Dicas para entreter os seus convidados em sua casa

Agata Alencoao Agata Alencoao
Loading admin actions …

Receber convidados em casa pode ser muito divertido mas por vezes desafiante. Comecemos por definir dois tipo de convidados diferentes: aqueles que são nossos conhecidos e com quem não temos assim tanta confiança e aqueles que são habitués da casa. Para este artigo interessa fazer esta separação porque na verdade ele é mais um guia para passar algum tempo de qualidade com os convidados com quem temos menos confiança e de alguma forma entrete-los. Aqui entreter não tem de todo uma conotação negativa, bem pelo contrário usamos esta palavra com a melhor das intenções, sendo que o nosso grande objectivo com este artigo é dar-lhe algumas dicas, para que todos possam passar uma bela tarde ou serão, sem que haja aquele desconforto de pessoas que não se conhecem assim tão, no fundo, no fundo o que aqui temos é um conjunto de actividades que mais facilmente quebrarão o gelo, fazendo com que o convívio e o bem estar comece a partir do momento em que os convidados chegam a sua casa. E por ser consigo, não fazemos cerimónia e dizemos-lhe para nos fazer companhia em mais um artigo.

Leve os convidados até ao jardim

Jardins clássicos por homify

No caso de ter um jardim e claro de estar bom tempo, este é sem dúvida um dos espaços de excelência para conviver. Ao ar livre e com bom tempo é sempre tudo mais fácil e as conversas fluem mais naturalmente. Portanto depois de servir a bebida pode vir até ao espaço exterior ao invés de permanecer na sala de estar. Se tiver sítio para sentar é ouro sobre azul, pois desta forma todos poderão tirar partido do tempo que passarão fora, se a tarde se prolongar e pedir mais uma bebida, traga também uns frutos secos ou uns aperitivos daqueles pequeninos que mesmo quando não temos fome nenhuma, nos sabem pela vida. É simpático e os seus convidados agradecerão.

Mostre-lhes a casa e as diversas divisões

Hotel W M ARTS: Salas de estar minimalistas por Arquitecto Aguiar
Arquitecto Aguiar

Hotel W M ARTS

Arquitecto Aguiar

A primeira dica que temos para lhe dar e que, é de resto, a mais comum quando recebemos alguém que ainda não conhece a casa é mostrar o espaço e as respectivas divisões. Se por um lado é simpático que o façamos, por outro é uma maneira de deixarmos as pessoas mais á vontade, uma vez que ficam logo a conhecer os cantos à casa e portanto uma possível ida à casa de banho ou à cozinha, já será algo que surgirá com naturalidade. Depois de os convidar a tirar casacos, pousar malas etc, leve-os até à sala de estar – já que será esta a divisão onde passarão mais tempo – e a partir daqui faça a tour. Se quiser chamar a atenção para alguma peça decorativa especial, pode sempre fazê-lo e contar um pouco da sua história – toda a gente adora histórias, certo? – e nisto, dependendo do tamanho da casa, passará logo algum tempo.

Ofereça um chá ou uma outra bebida

Depois do reconhecimento do espaço feito, é hora de relaxar – claro que a não ser que more numa mansão sem fim é realmente imperativo relaxar! – e nada melhor do que uma chávena de chá, um licor, ou outra qualquer coisa que faça companhia e que crie uma vez mais ligação entre você e os seus convidados. Posto isto, podem calmamente sentar-se a beber e encetar conversa. A verdade é que isto são apenas dicas e os convidados que recebemos são diferentes e com uns surge mais naturalmente empatia do que com outros, nada de novo é saber fazer a gestão certa.

Mostre-lhes alguma colecção que tenha em casa (música, livros, dvd's)

Moradia em São Miguel do Rio Torto: Salas de estar modernas por Modo Arquitectos Associados
Modo Arquitectos Associados

Moradia em São Miguel do Rio Torto

Modo Arquitectos Associados

Se é uma pessoa que tem interesses relacionados com música, cinema ou literatura, terá certamente alguns exemplares que gostará de partilhar com outras pessoas. Se em conversa se aperceber que determinado convidado ou convidada partilha desses mesmos interesses, porque não dirigir-se onde guarda os seus exemplares, não teremos a menor dúvida de que surgirá conversa em menos de nada. Os amantes do cinema, da literatura e  da música, têm sempre muito que conversar para além de que é sempre um privilégio partilhar conhecimento e histórias sobre estes assuntos. Normalmente são estes tipos de conversa que se prolongam por mais tempo e não é importante que os gostos sejam os mesmos, o que é realmente importante é o prazer da partilha.

Ouçam música ou um disco raro

Atmosferas | Projecto de Interiores Paula Gouveia: Salas de estar industriais por  IDesign.art by Paula Gouveia
IDesign.art by Paula Gouveia

Atmosferas | Projecto de Interiores Paula Gouveia

IDesign.art by Paula Gouveia

No seguimento do parágrafo anterior há algo mais que pode fazer e que é tão simples quanto pegar num disco e pô-lo a tocar. Se o seu convidado não conhecer, estar-lhe-à a mostrar algo de novo. Se por acaso for um disco de um artista ou banda de que ambos gostam, será um prazer ouvir em conjunto. Mais uma vez, daqui surgirão histórias, curiosidades e outros artistas cuja obra vai querer partilhar. Há quem diga que a música é uma das melhores coisas do mundo, de um ponto de vista mais pessoal – não resisto a não o fazer – não podia concordar mais, com boa música e boas canções tudo pode acontecer.

Vá para a cozinha e faça uma sobremesa com o seu convidado

Apartamento Graça: Cozinhas ecléticas por Espaço Mínimo
Espaço Mínimo

Apartamento Graça

Espaço Mínimo

Porque nem toda a gente tem especial interesse em ouvir ou falar sobre música temos uma sugestão que talvez seja um pouco fora da caixa, mas que é sem dúvida uma das que mais nos agrada aos mesmo tempo que nos faz pensar o que é que o nosso leitor vai pensar disto?! Pois bem, o que nos diz a levar os seus convidados para cozinha para fazerem uma sobremesa em conjunto – claro que se tiver um batalhão de convidados em casa, há outro tipo de actividades mais práticas! – não acha que pode ser super divertido e  no final todos irão tirar partido do tempo que ali passaram? Claro que sim! Então, escolha uma receita para a qual tenha todos os ingredientes – convém que a sobremesa lhe saia bem! – e já agora que seja algo novo, mas que não dê demasiado trabalho, ninguém vai querer passar 3 horas enfiado na cozinha! E pronto à medida que for confeccionando a receita, vão surgir perguntas, dicas, outras receitas e por aí fora, quando der por ela já a está a meter no forno ou no frigorífico! Acredite que pode ser mesmo divertido! Não ia gostar que alguém lhe propusesse o mesmo se estive numa casa de pessoas mais ou menos desconhecidas? Não há melhor quebra gelo do que este e o melhor de tudo sabe o que é?! É que todos vão comer a iguaria no final! Há que ser criativo e encontrar soluções para tudo, receber convidados em casa deve ser uma coisa boa e alegre, não concorda? Então pronto! Já tem uma série de dicas, agora comece a convidar amigos!

Gostou do artigo?! Deixe a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!