6 Renovações Fáceis e Baratas que Transformam uma Casa

I. Gaspar – homify I. Gaspar – homify
Obra sem barulho e sujeira: Conheça as remodelações superficiais!, Congrau Engenharia Congrau Engenharia
Loading admin actions …

O confinamento e todo este tempo passado em casa levou-o a considerar a fazer umas obras em casa? Ou será que já tinha esta questão pensada e o confinamento foi o empurrão que lhe faltava?

De qualquer das formas, mais tarde ou mais cedo, a nossa casa precisa de uma manutenção, dar-lhe um aspeto atual e renovado. Não só para o nosso bem-estar e conforto, mas também para valorizar o imóvel e não o deixar cair a mercê.

E como a nossa casa é a extensão da nossa pessoa, devemos procurar fazer umas renovações que sejam à nossa imagem, mas sem entrarmos em falência! Mas como é que isso é possível? Pois bem, a conceituada empresa de Engenharia e construção – Congrau Engenharia - partilha connosco umas dicas bem simples. Como nos explicam, mesmo em tempos de teletrabalho e instabilidade económica, é possível renovar a sua casa, poupando tempo e dinheiro. De forma limpa, rápida e organizada!

Não perca as seguintes 6 dicas da Congrau Engenharia e já sabe se precisar de uma equipa competente não hesite em recorrer aos serviços desta empresa, que é mesmo irrepreensível no que faz!

1. Microcimento

Antes de mais, é importante referir que por mais a empresa de construção solicitada para o trabalho seja competente e profissional, não há como fugir de certos aspetos da obra, que incomodam, geralmente, os proprietários e vizinhos, nomeadamente: demolições, substituição de infraestruturas, regularização de estuque/gesso, remoção de cerâmicos, etc. Por isso, estas questões devem ser consideradas. Mas se os horários de obra e os prazos forem respeitados, tudo irá correr da melhor forma.

Ora bem, do ponto de vista de renovação, pode considerar um revestimento que está na boca do mundo: o microcimento! Como não gostar dele?! De facto, é material versátil, é, geralmente, utilizado em cozinhas, casas de banho, salas e quartos. Possuí diversas tonalidades, sendo possível adaptá-lo a qualquer tipo de design de interiores e decoração.

Além disso, é possível aplicar microcimento apena numa determinada parede, apresentando um maior destaque à mesma.

Todavia, por ser um material poroso, deve ser revestido com impermeabilizante ou resina, impedindo assim o contacto direto à água/humidade.

Mas atenção, por ser uma aplicação delicada e como que requer alguma técnica, o microcimento deve mesmo ser aplicado por um profissional especializado e a homify recomenda claramente a empresa Congrau Engenharia!

2. Renovação de pintura

As pinturas são imediatamente das primeiras renovações que se realizam, porque mudam mesmo o aspeto de uma casa e, inevitavelmente, estragam ao longo do tempo.

Se quiser é possível pintar apenas uma parede, para dar um efeito novidade ou para combinar com uma nova decoração.

As tintas para pintar o interior de uma casa são, normalmente, à base d’água, pelo que são subtis e não exalam tanto o odor típico do material.

O profissional deve forrar o piso e móveis contemplados na área de atuação, com manta ou rolo de papel cartão, em ordem de evitar respingos e sujidade. Um bom trabalho, confere um bom resultado!

Quase toda a gente pode pintar, agora obter um bom resultado não é para todos. Por isso, é preferível contratar uma equipa especializada em pintura, pois uma aplicação incorreta pode resultar em manchas, bolhas, gastos excessivos e discrepâncias no sentido de aplicação da tinta.

3. Execução de piso flutuante ou vinílico acima dos pré-existentes

Está cansado do seu piso? O seu piso está danificado? Então pode optar por colocar um outro piso, por cima do antigo!

O piso flutuante ou vinílico apresenta várias vantagens, pois proporciona leveza, praticidade e um excelente aspeto, portanto podem ser sobrepostos sem comprometer a estrutura da construção.

Ao optar por esta medida irá obter uma renovação do ambiente, sem ter barulho ou sugar toda a casa. Além disso, é possível encontrar pisos médios a partir de € 10/m2 e instalação (por encaixe) a partir dos € 7,5/m2.

É de salientar que, as portas devem ser ajustadas, uma vez que a altura do piso sobreposto impede ter uma correta abertura. Os rodapés e o piso radiante, se for o caso, também devem ser ajustados/alterados.

Saiba mais neste artigo: 8 tipos de revestimentos para piso, disponíveis no mercado.

4. Substituição de cor das juntas

E na casa de banho ou cozinha o que podemos fazer?

Por exemplo, se tiver cerâmicos pode dar um toque nas juntas, pois ao contrário dos cerâmicos não ficam em tão bom estado. Geralmente, os produtos químicos de limpeza, a sujidade, a gordura e mesmo o passar do tempo afetam o aspeto deles e dão uma sensação de desgaste do revestimento.

Por isso, pode optar por aplicar novas juntas, que além de ser um material económico e de fácil aplicação, ajuda a dar logo outro aspeto ao ambiente, sem ter que mudar todos os cerâmicos, que iriam encarecer o valor da obra, tanto na compra, como na instalação.

5. Renovação dos metais da cozinha e casa de banho

Continuando na cozinha e na casa de banho, pode optar por substituir o lava-loiça, cubas, misturadoras, torneiras, suportes e afins, pois são pendências relativamente fáceis de realizar e mudam logo o aspeto geral. Além disso, são peças que se danificam com o tempo e podem criar problemas, como fugas e afins.

É importante adquirir itens e equipamentos com as medidas compatíveis ao espaço que corresponde, pelo facto de evitar novos furos, recortes, remates, etc. Se tiver dúvidas e não tiver jeito para estas obras, pode sempre contratar a Congrau Engenharia.

No final, irá obter um espaço com o aspeto mais moderno e agradável e isso a um preço acessível.

Ler ainda: 8 Conceitos para Remodelar a sua Cozinha Antiga!

6. Alteração de decoração e móveis:

Alterar a decoração, os móveis ou mesmo transformar os móveis que já tem, permite dar um novo ar à sua casa.

Tome nota do que pode fazer, sem gastar uma fortuna:

  • substituir os candeeiros;
  • Trocar, recuperar ou customizar os móveis.
  • Mudar ou colocar uma nova capa ao sofá;
  • Trocar as almofadas;
  • Utilizar biombos, divisórias em madeira, estantes, entre outros elementos para dividir visualmente espaços;
  • Colocar quadros, plantas e artigos decorativos em geral;
  • Alterar a distribuição dos móveis pela casa, ou mesmo a alteração dos divisões, caso o layout da habitação o permita.

CONTACTOS da Congrau Engenharia e Construções

A Congrau Engenharia e Construções atua tanto no mercado residencial e comercial, com soluções focadas na eficiência e racionalização de custos. Seja na remodelação de imóveis ou construção de raiz!

Para mais informações deve entrar em contacto através de:

☎️ : (+351) 916 798 396

📩 : contacto@congrau.pt

www.congrau.pt

facebook.com/congrauengenharia

instagram.com/congrauengenharia

linkedin.com@congrauengenharia

Está a pensar renovar a sua casa? Vai querer fazer uma destas obras? 

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista