Soleiras de Portas - Tipos, Materiais e Muito Mais em 15 Imagens Sensacionais | homify

Soleiras de Portas – Tipos, Materiais e Muito Mais em 15 Imagens Sensacionais

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Vivenda em Famalicão - SHI Studio Interior Design ShiStudio Interior Design Portas
Loading admin actions …

Soleiras de portas… Mais uma adição à longa lista de termos, técnicas e elementos construtivos que compõem qualquer edifício! Não é um nome estranho e de certeza que já o ouviu, e provavelmente até sabe o que são. Mas será que sabe qual é a sua utilidade? Sabe que tipos de soleiras existem e em que materiais? Há sempre muito mais numa simples placa de pavimento do que aquilo que parece!

As soleiras não são elementos indispensáveis em todas as portas nem em todos os casos, mas também não são apenas elementos decorativos, podendo trazer bastantes vantagens funcionais aos seus espaços e às transições entre ambientes e por isso é importante conhecer as alternativas.

Hoje na homify falamos de soleiras de portas – o que são, para que servem, de que materiais são feitas e mais, tudo ilustrado com imagens interessante e exemplificativas dos nossos profissionais. Não perca!

1 – O que é a soleira da porta

Riad Paris & Fahd em Marraquexe Protega Portas
Protega

Riad Paris & Fahd em Marraquexe

Protega

A soleira é uma lage de pedra, uma tábua de madeira ou uma peça de PVC, aço ou outro material que se coloca na parte inferior de uma porta ficando um pouco acima do nível do chão. É muito usada nas portas exteriores, demarcando o piso exterior do piso interior, mas também pode (e por vezes deve) ser usada nas portas interiores. Ela tem o formato de uma faixa do material escolhido, encaixada na parte inferior da moldura da porta.

Também existem soleiras para janelas. A soleira janela é bastante semelhante à das portas e normalmente é colocadas sob as janelas, embora tenham funções mais limitadas.

2 – Para que serve a soleira da porta

As soleiras podem ser muito decorativas e fazer parte integrante do design de interiores da casa, mas elas têm outras funções que não passam pela simples decoração:

  •  A soleira separa eficazmente os ambientes, delimitando também a sua função. 
  • É elevada em relação aos pisos que separa evitando que derrames de líquidos ocorridos num dos espaços, e respectivo piso, se propague para o piso contíguo que pode ser mais frágil. Nas portas de exterior a soleira ligeiramente elevada em relação ao piso exterior serve também para evitar a entrada de poeira da rua e alguma água da chuva.

Porta pivotante - Hall de entrada Miguel Ferreira Arquitectos Corredores, halls e escadas modernos
Miguel Ferreira Arquitectos

Porta pivotante – Hall de entrada

Miguel Ferreira Arquitectos
  • Ajudam a rentabilizar os materiais de pavimento, sobretudo quando se trata de tijoleiras e outras cerâmicas, pois estabelecem um corte e um recomeço que facilita o assentamento harmonioso das peças
  • Facilitam a limpeza.
  • Tornam as áreas de grande tráfego mais resistentes, nomeadamente as áreas de transição entre o exterior e o interior.
  • Impedem a entrada de correntes de ar.

3 – Funções das soleiras para janelas

Apartamento A3_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores Quartos ecléticos
Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Apartamento A3_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores

Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

As soleiras para janela destinam-se sobretudo a dar mais resistência ao piso sob a janela, sobretudo no que respeita à humidade vinda do exterior, e a destacar a estética da própria janela. Podem ser também usadas directamente no parapeito, com a mesma função.

4 – A soleira é sempre necessária?

Esta é uma questão interessante. As novas tendências de decoração e design de interiores ditam conexão espacial e fluidez entre os ambientes. É dado o privilégio aos pavimentos contínuos e homogéneos, sem transições ou demarcações. As casas actuais por vezes até têm um pavimento único para todos os ambientes, cortesia dos materiais novos e resistentes que foram surgindo no mercado. Isto significou que as soleiras tradicionais, bem visíveis e demarcadas praticamente desaparecerem, sobretudo em transições de ambientes interiores, mas não significa que deixassem de existir.

As soleiras são bastante úteis, mesmo quando o pavimento é igual em toda a casa. É importante colocar uma pequena barreira que separa o pavimento da casa de banho do pavimento do corredor, mesmo que seja o mesmo, para prevenir pequenos derramamentos de água. Assim a opção acaba na maior parte das vezes por ser a colocação de soleiras num tom idêntico ao do pavimento, quando elas são mesmo necessárias.

