Quadros: Que Quadros Escolher Para Cada Divisão da Casa | 26 Imagens para o Inspirar | homify Quadros: Que Quadros Escolher Para Cada Divisão da Casa | 26 Imagens

Quadros: Que Quadros Escolher Para Cada Divisão da Casa | 26 Imagens para o Inspirar

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Moradia Bairro dos Músicos Franca Arquitectura Salas de estar modernas
Loading admin actions …

Os quadros encontram sempre lugar num projecto de decoração ou design de interiores, mesmo nos que se aproximam mais de um estilo minimalista. Para além de embelezarem os espaços e de os deixarem mais preenchidos, coloridos e aconchegantes, os quadros traduzem a personalidade de quem os habita e emprestam identidade aos ambientes.

No que toca aos quadros, há duas questões que surgem com alguma frequência: “como escolho os quadros ideais para a minha casa?” e de que forma os penduro?. Apesar de não haver certezas absolutas em relação ao assunto, há algumas orientações que pode seguir para se certificar de que escolhe as melhores peças de arte para a sua casa. Deve, por exemplo, considerar o estilo da decoração e o tamanho dos quadros, analisar as paredes que beneficiariam de ser adornadas com quadros decorativos e reflectir sobre a mensagem que deseja passar (de serenidade, com sentido de humor, disruptiva, etc.). E quem diz quadros diz telas decorativas, serigrafias, litografias, gravuras, fotografias, entre outros.

Hoje, damos-lhe algumas dicas para escolher os quadros decorativos certos para a sua casa e deixamos-lhe várias imagens de projectos levados a cabo por profissionais portugueses para que nelas se possa inspirar.

Ora veja.

1. Quadros para sala de estar

DECORAÇÃO TOTAL DE QUINTA PARA VENDA Staging Factory Salas de estar modernas
Staging Factory

DECORAÇÃO TOTAL DE QUINTA PARA VENDA

Staging Factory

Projecto de Decoração / Decoration Project: Chiado_Lisboa IN LIGHT - Concepção de Espaços, Lda. Salas de estar ecléticas
IN LIGHT – Concepção de Espaços, Lda.

Projecto de Decoração / Decoration Project: Chiado_Lisboa

IN LIGHT - Concepção de Espaços, Lda.

A sala de estar costuma ser uma das divisões mais amplas da casa e também uma das mais divertidas de decorar. Ao mesmo tempo, trata-se de um espaço de partilha e de socialização que tende a ser um pouco menos personalizado do que um quarto, na medida em que não pertence a uma única pessoa, mas sim à família. Além disso, pode ser algo intimidante decorar este ambiente onde recebemos os nossos convidados e onde eles passam mais tempo quando nos visitam. Escolher as peças de arte certas é elementar para criar a atmosfera ou a energia certa, sendo que podem até surgir conversas em torno delas. Pode optar por uma peça de grande escala a criar um statement e um ponto focal no espaço. As telas decorativas com pinturas abstractas e cores vivas poderão ser uma boa escolha para uma sala de estar moderna ou minimalista. Aliás, temos reparado que a utilização de telas com dimensões generosas é cada vez mais tendência, especialmente em espaços com uma estética clean. As telas podem estar penduradas ou pousadas no chão ou sobre um móvel. 

Por outro lado, também pode, perfeitamente, optar pela criação de um mural de quadros dispostos de forma simétrica ou assimétrica, com molduras iguais ou não e com um conteúdo parecido ou variado. Isto é: um mural de quadros pode combinar quadros do mesmo estilo (todos abstractos) ou misturar pinturas abstractas com fotografias, frases, plantas secas, gravuras e até espelhos! No caso de criar um mural ecléctico e menos “direitinho”, pode fazer dele o protagonista do ambiente, mantendo o resto da decoração mais sóbria para que não se gere demasiado ruído visual.

