Tapetes e Carpetes - 15 Inspirações para Dar mais Conforto à sua Casa | homify

Tapetes e Carpetes – 15 Inspirações para Dar mais Conforto à sua Casa

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Projectos Residenciais SUGO CORK RUGS Salas de estar mediterrânicas
Loading admin actions …

Grandes, pequenos, coloridos ou neutros, lisos ou com padrão, mais altos ou mais baixos, nós não nos importamos – adoramos tapetes e carpetes!

Esta paixão não é partilhada por todos, claro. Para alguns, em especial para pessoas com alergias respiratórias, os tapetes representam locais de acumulação de pó e de ácaros, difíceis de limpar. Mas até para estes há soluções, através de tapetes de fibras especiais antialérgicas, que facilitam a sua limpeza e desinfecção, porque uma casa fica sempre mais acolhedora e bonita com tapetes!

Se, tal como nós na homify, é apaixonado por tapetes e carpetes, vai amar este artigo. Temos para si 15 imagens inspiradoras com tapetes belíssimos que complementam a decoração e que podem dar-lhe o incentivo certo para renovar os espaços de sua casa, e algumas dicas para usar na hora de escolher. Não perca!

1 – Inspiração rústica para um espaço descontraído

Se gosta do estilo rústico, cheio de artesanato e com um espírito descontraído, esta sala da autoria da RAFAELA FRAGA BRÁS DESIGN DE INTERIORES & HOMESTYLING é a inspiração certa para si. O pavimento de tijoleira cerâmica ocre pode ser frio, mas a presença do tapete artesanal, com cores de terra, cria a necessária sensação de conforto e aconchego. A presença de materiais naturais e de peças de artesanato acentuam esse carácter natural, muito associado ao estilo rústico ou campestre. Para construir um ambiente com esta vibe em sua casa, aposte num tapete de fibras naturais feito à mão. Uma manta de lã natural e tradicional pode ser uma escolha perfeita.

2 – Moderno abstrato

Sheraton, Vancouver, Canada Ferreira de Sá Salas de estar modernas
Ferreira de Sá

Sheraton, Vancouver, Canada

Ferreira de Sá

Os ambientes modernos tendem a ser monocromáticos, muitas vezes baseados em tons neutros, mas isso não significa ausência de cor! Pode sempre acrescentar toque de cores através dos acessórios, de um ou outra peça de mobiliário e, claro, através dos tapetes.

Estes tapetes que parecem autênticos quadros abstractos são uma opção que se destaca sobre a base neutra para dar muito dinamismo ao espaço de base neutra.

3 – A força que vem dos tropicos

Se gosta de ambientes fortes, exóticos, que marquem pela diferença, esta é a inspiração para si! Aposte em cores vibrantes e em padrões animais, mas sem cair em exageros. Um simples tapete a imitar uma pele de zebra é suficiente para dar ao ambiente o tom tropical exótico que procura.

4 – O apelo da tradição sofisticada

A tradição nunca sai de moda, mas ultimamente temos visto um ressurgir do interesse em peças artesanais portuguesas, seja qual for a região de onde provêm. Os tapetes de Arraiolos foram são e serão para sempre uma opção de excelência, mas actualmente já nem precisam de ser tão clássicos como que que vê na imagem, pois há artesãos a produzirem obras com padrões que se adequam a qualquer estilo, mesmo as mais minimalistas.

5 – Inspiração eclética

Hall de Entrada ou Corredor (amplos e organizados) SweetYellow Corredores, halls e escadas modernos Acabamento em madeira
SweetYellow

Hall de Entrada ou Corredor (amplos e organizados)

SweetYellow

Este hall de entrada é verdadeiramente surpreendente e diferente. O espaço agrega influências de origens diversas, com a linha comum de um passado clássico, e neste contexto o tapete com um padrão de influências astecas assenta na perfeição.

As combinações eclécticas podem resultar em ambientes muito originais e diferentes, mas também podem resultar em autênticos desastres de estilo. Por isso, se tiver dúvidas sobre o uso de um padrão ou de uma combinação de cores, aposte em elementos mais lisos e neutros até ganhar a confiança e o sentido de harmonia necessários para ser bem sucedido.

6 – Inovação nos materiais, beleza na forma

Quinta do Lago SUGO CORK RUGS Salas de estar mediterrânicas
SUGO CORK RUGS

Quinta do Lago

SUGO CORK RUGS

Este tapete tão delicado e bonito representa um pouco do poder inventivo e inovador dos nossos artesãos. Ele é feito de cortiça, lã e algodão e é produzido com técnicas de tecelagem tradicionais, o que produz uma estética única, natural e amiga do ambiente.


7 – Fibras naturais, estilo escandinavo

Sala comum Rima Design Salas de estar escandinavas
Rima Design

Sala comum

Rima Design

Um dos preceitos que apoia a estética nórdica é a da utilização de materiais naturais na sua composição. A madeira, o algodão, a juta, a lã, o vime e tantos outros materiais são presença obrigatória em vários elementos das composições decorativas. Se este é o seu estilo inspire-se nesta imagem da RIMA DESIGN e aposte num tapete em juta para a sua casa. Ele vai ser resistente e ecológico, tornando os seus ambientes mais confortáveis.


