Comprar Casa em Portugal: 10 Dicas Rápidas a ter em Conta | homify

Comprar Casa em Portugal: 10 Dicas Rápidas a ter em Conta

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Downtown Luxury Apartment 3T Liiiving Hotéis modernos
Loading admin actions …

Comprar casa é um grande passo e para muitos é um objectivo na vida. Pode ser a primeira ou pode ser apenas mais uma na lista, mas todo o processo envolvido é entusiasmante e bastante exaustivo. É preciso um bom processo de pesquisa e o ultrapassar de muita burocracia para finalmente podermos dar início à grande mudança!

Neste mundo complexo do imobiliário, o mais importante é avaliar o peso que a nova casa terá no seu orçamento, mas há outros factores a ter em conta na escolha, como o tamanho da habitação, a localização, as despesas posteriores ou o momento económico do país. É do equilíbrio entre todos os factores que surge a compra ideal, que pode não ser a que sonhou, no entanto será a melhor para as suas circunstâncias.

Actualmente, devido à pandemia, vivem-se tempos estranhos, com uma procura inusitada por casas, preços que teimam em manter-se elevados e uma oferta reduzida. O amanhã só os peritos em economia e imobiliário poderão tentar prever mas, seja ele como for, para quem procura casa há sempre algumas questões que nunca podem ser esquecidas.

Hoje a homify traz-lhe 10 dicas rápidas, importantes na hora de pensar a compra da sua casa. Se este é o seu momento, tem mesmo de ler!

1 – Avalie o momento no plano económico do país

Downtown Luxury Studio Liiiving Hotéis modernos
Liiiving

Downtown Luxury Studio

Liiiving

Como já dissemos na introdução, o mercado imobiliário está bastante tempestuoso, com a habitação a valorizar, embora menos do que anteriormente.

No entanto, mais o que preço das casas, há um factor imprescindível para a compra de habitação que deve ser acautelado: – o financiamento. A melhor altura para comprar casa é quando o crédito à habitação está facilitado, como agora em que as taxas estão em mínimos históricos e os bancos estão a cobrar menos pelo financiamento (o famoso spread está baixo).



2 – Avalie o seu momento económico

3 Bedroom Apartment in Cascais (Costa da Guia) NOOK PROPERTIES
NOOK PROPERTIES

3 Bedroom Apartment in Cascais (Costa da Guia)

NOOK PROPERTIES

Nunca é demais lembrar: – a compra de uma casa representa um esforço muito significativo no orçamento mensal das famílias, pelo que a sua situação económica deve ser devidamente analisada antes de avançar com a compra.

Verifique se tem o suficiente para a entrada no banco, para o sinal na imobiliária e para todas as despesas inerentes à compra. Pese o seu momento profissional e o do seu companheiro, se existir, e não se esqueça de estudar também quanto irá pagar pela casa no futuro, para além da despesa do empréstimo, com seguros, IMI, condomínio, manutenções, etc.


3 – Avalie as suas necessidades

Precisa de quantos quartos? Precisa mesmo de um jardim tão grande? Só quer uma casa nova ou uma usada também serve? Se for usada, em que condições a aceita? Tem margem para renovações?

Lembre-se de que tudo influencia nos gastos, por isso, mesmo que consiga comprar uma determinada casa não significa que deva fazê-lo devido aos custos futuros. Resista à tentação de pensar quanto maior melhor.

4 – Seleccione cuidadosamente o financiamento

Faça simulações em diversos bancos, não se limite ao seu banco do costume. Por vezes os bancos têm muito boas campanhas de captação de clientes, com spreads mais baixos e regalias que devem ser bem avaliadas.

5 – A localização importa

Luxury River View Apartments Liiiving Hotéis modernos
Liiiving

Luxury River View Apartments

Liiiving

A localização tem grande importância e ela vai além das suas necessidades imediatas. Quando iniciar a escolha da sua casa estude também o seu potencial futuro, ou seja, como será se a tentar vender daqui a alguns anos, porque todos sabemos como a vida muda num ápice.

Os acessos, escolas, supermercados, projectos a médio prazo para a região ou cidade, a proximidade de bairros problemáticos… Tudo isto e muito mais vai ditar se a sua casa será ou não valorizada no futuro. Também pode usar a falta destes atractivos para baixar o preço do imóvel, por exemplo.

6 – Faça uma avaliação rigorosa ao imóvel

Rima Design - Casa de banho Rima Design Casas de banho escandinavas
Rima Design

Rima Design – Casa de banho

Rima Design

Em casas novas, avalie acabamentos, qualidade dos materiais e design de interiores, posicionamento solar e até o prestígio do construtor. Numa casa usada acrescente a estes factores o estado de conservação do imóvel.

7 – Analise toda a documentação do imóvel

Plantas, licença de habitação, certificado energético, as dívidas de condomínio, propriedade, usufruto ou arrendamento… Qualquer falha documental ou ilegalidade estrutural pode implicar novas licenças ou encargos futuros para si.

8 -Tenha e atenção o edifício

Se vai comprar um apartamento verifique o estado geral de conservação do edifício, incluindo espaços comuns e fachada. Questione sobre quando foi efectuada a última manutenção do prédio, e como estão as finanças do condomínio, pois se tiver sido há muito tempo os custos partilhados da próxima manutenção vai recair sobre o novo proprietário, ou seja sobre si, e terá de incluí-los nas suas despesas a curto prazo.

9 – Perspetive remodelações de curto prazo

Cozinha em termolaminado bicolor Desenho Branco Cozinhas minimalistas
Desenho Branco

Cozinha em termolaminado bicolor

Desenho Branco

Mesmo na compra de uma casa nova é importante avaliar os custos de manutenção e eventuais remodelações futuras, mas numa casa usada este é um factor crucial, que pode influenciar muito no preço final da casa. Um apartamento pode até ter um preço convidativo, mas se tiver que fazer remodelações extensas rapidamente vai verificar que esse preço sobre muito. Mesmo assim pode negociar bem o preço da casa, para depois ter margem financeira para ter uma cozinha remodelada maravilhosa, como esta da DESENHO BRANCO.


10 – Negocie sempre

Downtown Luxury Apartment 3T Liiiving Hotéis modernos
Liiiving

Downtown Luxury Apartment 3T

Liiiving

Resista à tentação de ceder de imediato à paixão, mesmo que pense que aquela é a casa certa para si. Tente negociar sempre, usando argumentos como manutenções e remodelações futuras, eventuais problemas do imóvel, ou outros factores que sejam úteis para ajudar a baixar o preço. Mas evite demorar a decidir, porque num mercado competitivo a sua oferta pode ficar rapidamente para segundo plano.

Se decidiu enveredar pelo mundo da construção, leia também o artigo Como construir uma casa em Portugal.


Já teve a experiência de comprar uma casa? Houve algum factor destes que não teve em conta?
Casas inHAUS Casas modernas

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!