Vivenda em Famalicão - SHI Studio Interior Design ShiStudio Interior Design Portas
ShiStudio Interior Design

Vivenda em Famalicão – SHI Studio Interior Design

ShiStudio Interior Design

No entanto, mesmo nas casas mais modernas, as soleiras das portas exteriores continuam a trazer muitas vantagens e continuam a ser quase sempre utilizadas, sempre com o cuidado de obter um efeito estético agradável e contemporâneo, como podemos apreciar nas imagens deste artigo e, em especial neste trabalho da SHISTUDIO INTERIOR DESIGN.

5 – Tipos de soleiras de portas

Os tipos de soleiras são definidos essencialmente pelos materiais que as compõem e por isso vamos falar de cada um dos mais utilizados!


Soleiras de pedra

Cumprindo com o desígnio de resistência e facilidade de manutenção, a pedra é o material mais utilizado nas soleiras, especialmente nas soleiras de exterior. 

O granito não se risca facilmente e vai ficar bem na sua porta por muito tempo. Pela sua resistência e beleza está entra as pedras preferidas, em especial as variedades mais escuras. Apesar do seu preço mais elevado, o granito preto é o mais cobiçado, porque a quantidade usada numa soleira é pequena e acaba por compensar em beleza e estilo. Se procura uma soleira durável, contrastante e com muito estilo, esta é a opção certa para si.

T2, com Garagem + Grill - Casa em Madeira - Tarouca Breeze House Portas principais Plástico Cinzento
Breeze House

T2, com Garagem + Grill – Casa em Madeira – Tarouca

Breeze House

O mármore vem logo a seguir na lista de preferências. O padrão mármore é muito apreciado, mas esta pedra é bastante sensível ao clima, à acção de ácidos e ao desgaste da passagem. Se aprecia a estética do mármore, mas não quer lidar com as suas fragilidades, pode optar por soleiras de outros materiais, como o cimento, com a acabamento marmoreado.

Soleiras pedra preço – o preço das soleiras não é muito elevado, mas exclusiva for a pedra, mais cara será a soleira. Tendo em conta que o granito preto total custa quase 200 euros o metro quadrado, essa escolha pode acabar por ser pesada. Mas pode optar por pedras mais baratas e conseguir uma soleira bonita por apenas 100 Euros.

Soleiras cerâmicas

A cerâmica é uma opção que fica bem nas soleiras interiores e nas soleiras exteriores. Nas soleiras interiores pode usar o mesmo pavimento cerâmico que usar no pavimento para fazer as soleiras, e assim obter maior coerência estética nos ambientes. Existem peças de cerâmico tipo tijoleira com o acabamento idêntico ao da maior parte dos pavimentos, mas também pode usar restos do assentamento do piso.


Soleiras de PVC e metal

Vemax Portas

Em soleiras para janelas ou em separações de pisos interiores, as soleiras de PVC e alumínio são as mais utilizadas. Sabe aqueles ressaltos castanhos que separa um pavimento de tijoleira de um pavimento flutuante? São soleiras de portas feitas de PVC, alumínio e borracha

Soleiras de madeira

A madeira natural não é tão utilizada nas soleiras de exterior por causa da sua fragilidade face aos elementos do clima e ao desgaste, mas é um dos materiais preferidos para as soleiras de interior. Se gosta do efeito da madeira mesmo na facada da casa, e esse gosto inclui a soleira da porta, pode optar por um material cerâmico com acabamento de madeira, por exemplo. Estes materiais são bastante resistentes e vão dar-lhe o estilo pretendido. Este tipo de peças de pavimento cerâmico com acabamentos especiais pode custar até 40 Euros por metro quadrado.


Porta monteverde Portas de madeira

Nos ambientes de interior, embora possa optar pela sublime madeira, também pode optar por materiais como o PVC com acabamento tipo madeira, que fica igualmente bonito, é resistente e bastante mais barato.

6 – Como escolher a soleira certa

Porta Segurança Blindada DUPLIPORTA LDA Casas modernas
DUPLIPORTA LDA

Porta Segurança Blindada

DUPLIPORTA LDA

A escolha da soleira está directamente ligada à estética da sua casa. Se pretende um ambiente minimalista, baseado em brancos, não faz sentido optar por uma soleira de granito negro, por exemplo. Mas se, ao contrário, quiser estabelecer contaste e profundidade, essa será a escolha mais acertada.

Se é uma porta de grande passagem, tenha sempre em mente a resistência do material escolhido, procurando a estética pretendida entre os materiais mais duráveis, como a pedra.

Seja qual for a soleira escolhida, ela terá sempre de ser colada ao pavimento com um cimento especial ou ancorada ao chão por barras fixadoras com parafusos . Este trabalho não é difícil e pode fazê-lo você mesmo, mas se não se sente confiante o melhor é sempre contratar um colocador de pavimento para executar a tarefa.

Leitura recomendada: Qual é o material mais adequado para bancadas de cozinha?


Mais duas imagens de Bónus!

Qual é o seu material de eleição para a soleira da porta principal?

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!