Na sequência da proposta anterior, e incluída no mesmo estilo, mostramos agora o conforto e a imagem perfeita que um tapete de lã natural adiciona a um quarto.

8 – Uma carpete, conforte que se expande

As carpetes são simplesmente tapetes gigantes, que cobre muito maior área do pavimento e às vezes todo. Esta opção traz um conforto térmico e acústico único, embora possa complicar bastante a limpeza. Nesta imagem inspiradora, a carpete envolve a cama e funciona em prolongamento cromático desta (a fixa periférica bordaux tem um tom idêntico ao da cama), dando-lhe o devido destaque.

9 – Simplicidade que funciona

Mobiliário de quarto Bedroom furniture www.intense-mobiliario.com Frank http://intense-mobiliario.com/product.php?id_product=3461 Intense mobiliário e interiores QuartoCamas e cabeceiras Madeira
Intense mobiliário e interiores

Mobiliário de quarto Bedroom furniture www.intense-mobiliario.com Frank http://intense-mobiliario.com/product.php?id_product=3461

Intense mobiliário e interiores

O contraste entre o branco e o preto é uma dualidade eterna em decoração, mas os ambientes decorados nestes tons devem ser muito bem equilibrados, para evitar que fiquem demasiado escuros. É importante apostar em simplicidade para destacar os elementos ao invés da cor e é por isso que este tapete preto e fofo funciona tão bem neste espaço – o branco domina o ambiente deixando o tapete brilhar com todo o apelo de conforto das suas cerdas longas e macias.

O branco total que atinge a própria carpete que cobre o pavimento deste quarto tão luminoso torna-se ainda mais intenso em comparação com a profundidade dos tapetes quarto pretos da imagem anterior. Uma ideia linda e maravilhosamente confortável, que nos deixa com vontade de enterrar os pés nus nesta carpete branquinha!

10 – Uma carpete comprida para espaços mais estreitos

Hall de entrada Lagom studio Corredores, halls e escadas escandinavos Pedra Branco
Lagom studio

Hall de entrada

Lagom studio

As carpetes compridas estreitas eram um must das casas antigas, frutos dos inevitáveis corredores, e por isso caíram em desuso durante um tempo. Mas agora, com a volta ao passado desencadeada pelas inspirações retro usadas em composições contemporâneas, como esta da LAGOM STUDIO.

Estas carpetes ficam perfeitas em corredores e halls de entrada, mas não se limitam a esses espaços… Pode usar este tipo de carpetes estreitas e compridas em cozinhas, por exemplo, para apoio à bancada, sempre em materiais laváveis e duráveis. Outra ideia para este formato de carpetes é destacar um móvel de sala. Apesar de serem muito bonitas, estas carpetes são um pouco mais perigosas do que os tapetes mais largos, porque são mais fáceis de enrolar nas pontas, causando quedas, por isso certifique-se de que coloca antiderrapantes para evitar que isso aconteça.

11 – Um tapete a lembrar o mar

Há tapetes caros e tapetes baratos, mas os tapetes sala devem ser sempre muito bem pensados e escolhidos, porque vão estar em total destaque no nosso dia-a-dia. Nesta imagem, por exemplo, o tapete é o elemento mais marcante da composição de design de interiores, e se ele não tiver a necessária qualidade, isso vai notar-se a breve trecho.

12 – Inspirações para o quarto dos mais pequenos

Os quartos dos bebés e das crianças são sempre espaços cuja concepção é muito especial. Além das conveniências estéticas e cromáticas, que devem acomodar a fase da vida do pequeno utilizador do espaço e dos seus papás, há ainda as condicionantes de ordem higiénica, porque tudo nestes quartinhos deve poder ser limpo com facilidade.

Neste quarto da THE SPACEALIST – ARQUITECTURA E INTERIORES os designers de interiores incluíram um delicado tapete com motivos geométricos. Se gostou tanto da composição como nós, mas está a trabalhar com um orçamento controlado, vai gostar de saber que na secção de tapetes e carpetes ikea encontra peças com um efeito parecido e que cumprem com os requisitos de higiene.

Quarto de Bebé In&Out Quartos de criança modernos
In&Out

Quarto de Bebé

In&Out

Terminamos com uma imagem deliciosa e muito inspiradora – um tapete redondo é uma escolha menos usual em tapetes, mas que cria um efeito muito decorativo nos espaços, sobretudo quando os restantes elementos são mais rectilíneos.

Adoramos como os círculos concêntricos atraem o olhar sem roubar protagonismo aos restantes detalhes nos mesmos tons.

Para mais inspirações de quartos de crianças veja também o artigo ’Design de interiores para quartos de crianças e bebés em Lisboa’.


Qual destes ambientes cobiçou para si?
Casas inHAUS Casas modernas

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!