Como projetar uma arquitetura neomoderna

LuciPais – homify LuciPais – homify
Google+
Loading admin actions …

Simplicidade e desobstrução. Estas são as palavra que melhor definem o estilo neomodernismo, que não é mais do que uma reação à complexidade adquirida pelo pós-modernismo. Através do neomodernimo, procura-se regressar à simplicidade perdida com os exageros do modernismo. 

Os amantes do estilo neomodernista procuram instalar, através de linhas simples e retas, uma arquitetura contemporânea. Este estilo surgiu no final da década de 80 do século XX. Apesar da sua simplicidade, é muito mais provocativo. 

Nas imagens que se seguem vai encontrar um forte desejo de inovação, uma decomposição das estruturas, uma rotação de corpos geométricos, uma rejeição da decoração e uma preocupação com a funcionalidade.

Computador não dá para tudo

Moradia Palmeirim: Casas modernas por Planinfinito
Planinfinito

Moradia Palmeirim

Planinfinito

O computador é uma excelente ferramenta para qualquer arquiteto. Porém, faz apenas uma projeção. Não há nada melhor do que verificar com os próprios olhos e acrescentar um pormenor aqui e outro ali. Até na zona envolvente, poderá haver elementos desconcertantes. 

A natureza também assume um papel extraordinário, ajudando a desenhar ainda mais o imóvel. Repare na construção simples, mas cheia de pormenores arquitetónicos. O jogo com as janelas e recortes na parede. A imaginação não tem limites.

Linhas retas e formas quadradas

Na arquitetura neomoderna dominam as linhas retas e quadradas. É usada a próp ria geometria como ornamentação. É aplicada aos aspetos funcionais , estruturais e espaciais. No entanto, partilha muitas características básicas do movimento moderno da primeira metade do século XX. 

Tanto os estilos modernos como neomodernos recusam a ornamentação. Não há qualquer tentativa de imitar o passado. A estética procura-se que seja sóbrias.  Nesta imagem, pode apreciar uma casa simples, com linhas retas. O estilo aproxima-se muito do minimalista.

Simplicidade e funcionalidade

Vista aérea do Complexo: Casas mediterrânicas por guedes cruz arquitectos
guedes cruz arquitectos

Vista aérea do Complexo

guedes cruz arquitectos

É em Alcabideche, em Cascais, que pode encontrar estas residências, num trabalho de Guedes Cruz Arquitectos. A ideia de caixotes pode ser a ideia que mais rapidamente surge quando olhamos, mas a sua funcionalidade e simplicidade são o dominante comum. Um espaço que reconstituí o estilo de vida mediterrâneo. No mesmo espaço encontra parques, supermercados e diferentes ruas, que se ligam de forma clara e objetiva.
No branco encontra-se a inspiração e paz que se precisa. Minimalista para que nada desvia a atenção do que realmente é necessário. Uma aposta em linhas retas e forma quadrangular. Se gosta de simplicidade, será mais uma proposta irrecusável.

Com ou sem curvas

Sem alguns casos do neomodernismo, nomeadamente em grandes edifícios, se aposta não formas não retilíneas, com o objetivo de distorcer e deslocar alguns princípios elementares da arquitetura, em residências mais pequenas aposta-se em quadrados que se sobrepõe uns aos outros. Parecendo que funcionam como gavetas abertas, que se vão colocando em forma desconcertante umas em cima das outras.
Pode então existir ou não curvas, mas se as houver são simples sem grandes desenhos. Nesta bela imagem que lhe trazemos, pode apreciar o interior e exterior desta casa. Recorde-se, como já dissemos anteriormente, que a funcionalidade é palavra de ordem. Trata-se de uma vanguarda apologista da inovação, que projeta para o futuro, aceitando o caráter experimental da arquitectura.

Ferro e madeira

Sala de estar  por Plus Concept Studio
Plus Concept Studio

Parete attrezzata ferro e legno

Plus Concept Studio

Há materiais que são habituais encontrar quando o estilo escolhido é o neomodernista. A madeira e o ferro são duas escolhas perfeitas, dada a capacidade de as moldar e adaptar a diferentes ambientes. Repare, nesta imagem, como a madeira e o ferro fazem um jogo interessante na parede desta casa.

Mais moderna não poderia ser a ideia. A combinação é fantástica, sugerindo um jogo de montagens desconcertantes. Dedique algum tempo à procura de decorações neomodernistas, acredite que vai adorar. Há trabalhos nas páginas da homify irresistíveis. 

Muita ou pouca cor

Sala de estar  por ESTUDIO TANGUMA

Mais uma vez não há regra. Há sim uma tentativa de pôr em prática o que mais gosta, pela simplicidade ou arrojamento. O estilo neomodernista, quanto mais lemos ou vemos, parece não ser detentor de ideias claras. Se há imagens que apostam na simplicidade, há outras que chegam e rasgam com os conceitos predefinidos, daí falar-se tanto no desconcertante. Em algo que pode transformar um ambiente.

Use cor ou não. Pode ser em grande quantidade ou não. O neomodernismo não é mais do que sentir em pleno o que tem à sua frente. Siga os seus gostos, apostando em elementos que caraterizam a simplicidade e funcionalidade.

Qual foi a fachada que mais gostou?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!