Escritório mais ergonómico: 6 dicas!!

Agata Alencoao Agata Alencoao
Loading admin actions …

Pelas mais diversas razões ter um escritório na nossa casa pode ser uma prioridade e algo em que pomos bastante pensamento e preocupação. Principalmente se o nosso local de trabalho for esse mesmo escritório é super importante que este seja super confortável, super agradável e super ergonómico. Como estará familiarizado, o conceito de ergonomia tem que ver com a forma como o nosso corpo se adapta de forma natural e simples a determinados objectos. Neste caso muito concreto, vamos escrever-lhe sobre a forma como o nosso corpo pode encontrar as melhores posturas no que diz respeito ao mobiliário de escritório. A verdade é que passamos demasiadas horas sentados em frente ao computador e isso é claramente nocivo para a nossa saúde. A primeira parte do corpo a dar sinal da fraca postura que adoptamos enquanto trabalhamos, são normalmente as nossas costas, muitas das vezes é uma dor que passa a ser crónica que nos acompanha todos os dias. Como na homify também estamos preocupados com a sua saúde, este artigo é sobre como organizar o seu escritório de forma a ele ser amigo da sua postura. Se estiver sentado, costas direitas e vamos a isto.

Elementos naturais

Escritório  por Exclusive Steel
Exclusive Steel

Stalen bureau

Exclusive Steel

Por fim e para que a o espaço seja ainda mais agradável e potencie todas as outras dicas que lhe fomos escrevendo ao logo do artigo, coloque elementos naturais no seu escritório, plantas, flores, o que mais lhe agradar, já que o que é realmente importante é ter estes elementos presentes para que o seu bem estar e prazer nas horas de trabalho se sintam ainda mais. Entusiasmado com o seu futuro escritório?! Ainda bem, se começar por este artigo, começará certamente bem!

Encontre a cadeira certa

Escritório  por mebel4u
mebel4u

Meble biurowe Syndy

mebel4u

Como todos sabemos uma das coisas mais importantes para a nossa postura tem que ver com o local onde nos sentamos. Caímos muitas vezes no erro de achar que uma cadeira grande, cara, de pele e por aí fora resolverá todos os nossos problemas, mas sabe o que temos para lhe dizer? Está totalmente errado. Claro que uma boa cadeira, tendencialmente, será mais cara do que uma baratinha, contudo mais importante do que tudo isto é cada um de nós perceber aquilo que o nosso corpo nos pede, ou seja, pelo facto de cada um ter corpos diferentes, aquilo que necessita para se sentir confortável também é variável. A regra número um para escolher uma cadeira de escritório é sentarmos-nos nela e simular uma situação de trabalho: colocarmos-nos em frente a uma secretária e imaginar que temos na nossa frente um computador onde passaremos largas horas a escrever. Para que a experiência surta realmente efeito, é necessário que se mantenha na referida posição durante alguns minutos, vá-se mexendo, vá sentindo a cadeira e por fim tire as suas conclusões. 

Ajuste a altura da secretária e do monitor

Para que a experiência que lhe propusemos no parágrafo anterior resulte há algo mais que também é importante. Ora um local de trabalho não vive sem uma secretária e nos tempos modernos sem um computador, verdade ou mentira? Assim há algo a que deve prestar atenção que tem que ver com a altura da mesa e ecrã, normalmente a solução mais fácil passará pelos ajustes da cadeira em relação a ambos, contudo, há algumas excepções em que a própria mesa também precisa de ser ajustada. Se for este o caso, tenha-o como uma prioridade e não deixe andar, quanto mais depressa tiver estas questões resolvidas, mais depressa adquirirá a postura correcta.

Teclado e rato: posição e tipo

E da mesa passamos para o teclado e rato do computador. Dependendo do trabalho que temos, podemos dar mais uso a um do que a outro, contudo – nomeadamente se usa muito o rato – aconselhamo-lo a que tenha um rato que não seja o trackpad no computador – isto no caso dos portáteis, claro está – já que o braço terá obrigatoriamente de adoptar uma posição que não é mais natural para o corpo, podendo dar origem a contraturas sérias que perturbarão o seu dia. Isto é algo super importante para quem tenha uma profissão que passa essencialmente pelo uso do computador. Muitas vezes tendemos a acreditar que são pequenas coisas sem importância, contudo muitas horas de trabalho e experiência levam-nos a dizer-lhe que não. Acredite em nós!

Considere uma secretária onde está de pé

Calma, não se assuste com o título porque temos coisas a dizer-lhe sobre o assunto. Claro que quando pensamos em trabalho de escritório somos automaticamente levados a pensar numa secretária e numa cadeira, é este o formato mais normal. Contudo e porque é necessário dar passos em frente, experimentar novas coisas e acima de tudo prestar atenção à nossa saúde temos esta sugestão para lhe apresentar. Não estamos de todo a propôr-lhe que comece a passar 8 horas do seu dia de pé em frente a uma secretária, mas antes que dessas 8 passe pelo menos 3. Faz muito bem mudar de posição enquanto trabalhamos, apesar de que na maior parte das vezes estamos tão submersos naquilo que estamos a fazer que nem nos ocorre tal facto. Se tiver oportunidade de intercalar trabalho sentado e trabalho de pé, não pense duas vezes, isto é sem dúvida o melhor para o seu corpo e para as suas costas. Experimente, vai ver que ao fim alguns dias começará a sentir diferença.

Tome atenção à sua postura e faça intervalos

Secretária Cupertino e cadeira Ottawa: Escritório  por BoConcept Lisboa
BoConcept Lisboa

Secretária Cupertino e cadeira Ottawa

BoConcept Lisboa

Se a sugestão da secretária de pé não lhe agradou nem um bocadinho, vamos tentar a coisa por outro lado. Muito, muito importante é ter consciência da sua postura, claro que é impossível estarmos sempre conscientes dela, mas é bom que de vez em quando isso nos passe pela cabeça – e que não seja só quando aquela dorzinha começa! – a par disso é também muito importante que se vá levantando e esticando um bocado os músculos e articulações, já que estes intervalos são determinantes não só a saúde do nosso corpo, coo para a capacidade de concentração. É importante tirarmos alguns momentos para desligar, para que depois possamos voltar com a cabeça mais fresca de modo a que o trabalho seja mais produtivo.

Gostou do nosso artigo?! Deixe a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!