De ruínas a moradia fabulosa!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Neste livro de ideias, mostrar-lhe-emos a remodelação de uma moradia que se encontrava em mau estado de conservação com uma estrutura obsoleta prestes a entrar em colapso. Porém, era um edifício com potencial e, por este motivo, o proprietário queria dele tirar maior proveito, deixando-o entregue aos profissionais do Studio 06

A intervenção foi bem sucedida e o edifício transformou-se numa villa moderna com ambientes sofisticados. A área desenvolve-se em dois andares e a decoração em tons claros revela bom gosto. Tirou-se partido das grandes janelas que se prolongam do chão ao tecto, permitindo a passagem da luz.

Curioso? Vamos vê-la.

Antes: uma casa em ruínas

Esta é a imagem original da casa antes do trabalho de intervenção. O edifício fazia parte de uma fazenda abandonada com um ar sombrio e quase em ruínas. Era, sem dúvida, necessária uma renovação que lhe trouxesse luz e, claro está, um reforço estrutural com métodos modernos, conservando-se, porém, os elementos antigos que ainda estivessem em condições aceitáveis.

Depois: elegante e sofisticada

A remodelação foi profunda e a casa está irreconhecível. Os arquitectos conservaram alguns elementos fundamentais nesta construção, como as vigas de madeira do avançado da cobertura que aparecem na fachada principais, ao passo que outros foram modificados. As grandes janelas trouxeram-lhe um aspecto moderno e deixam-nos ver o interior com uma sala espaçosa e minimalista em plano aberto.

Depois: espaços altos com toques de cor

A sala de estar tem um ambiente refinado que em nada faz lembrar o ar abandonado inerente à casa antes da obra. As opções cromáticas não podiam ser mais acertadas. O branco do tecto traz luz, o cinza na parede, ao fundo, oferece profundidade e faz sobressair a escada que nos leva ao piso superior, e o vermelho do tabique é a cor vibrante de que este ambiente de pé direito duplo precisava.

Depois: o branco como opção principal

Do outro lado, temos a cozinha e a sala de jantar, também elas com um estilo moderno. A estética do espaço pode-se definir como sendo minimalista. Nele sobressaem os móveis escuros da cozinha que contrastam com o branco. Nesta zona, não há cores fortes, como a parede em vermelho que existe na sala. Porém, o robusto e antigo tecto em vigas assume o papel de protagonista e cria um contraste interessante com a atmosfera contemporânea.

Depois: detalhes interessantes

Terminamos com uma fotografia que ilustra um detalhe que nos intriga. Os arquitectos colocaram um painel de vidro no chão que permite uma continuidade visual com o piso inferior e assegura uma iluminação fluida. Pronto. Se calhar não é a melhor ideia para quem tem vertigens. Mas, é, certamente, um detalhe criativo nesta casa onde o rústico e o contemporâneo se encontram.

Que grande transformação! Certo? Estamos admirados com este "antes e depois" e adorámos os subtis pormenores arquitectónicos.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!