Casas minimalistas por VISMARACORSI ARQUITECTOS

10 fantásticas casas térreas

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Casas de um só piso são a sua perdição? Então o artigo de hoje é especialmente escrito para si! Se está a pensar comprar ou construir de raíz uma casa térrea, veja as 10 sugestões que seleccionámos, vendo qual das arquitecturas se enquadrará melhor na sua maneira de ser e, claro, no orçamento que tem disponível. Deixe-se surpreender com a quantidade de opções maravilhosas que um projecto pode vestir e fique já com mil ideias a fervilhar na cabeça para conseguir ter a casa dos seus sonhos!

Viajamos até ao sul do país?

Tocado o assunto das casas típicas do sul do nosso país, que tal esta com um ar absolutamente idílico, que combina tão bem com tardes de sol ou noites frias de inverno? É verdade: uma casa que dá para qualquer altura é o sonho de qualquer um! Além disso, os frisos coloridos dão um quê de familiar à arquitectura, que cria uma empatia quase instantânea com as pessoas que a vêem. A madeira completa a moldura e a cereja no topo do bolo é todo o espaço plano livre ao redor da casa, que permite um sem fim de actividades com ou sem amigos e família!

Um ambiente bucólico

Para os verdadeiros apaixonados por paisagens campestres, envoltas num ambiente profundamente natural, onde flores, plantas e árvores coabitam e são uma constante na paisagem, nada como ter uma casa que encaixe de uma maneira tão perfeita no quadro que se misture com todos os outros elementos. Para conseguir uma casa com estes traços, opte por linhas discretas e que não se imponham perante tudo o resto. As cores escolhidas também deverão ter o seu quê de ponderação, sendo tons como os castanhos, os brancos, cremes ou ainda os verdes os mais indicados. Uma vez que a construção já é um elemento artificial, deixe que seja essa artificialidade a destacar-se, promovendo um equilíbrio perfeito quer com a escolha dos materiais, quer com as cores.

Estilo fazenda

Se quando pensa na casa dos seus sonhos se imagina numa imensa fazenda, com cozinha rústica e um alpendre perfeito para aproveitar os finais de tarde, este é o seu sonho tornado realidade! Com traços profundamente típicos e que nos levam de imediato para uma qualquer novela ou filme de época onde a maior parte da acção dos reis do gado se passavam em sítios com imagens destas a servirem como fundo, é impossível não nos apaixonarmos de imediato! Sinónimo de liberdade e terrenos a perder de vista, esta é uma casa que prima pela simpatia e o bom acolhimento a quem vem por bem!

Com toques dos tempos modernos

Passando para uma casa com outra configuração, chegamos às casas modernas que se destacam por linhas simples e rectas, com muito minimalismo à mistura (ou será que toda a base dos projectos é esta corrente arquitectónica?). A sua aposta forte vai para a limpeza da imagem que nos oferece, sem elementos que perturbem a sua leitura. Na verdade, aparentemente desprovida de qualquer pormenor que transcenda essas linhas, é uma casa completamente family friendly no que toca à ausência de obstáculos, havendo uma maior liberdade para que as crianças corram dentro de casa como se estivessem na rua. Mas assenta igualmente bem num casal sem filhos ou até numa só pessoa. 

Quatro paredes caiadas…

Soa logo a fado, não acha? Pois bem, as casas caiadas são um ex-libris de algumas zonas do país, como o Alentejo e o Algarve, e este tipo de revestimento serve precisamente para proteger o interior dos raios solares fortes destas regiões. Gostando ou não da cal nas paredes, o branco é uma cor que assenta sempre bem em qualquer edifício, porque não cansa e combina bem com tudo! Portanto, se não é grande fã de paredes caiadas, pode sempre optar por tinta de exterior branca que lhe dará um toque sofisticado, rústico ou tradicional, dependendo da arquitectura em si, assim como de todos os outros materiais utilizados nos acabamentos. As lâmpadas de temperaturas elevadas transformam o ambiente num imenso convite impossível de resistir!

Com uma cor forte

O House - Bom Sucesso, Design Resort, Leisure & Golf, Óbidos: Casas mediterrânicas por Atelier dos Remédios
Atelier dos Remédios

O House – Bom Sucesso, Design Resort, Leisure & Golf, Óbidos

Atelier dos Remédios

Continuando no tema da cor, há sempre a opção de uma cor com personalidade, sem que para isso a queira pintar passados poucos meses. O segredo está em escolher uma que não fira a vista, pelo que tons fortes mas não berrantes são bem-vindos! Terão com certeza um enorme destaque do resto da paisagem!

Viva nas suas férias para sempre!

Este é um tipo de casa muito mais específico e que não dá para qualquer pessoa. Isto porque pode ter que abdicar de algumas coisas para ter uma casa ao estilo de um bungalow de um resort paradisíaco. A ser levado mais ou menos à letra, será uma casa com uma área útil mais reduzida, completamente rendida ao uso de madeiras na sua composição. No entanto, não haverá nada mais naturalmente bonito do que uma casa bem camuflada entre árvores e arbustos! É como uma lufada de ar fresco no final de um dia stressante de trabalho, que o vai ajudar a recuperar o fôlego e as energias para o dia seguinte!

Uma fortaleza discreta

Casa na Comporta: Casas modernas por RRJ Arquitectos
RRJ Arquitectos

Casa na Comporta

RRJ Arquitectos

Percebe-se que é uma casa por a termos incluído neste artigo, certo? Mas é uma construção altamente discreta, que passa completamente despercebida (enquanto habitação, pelo menos) a quem por ela passa. O betão em bruto faz com que, aparentemente, seja uma casa menos atraente do que as que lhe mostrámos até agora, mas os interiores são de sonho! Conheça-a melhor na página da RRJ Arquitectos e deixe-se deslumbrar com o resultado de todo o projecto!

Pense fora da caixa!

Ou dentro dela: que tal um contentor remodelado que lhe sirva de habitação? Pois é, esta é já uma escolha bastante comum e que prima pela simplicidade e pelo máximo aproveitamento de um espaço de dimensões reduzidas. No caso de ter um terreno onde não é possível construir uma casa, esta pode ser a solução ideal, pois não tem fundações e é considerada como um bem móvel. E espante-se com o que consegue fazer com ela!

Aposte no vidro

Se é do tipo de pessoa que não se preocupa com privacidade e o que gosta mesmo é de luz dentro de casa, os vidros poderão conseguir dar-lhe o que procura! Mesmo que faça questão de ter privacidade e queira tirar partido do vidro, pode sempre utilizar cortinas que o resguardem um pouco. O importante é que veja as vantagens de ter paredes envidraçadas, que claramente darão um aspecto super moderno e sofisticado à sua casa!

Qual é a sua preferida?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!