Como usar quadros na decoração: 8 dicas e 20 imagens para se inspirar! | homify Como usar quadros na decoração: 8 dicas e 20 imagens para se inspirar!

Como usar quadros na decoração: 8 dicas e 20 imagens para se inspirar!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
O Quarto do Rodrigo e da Sofia Homestories Quartos escandinavos
Loading admin actions …

Os quadros são peças-chave na decoração de uma casa, podendo mesmo surgir como inspiração para a mesma. As cores ou formas de uma pintura, por exemplo, podem dar o mote para decorar o resto de uma sala, de um quarto ou de qualquer outra divisão. Paredes despidas e ambientes sem alma transformar-se-ão com a adição de quadros. As molduras podem conter obras de pintura, litografia, gravuras, fotografias, frases que, por uma razão ou outra, lhe falem ao coração, e assim por diante.

O grosso dos projectos de design de interiores e decoração levados a cabo pelos profissionais registados na homify contêm quadros e a verdade é que compor quadros e criar galerias/murais nas paredes com eles é uma arte. Apesar de não haver regras de ouro, há algumas ideias a reter para criar composições harmoniosas. Pelo contrário, também pode optar por apenas uma obra impactante em vez de criar uma galeria.

Para o inspirar, partilhamos consigo oito dicas e 20 ambientes decorados com quadros. Veja-os e escolha aquele com que mais se identifica!

1. Composição assimétrica com quadros de diferentes tamanhos

sala estar - espaço de refeições Staging Factory Salas de estar modernas
Staging Factory

sala estar – espaço de refeições

Staging Factory

Apartamento T1 Misericordia - Lisboa EU LISBOA Salas de estar clássicas
EU LISBOA

Apartamento T1 Misericordia – Lisboa

EU LISBOA

Começamos por dois espaços em que os quadros de diferentes tamanhos formam uma composição assimétrica. É uma óptima solução para quem pretende criar um ambiente mais despojado e informal. Os quadros podem conter imagens do mesmo género ou diferentes e não têm que ter todos molduras da mesma cor ou estilo. Aliás, até os espaçamentos entre quadros podem ser desiguais. Para uma composição mais ecléctica e original, aposte nestes contrastes e deixe a sua criatividade fluir.

2. Composição simétrica com quadros do mesmo tamanho

Apartamento Lisboa Espaço Mínimo Quartos escandinavos
Espaço Mínimo

Apartamento Lisboa

Espaço Mínimo

Apartamento Paço de Arcos DV Arquitecto Quartos modernos
DV Arquitecto

Apartamento Paço de Arcos

DV Arquitecto

Por outro lado, pode compor uma galeria de molduras dispostas de forma simétrica e organizada, especialmente se a sua ideia for criar um ambiente com uma estética clean. Ao contrário das galerias assimétricas, para uma galeria assim, deve tirar medidas e usar um nível para garantir que as molduras ficam perfeitamente alinhadas. Comece pela parte central do mural, colocando uma moldura (ou um quadro) precisamente a meio. Depois dessa moldura estar pendurada, marque os intervalos com um lápis e marque linhas colocando fita-cola na parede (fita de pintor é ideal para este projecto). É um processo que exige perfeccionismo, mas o resultado compensa!

3. Um único quadro

Project - Small Contemporary Living Room LojaQuerido by Ana Antunes Salas de estar modernas Cinzento
LojaQuerido by Ana Antunes

Project – Small Contemporary Living Room

LojaQuerido by Ana Antunes

Entrada da Sala Gold Ocean Corredor, hall e escadasAcessórios e decoração Azul
Gold Ocean

Entrada da Sala

Gold Ocean

Mas nem sempre os quadros têm que estar integrados numa galeria. Há muita beleza na arte solitária e uma peça realmente especial (ou grande) dispensa estar escoltada por outras. Se preferir esta abordagem, pode pendurar o quadro mesmo no centro, alinhado com o móvel, ou mais puxado para um dos lados. Escolha um quadro que lhe desperte algum tipo de emoção e que, de uma forma ou de outra, transmita a sua personalidade.

Para dar ênfase a esse quadro, pode acompanhá-lo por um aplique de luz. A iluminação é muito importante. Não adianta escolher o melhor local para o quadro se não há luz a incidir sobre ele a dar-lhe ênfase.

4. Quadros em paredes onde se destacam

Projecto de Decoração / Decoration Project: Chiado_Lisboa IN LIGHT - Concepção de Espaços, Lda. Salas de estar ecléticas
IN LIGHT – Concepção de Espaços, Lda.

Projecto de Decoração / Decoration Project: Chiado_Lisboa

IN LIGHT - Concepção de Espaços, Lda.

Os quadros tendem a ser colocados em paredes com especial exposição ou importância dentro de um espaço (a que está por detrás do sofá, do móvel de televisão ou da cama, por exemplo) que são também as paredes contra as quais estão encostados os móveis principais que beneficiam da presença dos quadros para que se gere uma composição mais equilibrada.

5. Quadros pousados

MORADIA ALENTEJO Artica by CSS Quartos modernos
Artica by CSS

MORADIA ALENTEJO

Artica by CSS

Os quadros não têm necessariamente que estar suspensos nas paredes, até porque nem sempre é possível furá-las (em casas arrendadas, por exemplo). Mas, se já tem prateleiras ou se tem estantes, nichos ou paredes com alguma saliência (como que saídas), pode encostar os quadros, tal como se vê nas imagens acima. Disponha-os lado a lado, de forma organizada, sobreponha-os ligeiramente ou escolha apenas um quadro.

6. Decore uma parede inteira com quadros

APARTAMENTO LISBOA Artica by CSS Salas de estar clássicas
Artica by CSS

APARTAMENTO LISBOA

Artica by CSS

Adoramos a ideia de decorar uma parede inteira com quadros: em altura e em largura, do chão ao tecto, da esquerda à direita. Também aqui, pode criar uma composição simétrica ou assimétrica e alternar pinturas com fotografias de família ou usar apenas fotografias e criar uma parede carregada de bons momentos e memórias! Inspire-se na da imagem acima!

7. Use quadros na casa de banho

Tendemos a reservar os quadros para os quartos e para a sala, mas decorar as paredes da casa de banho com quadros é um verdadeiro statement, por isso, não descure as suas! Na casa de banho, ficam melhor imagens gráficas ou abstractas.

8. Quadros chegados para um dos lados

O Quarto do Rodrigo e da Sofia Homestories Quartos escandinavos
Homestories

O Quarto do Rodrigo e da Sofia

Homestories

Em vez de centrar a sua galeria de quadros, porque não puxá-los para um dos lados da parede? Isto criará uma assimetria engraçada e dar-lhe-á a oportunidade de preencher o lado vazio com uma bela jarra, com um candeeiro ou com qualquer outra peça de decoração.

  • Se gostou destas ideias, leia mais sobre o assunto aqui.
De que decoração mais gostou? Deixe-nos o seu feedback nos comentários!
Casas inHAUS Casas modernas

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!