E em que parede colocar o quadro? Os quadros são normalmente suspensos nas paredes para as quais o nosso olhar se dirige mal entramos numa sala. A parede que está por detrás do sofá é uma delas e a que está por detrás da televisão é a outra (se a sala tiver uma lareira, a parede em que esta está integrada também assume considerável destaque). Assim, faz todo o sentido decorar estas paredes com quadros. Contudo, também não é menos verdade que colocar quadros em sítios inesperados (no chão, com parte atrás do sofá) pode ser uma forma de tornar a decoração mais original e de surpreender as pessoas que entram no espaço.

Como vê, é difícil dizer “faça isto” ou “não faça aquilo” porque a decoração depende muito do espaço, da personalidade de quem o usa, da imaginação, de se ter sentido de humor e de sermos um bocadinho mal comportados! Para todos os efeitos, considere estas dicas e tome estas imagens como ponto de partida.

2. Quadros para quarto (decoração quarto de casal e duplo)

Quarto casal - vivenda em S. Mamede - Projeto de interiores Shi Studio - Matosinhos, Porto ShiStudio Interior Design Quartos escandinavos
ShiStudio Interior Design

Quarto casal – vivenda em S. Mamede – Projeto de interiores Shi Studio – Matosinhos, Porto

ShiStudio Interior Design

O quarto tem uma utilização completamente diferente da da sala de estar. É um refúgio, um espaço para relaxar e para o qual nos viramos quando precisamos de estar sozinhos com os nossos pensamentos. É a divisão do nosso “eu privado”. Para os quartos, sejam eles quartos modernos ou não, recomendamos telas ou quadros decorativos com pinturas abstractas e tons mais suaves em detrimento de quadros demasiado estimulantes que tornem difícil o nosso descanso. Se gostar de fotografias, favoreça as que não têm cores saturadas e imagens de paisagens ou natureza (as fotografias com pessoas podem estimular a memória e interferir com o seu sono). No que diz respeito às molduras, prefira as minimalistas e leves.

No quarto, as paredes mais usadas para colocar quadros são a que está por detrás da cabeceira da cama e a que está em frente à cama, mas pode fazer composições engraçadas. Por exemplo, em vez de pendurar os quadros de forma simétrica e proporcional à cabeceira da cama, pode deixar o centro livre e chegá-los para o lado das mesas de cabeceira (ou só de uma das mesas) tal como mostra a imagem. Se criar um mural de quadros num dos lados, compense o vazio deixado do outro com um candeeiro de pé, uma planta ou uma mesa de cabeceira mais chamativa (um baú, por exemplo). Vá brincando com essas assimetrias. Não hesite em jogar com as proporções para criar composições fora de comum como se vê na imagem acima onde se vê um grande quadro colocado por detrás da cabeceira da cama.

Para além destas paredes, pode, obviamente, preencher qualquer outra com um quadro em ponto grande, uma tela ou uma tapeçaria. Num quarto de hóspedes, de criança ou num quarto de casal com duas camas (porque também os há), pode pendurar quadros decorativos entre elas.

3. Quadros para a cozinha

Apontamento com prateleiras em madeira. Desenho Branco Cozinhas industriais
Desenho Branco

Apontamento com prateleiras em madeira.

Desenho Branco

'Country' Urbano FABRI Cozinhas campestres Azul
FABRI

'Country' Urbano

FABRI

A cozinha, à qual nos referimos amiúde como o “coração da casa”, é muitas vezes esquecida em termos da colocação de quadros. Não obstante ser um espaço de socialização onde despendemos muito tempo, tem, também, uma função utilitária, pelo que a praticidade é fundamental. Contudo, a funcionalidade e a estética não são incompatíveis. Além disso, todos nós nos sentimos um pouco mais inspirados a preparar refeições numa cozinha bonita e original! As bancadas, as áreas vazias sobre prateleiras e as paredes contíguas à zona de refeições são perfeitas para receber arte! Na cozinha, os quadros tendem a ser mais divertidos e orientados para o tema (culinária) para tornar as manhãs mais fáceis! Mas – há sempre um “mas”! – os quadros para cozinha não têm que ser temáticos! Pelo contrário, pode escolher elegantes pinturas e desenhos abstractos para tornar a sua cozinha mais luxuosa. Certifique-se, porém, de que os quadros não vão atrapalhar o seu dia-a-dia no espaço. Será preferível optar por quadros mais pequenos e não se esqueça de os colocar em paredes que não recebam salpicos e vapores.

