Decoração Original para Jardins: Uma Lufada de Ar Fresco Para Receber o Verão | homify Decoração Original para Jardins: Uma Lufada de Ar Fresco Para Receber

Decoração Original para Jardins: Uma Lufada de Ar Fresco Para Receber o Verão

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Instalação de plantas fiu suspensas na decoração de um evento fiu jardins, lda. Jardins modernos
Loading admin actions …

Os dias quentes já são mais do que os frios e é grande a vontade de passar tempo de qualidade ao ar livre. Abril é um óptimo mês para começar a cuidar do seu jardim – do ponto de vista da jardinagem, o início da Primavera é a altura certa para cultivar e tratar das plantas – e para preparar tudo para o Verão de forma a poder desfrutar deste espaço com todo o conforto e na companhia de quem mais gosta. Por norma, dedicamos mais atenção ao interior da casa, o que não deixa de ser normal visto que é onde passamos mais tempo, mas não é necessário um orçamento avultado para criar um jardim supimpa! Basta fazer as escolhas certas e ser criativo.

Hoje, dedicamos o nosso artigo a jardins e deixamos-lhe algumas sugestões para fazer uma decoração original para jardins. Por vezes, basta uma peça fora de comum para impregnar o espaço de personalidade, um detalhe de encher o olho ou uma escolha inesperada ou improvável.

Note-se que todas as imagens que ilustram este artigo correspondem a projectos levados a cabo por profissionais/empresas portuguesas cujos nomes encontra sob cada fotografia.

Vamos até lá fora?

1. Uma tenda no jardim

QUERIDO MUDEI A CASA EPISÓDIO#2410 Homestories Jardins escandinavos
Homestories

QUERIDO MUDEI A CASA EPISÓDIO#2410

Homestories

Começamos por uma sugestão que fará as delícias de miúdos e graúdos: uma tenda tipi no jardim. É perfeita para organizar tardes e serões divertidos em família e estimular a imaginação e o lado aventureiro de todos aí em casa. Com a iluminação devida e mais almofadas, pode usá-lo como ponto de referência para fazer um piquenique, ler histórias, assar marshmallows, fazer uma sessão de fotografias para mais tarde recordar ou, pura e simplesmente, aproveitar o recato que ela traz para descansar, ler um livro, ouvir música ou fazer uma sesta. Ah! E é muito provável que o seu animal de estimação também adore a ideia! As almofadas vão-lhe parecer muito interessantes para dormir umas sonecas!

2. Reciclar, restaurar, renovar!

Jardim piso terreo - Prédio Rústico em Carcavelos - Lisboa adoroaminhacasa Jardins minimalistas
adoroaminhacasa

Jardim piso terreo – Prédio Rústico em Carcavelos – Lisboa

adoroaminhacasa

Para quê comprar peças novas quando há tantas peças antigas à espera de uma segunda oportunidade e que podem ser reaproveitadas? Neste jardim, por exemplo, construíram-se prateleiras com a madeira dos tabiques reciclada para servirem como suporte aos objectos antigos existentes na casa, plantas e o que quer que seja que se pretenda sobre elas colocar. O jardim tem, ainda, cadeiras vintage restauradas e pintadas com cores néon vibrantes e alegres e uma banheira antiga também pré-existente na casa! É um projecto verdadeiramente ecléctico, original e pouco dispendioso! Se não tem peças antigas, pergunte a amigos e a familiares se têm algumas que lhe possam dispensar e procure em lojas de velharias e flea markets.

3. Personalize paletes de madeira

O Terraço do Cookie Rima Design
Rima Design

O Terraço do Cookie

Rima Design

E por falar em reciclar, não podíamos deixar de incluir uma fotografia deste projecto de decoração que fez exclusivo uso de objectos que os donos da casa já possuíam. A reciclagem e a originalidade andam indelevelmente de mãos dadas. Um objecto que seja recuperado e personalizado por si será sempre único! As paletes de madeira são perfeitas para o efeito. Pode pintá-las da cor que quiser e torná-las mais confortáveis com almofadas variadas que pode ir trocando sempre que desejar!

4. Decore as paredes com objectos incomuns

Decoração de jardim Krakatoa Jardim JardimAcessórios e decoração
Krakatoa Jardim

Decoração de jardim

Krakatoa Jardim

Há vida nas paredes do seu jardim e não nos referimos apenas às plantas que por elas podem trepar. Pelas mãos da Krakatoa Jardim, chega-nos este recanto de um jardim onde a peça rústica que decora a parede assume evidente destaque. O formato redondo e as plantas que a emolduram criam uma composição harmoniosa que nos lembra jardins japoneses.

