O irresistível top 10 de casas contentores

LuciPais – homify LuciPais – homify
Google+
Loading admin actions …

A tradição já não é o que era. Aqui entre nós: E ainda bem! O que antes seguia-se à risca em termos de arquitetura, já faz parte do passado. Ousou-se fazer diferente. E por que não ter uma casa contentor num espaço de sonho, no meio do nada? Quem sabe mesmo naquele terreno que pertence há vários anos à família… Uma proposta, no mínimo, tentadora!

São cada vez mais as pessoas a optar por este tipo de construção que funciona da forma mais brilhante. Dentro de um contentor tem e encontra tudo o que numa dita casa normal. Vamos por partes, mas primeiro tem de se deliciar com as imagens que se seguem.

Planeamento, à semelhança de tantas outras coisas na vida, é sagrado.  

Uma casa cheia de luz

Uma casa modular não com um, mas sim dois pisos, o que querem de melhor? Dois andares em que o vidro domina em todas as fachadas, deixando penetrar para dentro de casa a luminosidade natural e a vegetação, criando à casa um ambiente muito especial e atrativo. 

Um casa apelativa, pelas suas linhas simples e modernas, pela sua madeira clara do terraço que permite um espaço de jardim agradável para uns sofás ou umas mesas. Uma casa modular única que procura brilhar e expandir beleza em qualquer canto do mundo, prometendo vistas encantadoras em recantos mágicos… É esta que pretende montar no tal lugar?!

Cheias de vida

Acredite que não vai querer ficar apenas por esta imagem. Vai clicar e querer ver cada pedacinho deste colorido projeto que nos faz desejar uma casa igual, neste preciso momento. Começamos de imediato a fazer contas de cabeça e a projetar uma casa contentor.

Se na parte de cima da casa, encontra os quartos, na parte de baixo há toda uma área dedicada ao convívio. Neste caso, funcionam como casas para férias, mas facilmente nos imaginamos ali a viver o ano inteiro e quem sabe com amigos e familiares por perto.

Contentor para toda a família

A noite cai. Ao longe parece mais uma simples casa, mas há medida que os metros se encurtam transforma-se numa bela e inesquecível casa contentor, usada por uma família. Trata-se, simplesmente, mas de forma autêntica, de uma residência construída a partir de vários contentores. 

Na planta, disponibilizada nas páginas da homify, referente a este projeto, pode apreciar um edifício, composto por três volumes distintos. Dois térreos e um superior, dando esta magnífica e acolhedora imagem. Simples contentores transformaram-se numa autêntica e funcional residência.

Bonita, não é?

Ainda não é habitual encontrar casas contentores nas paisagens habitacionais. No entanto, é algo que já se encontra com mais frequência, pela originalidade e facilidade com que se coloca nos terrenos. Em Portugal, já há várias empresas especializadas a trabalhar nesta área.

É através das casas contentores que a expressão mudar de casa faz todo o sentido. Pelo seu tamanho e peso, facilmente se transportam para diferentes localizações geográficas. E acrescenta-se o facto, dito por especialistas, de terem uma durabilidade de cerca de 90 anos. 

Contentor em português

A partir de um projeto da Grau Zero Arquitectura, trazemos uma casa contentor pensada para dias de férias. A casa foi projectada usando contentores marítimos, permitindo a utilização de grandes áreas com um custo de construção relativamente baixo.

Ao nível da entrada encontram-se as áreas sociais, uma pequena cozinha e as zonas de estar e de jantar. Optou-se por uma disposição em U, permitindo a extensão das áreas sociais interiores para o exterior, criando uma maior sala de estar. No primeiro andar, desta casa contentor, encontram-se as áreas privadas. 

Casa com história

Casas modernas por Studium Saut Arte & Interiores
Studium Saut Arte & Interiores

Loft Sustentável – Ambiente da Casa Cor SC 2015

Studium Saut Arte & Interiores

Foi em 1987 que a patente das casas contentores foi registada por Phillip Clark. A patente foi-lhe concebida passados dois anos. A verdade e que tem sido a fonte de inspiração para tantos outros projetos arquitetónicos. 

Escolher um contentor, é reciclar, é dar vida a algo que, na maioria das vezes, estava num canto abandonado. Há, no mercado, como já referimos anteriormente, empresas que se dedicam exclusivamente a este ramos de negócio de transformação, porque há portas e janelas para abrir. 

Conforto em família

Casas modernas por homify

Para muitos, uma casa contentor é considerada uma alternativa viável, económica e prática às casas tradicionais. Dado o custo mais reduzido, podem usar-se energias amigas do ambiente, tornando-as auto-sustentáveis. 

Talvez, esta imagem, tenha a disposição mais interessante e nos faça lembrar uma casa habitual, não fosse o material exposto. Uma varanda, janelas grandes e ainda um alpendre, óptimo para as noites de verão. Uma casa bonita e confortável para toda a família. 

Amiga do ambiente

Casas modernas por Ecosa Institute
Ecosa Institute

Container home front street view

Ecosa Institute

Talvez numa casa contentor, seja mais fácil aplicar elementos amigos do ambiente, já que os custos de constrição são mais reduzidos, pode canalizar-se uma verba maior para este feito. Além disso, todos os elementos exteriores, bem como a cor escolhida para pintar os contentores, apontam para o verde. Pensar verde é pensar no meio que nos envolve e querer protegê-lo. Uma responsabilidade de todos nós.

Como em qualquer outra habitação, pode aplicar painéis solares e recetores das águas da chuva, com o objetivo de reutilizar. 

Em madeira também se forra

É talvez a casa contentor mais surpreendente e provocadora que apresentamos. A escolha da madeira para forrar o exterior do contentor não podia ser mais acertada. Uma opção que ajuda a integrar a habitação no espaço envolvente. 

As paletes afinal ainda dão para muito mais coisas, do que as habituais mesas e cadeiras. Seja atrevido no momento de decorar a sua casa contentor, poderá torná-la o centro das atenções em poucos segundos. A forma como foi pensada esta casa, garantem os arquitetos, reduz o consumo de energia em cerca de 70%, em comparação com os habituais sistemas.

E, agora, por dentro!

Já lhe mostramos a parte de fora da casa contentor forrada em madeira, não resistimos e temos de lhe mostrar também o interior. Um interior colorido, num estilo industrial. À semelhança do exterior, também aqui não faltam elementos reciclados, mas desta vez encaminhados para a decoração. Repare nos candeeiros!

Nos dias de hoje, a casa contentor é considerada como uma alternativa viável, económica e prática às casas tradicionais. Confesse já está a pensar em que região gostava de ter uma casa contentor… Mas há muitas mais casas modulares que pode apreciar nas páginas da homify.

Também gostava de viver numa casa contentor?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!