4. Quadros para a casa de banho

Apartamentos Rua de Trás - Alojamento turístico (7 apartamentos) - Centro do Porto ShiStudio Interior Design Casas de banho escandinavas
ShiStudio Interior Design

Apartamentos Rua de Trás – Alojamento turístico (7 apartamentos) – Centro do Porto

ShiStudio Interior Design

À semelhança da cozinha, também a casa de banho é muitas vezes negligenciada do ponto de vista da arte. Para a casa de banho, escolha quadros que vão ao encontro da energia do espaço. Para uma casa de banho principal, sobretudo se esta tiver banheira, considere optar por peças que transmitam serenidade de forma a criar uma atmosfera em jeito de spa. Se tem a sorte de ter uma banheira independente, moderna ou antiga, pondere complementá-la com uma bela peça de arte em ponto grande. As telas decorativas, para além de inesperadas, sobressaem numa casa de banho destas.

Já para uma casa de banho social, pode optar por peças divertidas e com cores mais alegres que provoquem um sorriso nas suas visitas! Nesta divisão, os quadros em pares ficam muito bem. Podem ser dois quadros abstractos ou duas peças diferentes, mas com o mesmo tema. Na casa de banho que acima vemos, as designers tiveram a ideia genial de emoldurar capas da Vogue antigas para decorar as paredes da casa de banho. 

5. Quadros para escritório

Escritório com plantas Bioma Plants EscritórioAcessórios e decoração
Bioma Plants

Escritório com plantas

Bioma Plants

Moradia Unifamiliar - Gondomar - Tipologia T3 Esboçosigma, Lda Escritórios modernos
Esboçosigma, Lda

Moradia Unifamiliar – Gondomar – Tipologia T3

Esboçosigma, Lda

Os quadros são uma excelente forma de personalizar o seu espaço de trabalho para o manter inspirado e mais produtivo (está provado que um espaço de trabalho bonito e arranjado tem uma influência positiva na nossa produtividade e reduz o stress), por isso, escolha quadros que lhe transmitam pensamentos positivos e que o inspirem de alguma forma. Evite quadros que veiculem emoções muito fortes ou que o façam visitar o baú das memórias (fotografias de pessoas não são ideais porque distraem). Se colocar um quadro sobre a secretária (encostado à parede), escolha um mais pequeno para não o atrapalhar. A secretária quer-se com poucas coisas para trabalharmos à vontade. Pode, também, decorar a parede em frente à secretária ou pousar os quadros nas prateleiras do seu escritório ou no topo da estante (se tiver uma). 

+ 9 imagens Para Inspiração Adicional

O Quarto do Rodrigo e da Sofia Homestories Quartos escandinavos
Homestories

O Quarto do Rodrigo e da Sofia

Homestories

Casa decorada com Velharias de Janas Pedro Queiroga | Fotógrafo Salas de estar modernas Branco
Pedro Queiroga | Fotógrafo

Casa decorada com Velharias de Janas

Pedro Queiroga | Fotógrafo

APARTAMENTO LISBOA Artica by CSS Salas de estar clássicas
Artica by CSS

APARTAMENTO LISBOA

Artica by CSS

Quarto - pormenor TGV Interiores Quartos ecléticos
TGV Interiores

Quarto – pormenor

TGV Interiores
Esperemos que as nossas ideias lhe tenham sido úteis e que estas imagens o tenham inspirado muito!
Casas inHAUS Casas modernas

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!