5. A originalidade e o conforto do mobiliário

Se o seu jardim é amplo e tem piscina, então é oportuno criar diferentes zonas: uma de apoio à piscina, com espreguiçadeiras, uma de estar, para socializar com os seus amigos e familiares, e outra de refeições.

Neste projecto, o simples facto de se terem escolhido espreguiçadeiras verdes para alternar com as brancas já fez toda a diferença para dar vida à zona da piscina e, de certa forma, criar um elo entre a decoração e as plantas.

Por outro lado, a zona de estar acomoda peças próprias para exterior, mas com formas mais orgânicas e sinuosas que contrapõem as linhas modernas das espreguiçadeiras. A cadeira com costas altas tem uma presença particularmente majestosa.

6. Brinque com as escalas

HOUSE IN SANTO ESTEVÃO AJIMOS Jardins rústicos
AJIMOS

HOUSE IN SANTO ESTEVÃO

AJIMOS

Os candeeiros são bons aliados para criar um ponto focal num espaço, seja ele de interior ou de exterior. Por mais simples que seja a decoração, um candeeiro fora do vulgar será sempre uma boa adição para o tornar realmente especial. Para uma zona de refeições ao ar livre, sugerimos que brinque com as escalas e ilumine a sua mesa com dois candeeiros grandes que, ao cair da noite, criarão um ambiente extremamente intimista e, claro, muito confortável.

7. Escolha cadeiras contrastantes

Project - Amoreiras Family Home LojaQuerido by Ana Antunes Jardins clássicos Preto
LojaQuerido by Ana Antunes

Project – Amoreiras Family Home

LojaQuerido by Ana Antunes

Em vez de comprar aqueles conjuntos de mesas e cadeiras exactamente iguais, considere apostar em cadeiras que, pela cor ou padrão, criem um contraste com a mesa e tornem a sua zona de refeições mais interessante e apelativa. Não precisa de fazer uma escolha exuberante. Um padrão às riscas, com a intemporal combinação preto e branco, tal como se vê na imagem, é quanto basta para o conjunto sobressair.

8. Instalação de plantas

Instalação de plantas fiu suspensas na decoração de um evento fiu jardins, lda. Jardins modernos
fiu jardins, lda.

Instalação de plantas fiu suspensas na decoração de um evento

fiu jardins, lda.

Os jardins com zonas cobertas abrem uma panóplia de oportunidades no que toca à decoração. Uma pérgola ou uma estrutura com vigas, por exemplo, permitem-lhe fazer uma instalação de plantas e luzes digna de capa de revista. A da imagem foi pensada e executada para um evento, mas pode inspirar-se nela para fazer algo similar, e em menor escala, no seu jardim. Os vasos suspensos em macramé são muito úteis para chegar a um resultado tão idílico quanto este!

9. Almofadas e tapetes para o estilo boémio

Tapetes no exterior? Sim! Para um jardim de estilo boémio, são um acessório quase incontornável. Pode até usar dois e sobrepô-los. Não tenha medo de misturar cores e padrões. No jardim, a ideia é criar uma atmosfera descontraída e despojada. Os tapetes, para além de protegerem o chão, trarão conforto ao espaço e os tapetes de estilo boho (ou boémio), pelas suas cores vívidas, padrões ricos e texturas diversas são uma excelente forma para enriquecer o espaço e apelar aos sentidos.

10. Para um jardim mais clássico

Project - Amoreiras Family Home LojaQuerido by Ana Antunes Jardins clássicos Preto
LojaQuerido by Ana Antunes

Project – Amoreiras Family Home

LojaQuerido by Ana Antunes

Terminamos com uma ideia para os nossos leitores que se identificam com um estilo mais clássico. Cores sóbrias e materiais luxuosos também têm espaço no jardim. Decore a mesa de centro e a de refeições com objectos requintados, daqueles que estamos habituados a ver apenas no interior, mas que vão vão fazer o seu jardim saber a casa. A atenção ao detalhe será sempre reveladora da dedicação depositada num projecto.

  • Veja aqui projectos dos arquitectos paisagistas registados na homify.
De que ideia mais gostou? Deixe-nos o seu feedback na caixa de comentários!
Casas inHAUS Casas modernas

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!