A mágica transformação de uma cozinha triste

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Neste livro de ideias, vamos mostrar-lhe como é possível transformar uma cozinha sombria e melancólica num espaço aberto e brilhante com um estilo moderno e uma interpretação fresca e actual do que as famílias procuram.

O antigo apartamento localiza-se em Verona e a cozinha – e área social em geral – não satisfazia as necessidades dos moradores. Urgia, assim, um projecto de remodelação que devolvesse uma nova vida ao espaço. Assim foi. O projecto foi desenhado pelos arquitectos Emmanuel Bugli e Martina Rigoni, do estúdio Moovdesign. 

Este foi o resultado.

Antes: volumes invasivos

O espaço encontrava-se em bom estado de conservação e tinha bons acabamentos. É o caso do pavimento em madeira que percorre toda a casa com excepção da cozinha. Apesar das paredes brancas, a atmosfera peca pela falta de luminosidade. Para além disso, o volume da cozinha era muito invasivo, no sentido em que retirava luz e uma sensação de amplitude à área. 

Era necessária uma intervenção. Vamos ver o que fizeram os arquitectos para melhorar este espaço.

Antes: cozinha pequena e entrada escura

Na imagem, vemos a sala a partir de outro ângulo e percebemos melhor o desafio com que os profissionais se depararam. O facto de a cozinha e a sala estarem separadas por uma parede tornava a casa muito escura. O que fazer para alterar o cenário?

O projecto: entrada, sala e cozinha aberta

Eis o render do projecto: o espaço foi reorganizado e a cozinha foi planeada de forma a estar aberta para a sala de estar e para a entrada. A parede pré-existente deveria, então, ser semi-aberta, sendo o balcão – em conjunto com o piso – o elemento que virtualmente demarcaria os espaços. A autonomia do ambiente é mantida, mas impera agora uma atmosfera compartilhada com mais luz e harmonia. Pensou-se, ainda, em aproveitar o balcão para se inserir uma secretária. Porém, essa opção acabou por ser posta de parte como veremos mais à frente.

O projecto: uma janela para a sala

A cozinha mantém o tamanho, mas a abertura ampla na parede faz os espaços parecerem maiores e mais arejados. A parte da parede que é preservada actua como pano de fundo para os móveis e electrodomésticos que, da perspectiva da sala, ficam totalmente ocultados pela alvenaria. Esta ideia reforça a tarefa de cozinhar enquanto actividade social.

Vamos ver como ficou o projecto concretizado.

Depois: o projecto ganhou forma

Durante a fase de construção, o projecto foi ligeiramente modificado, o que acontece quase sempre. A área de estudo foi eliminada em prol de um balcão ladeado por cadeiras que serve como área para refeições informais. Para além disso, em vez de lâmpadas suspensas por um fio preso no tecto, a iluminação surge embutida. As superfícies mantiveram-se brancas e não foram totalmente pintadas em verde, como víamos nas fotografias anteriores. Esta cor surge apenas num pormenor do tecto. Já vamos ver como.

Depois: recantos funcionais

No remake do projecto, vemos uma estante embutida na parede que contorna a própria cozinha. Esta reentrância permite aos moradores beneficiar de mais uma área de arrumação que vem sempre a calhar num apartamento pequeno. Os candeeiros de design suspensos constituem um toque de cor e de modernidade.

Depois: uma visão geral

Terminamos este livro de ideias com uma visão geral do resultado final. Parece outro espaço, não acha? O branco ilumina o ambiente, o piso, agora mais claro, enfatiza essa sensação de luz e espaço e os móveis são modernos, joviais e funcionais. A abertura da cozinha transformou por completo esta casa que acompanha agora as mais importantes tendências de interiores. Repare no verde menta usado no tecto que traz dinamismo e frescura ao apartamento.

Leia este livro de ideias para descobrir: Seis ideias para optimizar o espaço de uma cozinha pequena

Acha que abrir a parede foi uma boa decisão? Prefere espaços abertos? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!