Cozinhas excepcionais

Rita Gouveia (homify) Rita Gouveia (homify)
Google+
Loading admin actions …

Português que se preze, gosta de comer e cozinhar bem, e por isso ter uma cozinha bem apetrechada não só no que diz respeito a alimentos mas também a mobiliário e electrodomésticos, é essencial. Contudo, e infelizmente, nem todos nós podemos dispor dos mesmos meios e tecnologias,mas ainda assim é bom sonhar e imaginar como seria a nossa cozinha de sonho. Por isso reunimos para si neste artigo, alguns dos exemplos mais criativos e sofisticados que temos para lhe oferecer na nossa plataforma. Cozinhas não só perfeitas para cozinhar e comer, mas também indicadas para reuniões familiares ou de amigos. Tentámos fazer uma selecção variada para lhe dar uma panóplia de dicas e de sugestões mais alagarda, por isso venha daí e disfrute.

Esta magnifica cozinha pertence ao projecto da casa em Balsthal, na Suiça da autoria do arquitecto suiço Pascal Flammer. Trata-se de um fabuloso projecto totalmente integrado com a natureza e que resulta num sensacional espaço para retiro, evasão e descanso. A forte relação com a paisagem circundante é estabelecida através das janelas contínuas ao longo de todo o piso do rés-do-chão.

A escolha dos materiais nesta cozinha e a forma como o espaço foi organizado em si, é de facto notável; a madeira impera. Para além dela, também as próprias linhas arquitectónicas se distinguem pela sua subtileza e extremo bom gosto, não estivéssemos nós a falar de arquitectura suiça. O seu carácter leve e a madeira, permitem que a verdejante paisagem “entre” casa adentro numa entrega total.

Cozinhas modernas por INpuls
INpuls

Wohnküche

INpuls

Neste segunda imagem vemos uma cozinha que é também ela sala de jantar e, que pertence a um apartamento em Budapeste da autoria da arquitecta alemã Réka Visnyei. Mantendo apenas o pavimento tradicional na maior parte do espaço, tudo o resto foi reabilitado e adaptado a um uso contemporâneo. A cozinha é super moderna e projectada segundo linhas arquitectónicas sofisticadas e minimais que se articulam paradoxalmente com o mobiliário da sala de jantar. Apontamentos de cor são trazidos pelas coloridas cadeiras Eames e por pequenos objectos decorativos que se observam numa estante ao fundo. O demais é protagonizado unicamente pelo castanho das madeiras e pelo branco das paredes e mobiliário da cozinha. Como se não bastante a diferença de estilo de mobiliário em si, para salientar e separar os diferentes momentos deste espaço, também se optou por um pavimento distinto na área de cozinha e na de refeição.  

O resultado é engraçado e descontraído, convidando a festas e a animados jantares com amigos e família.

Esta é provavelmente a imagem mais sui generis desta selecção. Repare bem no quão diferente é esta cozinha e na audácia que o arquitecto teve, neste caso arquitectos do atelier portuense Correia/Ragazzi, ao pensar esta cozinha. O projecto em si, desta casa no Gerês, já foi apresentado anteriormente na nossa plataforma, destacando-se pela sua beleza e elegância.

A cozinha tráz à memória o equipamento e o mobiliário médico. Tal como no resto da casa, também na cozinha tudo é limitado ao essencial, não só no que respeita a linhas arquitectónicas mas também ao uso em si do espaço. O que à primeira vista pode parecer um espaço vazio e frio, é pelo contrário, super acolhedor e no qual qualquer pessoa se quererá mergulhar. A serenidade é pedra basilar neste lugar.

Apartamento Pedras Negras (2012): Cozinhas minimalistas por pedro pacheco arquitectos
pedro pacheco arquitectos

Apartamento Pedras Negras (2012)

pedro pacheco arquitectos

Outro exemplo proveniente do nosso país é este do arquitecto lisboeta Pedro Pacheco, que decidiu fazer a sua própria reinterpretação de cozinha. O fogão, bancadas e mobiliário foram reduzidos a uma linguagem minimal e redesenhados de uma forma original e autêntica. O resultado é muito interessante, porque conseguiu estabelecer um equilíbrio perfeito entre os elementos da arquitectura tradicional com o design contemporâneo. 

E para terminar este artigo e um pouco à semelhança do exemplo anterior, também aqui observamos um projecto português, lisboeta, da autoria de José Adrião. Neste caso trata-se de um apartamento para aluguer a turistas que se desenvolve num duplex. Aqui a luz que emana das janelas é o personagem mais importante da trama, ao qual se vão articulando as cores, materiais e design de interiores. 

Gostou da nossa selecção? Faça-nos chegar a sua opinião.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!