizados para se colocarem as toalhas. Adoramos este detalhe em qualquer casa de banho!

5. Nichos à cabeceira da cama

Apartamentos turísticos Casas da Baixa, Jules et Madeleine - LISBOA ShiStudio Interior Design Hotéis eclécticos
ShiStudio Interior Design

Apartamentos turísticos Casas da Baixa, Jules et Madeleine – LISBOA

ShiStudio Interior Design

Apartamentos Rua de Trás - Alojamento turístico (7 apartamentos) - Centro do Porto ShiStudio Interior Design Quartos escandinavos
ShiStudio Interior Design

Apartamentos Rua de Trás – Alojamento turístico (7 apartamentos) – Centro do Porto

ShiStudio Interior Design

Três projectos, três quartos que se evidenciam pelos nichos que estão por detrás das camas. Neste caso, e em função do tamanho e posicionamento do nicho, a cama pode estar inserida dentro do mesmo (como na primeira imagem), ter o nicho a começar acima e a ser aproveitado para decoração (como na segunda imagem) e ter ou não cabeceira (a terceira tem). O nicho pode ser usado para se colocarem candeeiros, livros ou peças de decoração. Se tiverem um revestimento bonito (azulejo antigo, madeira, entre outros), será preferível deixá-los tal como estão porque isso basta-lhes para se destacarem.

6. Pormenor de nicho na entrada da casa

Antiga azulejaria. Desenho Branco Cozinhas modernas
Desenho Branco

Antiga azulejaria.

Desenho Branco

Um detalhe subtil e uma ideia engraçada para a entrada de uma casa: um nicho revestido com azulejos portugueses para providenciar um cunho de tradicionalidade à entrada e, ao mesmo tempo, surgir como apoio para as chaves, correspondência, carteiras e outros objectos do dia-a-dia.

7. Nichos como biblioteca

Xavigil- Modelo Vanity Xavigil Salas de estar modernas
Xavigil

Xavigil- Modelo Vanity

Xavigil

Uma casa sem livros é como um corpo sem alma. – assim dizia Cícero. E como, aqui na homify, somos por casas com alma, não podíamos deixar de incluir esta sugestão de um nicho que transformado numa pequena biblioteca. Deste modo, uma zona morta passa a ter uma função muito útil no contexto habitacional. Para uma utilização mais funcional, sugerimos que adicione iluminação encastrada.

8. Nichos em pladur

CASA HC1 - Moradia no Estoril - Projeto de Arquitetura - sala piscina Traçado Regulador. Lda Salas de estar modernas Madeira Branco
Traçado Regulador. Lda

CASA HC1 – Moradia no Estoril – Projeto de Arquitetura – sala piscina

Traçado Regulador. Lda

SALA DE ESTAR DE T3 EM MATOSINHOS TGV Interiores Salas de estar modernas
TGV Interiores

SALA DE ESTAR DE T3 EM MATOSINHOS

TGV Interiores

Hodiernamente, em construção civil, com o surgimento do drywall (também conhecido como pladur ou gesso cartonado), a construção de nichos foi extremamente simplificada e facilitada. Os nichos para sala, em gesso cartonado, são frequentemente utilizados para o embutir a televisão e, claro está, para dispor objectos de decoração que requeiram destaque. Estes nichos podem ou não ter iluminação embutida. Se tiverem, consegue-se criar uma iluminação difusa, bastante agradável para uma sala de estar, e dar ainda mais notoriedade aos objectos escolhidos para os decorar. Note-se que o drywall permite acabamentos diversos, entre eles a madeira, um material cálido que proporciona aconchego aos espaços.

9. Mobiliário com nichos

Mas nem só em paredes encontramos os nichos. Embora o volume da imagem acima nos pareça uma parede, a verdade é que se trata de um móvel, desenhado à medida, com acabamento em microcimento e nichos de madeira de nogueira cuja bonita luz âmbar eleva a beleza dos objectos de decoração neles colocados (quadros, livros, entre outros). Os nichos decorativos estão dispostos assimetricamente, o que dá mais ritmo visual a esta peça exclusiva.

10. Nichos aproveitados para a criação de um espaço de trabalho

Ter um espaço de trabalho em casa dá sempre jeito. Quem trabalha remotamente precisa mesmo dele, mas, mesmo quem não trabalha pode ter que se levar trabalho para casa. Em casas com jovens e crianças, é igualmente importante ter uma zona de estudo. Porém, nem sempre é fácil encontrar um espaço para o efeito. Ora, na ausência de uma divisão para escritório, pode-se perfeitamente aproveitar um nicho para encaixar uma secretária e computador. Se o nicho tiver altura, tanto melhor, porque assim podem-se colocar prateleiras. Não se esqueça que este nicho deve ter tomadas e iluminação. Pode também ser interessante o nicho ter uma porta (de correr, por exemplo) para que fique escondido quando não estiver a uso.

11. Nicho na cozinha

Como já referimos, os nichos podem ter variadas utilizações consoante o espaço e o tamanho. Numa cozinha, podem ser o local ideal para se encastrar um electrodoméstico. Num quarto, a separação gerada pelo nicho pode ser um closet; um nicho mais espaçoso do que o normal pode até ser usado como uma pequena casa de banho para hóspedes! Com imaginação e engenho, pode-se mesmo tirar grande proveito deste elemento arquitectónico.

12. Nichos de madeira

SALA DE ESTAR E JANTAR CONTEMPORÂNEA EM BRAGA TGV Interiores Salas de estar rústicas
TGV Interiores

SALA DE ESTAR E JANTAR CONTEMPORÂNEA EM BRAGA

TGV Interiores

Apartamentos turísticos Casas da Baixa, Jules et Madeleine - LISBOA ShiStudio Interior Design Hotéis eclécticos
ShiStudio Interior Design

Apartamentos turísticos Casas da Baixa, Jules et Madeleine – LISBOA

ShiStudio Interior Design

Adorámos a forma como os designers de interiores responsáveis por estes projectos respeitaram alguns elementos já existentes na arquitectura das casas como os nichos de madeira natural cuja originalidade não passa despercebida nestes espaços!

Quem não adora ideias funcionais como estas em que os nichos servem como alcova para a lenha e, ao mesmo tempo, proporcionam uma sensação extra confortável às salas?

14. Outras ideias

Apartamentos Rua de Trás - Alojamento turístico (7 apartamentos) - Centro do Porto ShiStudio Interior Design Salas de estar escandinavas
ShiStudio Interior Design

Apartamentos Rua de Trás – Alojamento turístico (7 apartamentos) – Centro do Porto

ShiStudio Interior Design

Apartamentos Rua de Trás - Alojamento turístico (7 apartamentos) - Centro do Porto ShiStudio Interior Design Salas de estar escandinavas
ShiStudio Interior Design

Apartamentos Rua de Trás – Alojamento turístico (7 apartamentos) – Centro do Porto

ShiStudio Interior Design

Terminamos com duas ideias super criativas para decorar e valorizar nichos. A primeira será, por certo, muito inspiradora para os nossos leitores que não resistem a peças vintage e a um bom achado num flea market. Decorar um nicho com telefones antigos é uma ideia genial! Também criativa, e de fácil execução, é a segunda proposta em que o nicho funciona como a moldura perfeita para uma expressão popular engraçada (pode pegar nesta ideia ou escrever uma frase, a letra de uma música, um nome, entre outras coisas).

Tem um nicho em casa? De qual destas ideias mais gostou? Quer dar-nos mais sugestões? Deixe-as nos comentários!

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!