9 Dicas para criar um perfeito jardim de Verão

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Quando chegam os dias mais quentes e mais longos, não pensamos noutra coisa, sem ser de gozar do bom tempo, sair de casa e desfrutar do nosso jardim ou de outro espaço exterior. Após longos meses de maior esquecimento, toca a instalar o mobiliário, encher a piscina de água, tratar das plantas, convidar os nossos amigos, preparar uns churrascos e aproveitar desses momentos tão únicos e especiais. O verão traz um sabor tão especial, parece que a vida ganha outra cor.

Para tal, trouxemos-vos, neste artigo de hoje, oito belas inspirações, acompanhadas de oito dicas essenciais, que devem considerar para organizar o seu jardim de verão.

Quer ver? Então leia o que se segue!

Colocar uma pequena fonte

Espaços comerciais  por Aralia
Aralia

Knightsbridge Roof Terrace – Aralia Garden Design

Aralia

A água é um elemento de vida… seja para a nossa sobrevivência enquanto seres humanos, como também é vital para o nosso Planeta. 

Se colocarmos um cantinho de água na nossa casa o ambiente fica muito mais atrativo e vivo. Não tem necessariamente de ser uma piscina, pode ser um fonte, como esta aqui. Só o som da água a cair deixa-nos tranquilos… é tão relaxante!

Apostar na originalidade

Jardim  por Ece Botanik
Ece Botanik

Sancaktepe

Ece Botanik

Com esta imagem sugerimo-lo a ser original e apostar num jardim vertical. Esta é uma solução ideal para quem tem pouco espaço para plantar, mas que quer a presença verde no seu jardim, além de criar uma fachada sem igual, como constatamos nesta imagem. 

Para criar esta parede vegetal, é necessário utilizar um sistema adaptado a cada parede, de modo a nutrir as plantas. Por outro lado, é necessário integrar as plantas adequadas, pois é necessário considerar os problemas de humidade e do peso dos vegetais que crescem. 

Escolher o lugar das plantas

Varanda, marquise e terraço  por Rasa en Détail
Rasa en Détail

Set Design BUTLERS Gartenkatalog 2015

Rasa en Détail

Quer muitas ou poucas plantas? Quer tê-las por toda a volta ou apenas num lugar específico? Quer as plantas em vaso ou em terra? Bom, estas são algumas das questões que deve colocar a si mesmo, antes de proceder ao processo de plantação. Há que manter coerência e bom senso, não é tudo ao molho e fé em Deus. Um jardim bonito e atrativo mantém uma linguagem de cor, de estilo, de flores, de plantação, de organização…

Mas se não se sentir capaz de organizar o seu jardim, o melhor será de contactar um dos nossos profissionais (arquiteto paisagista, jardineiro), que lhe projetará um jardim de sonho e como sempre idealizou. 

Comprar e preparar as plantas

Paisagismo de interior  por Pflanzenfreude.de
Pflanzenfreude.de

Tropenschönheiten

Pflanzenfreude.de

Antes de criar o vosso jardim, é importante considerar o estilo da sua casa. Conjugar cada elemento, com um toque natural, prefira sempre plantas e flores verdadeiras, mesmo que não tenha muito tempo livre pode sempre optar por plantas que não requerem tantos cuidados. Pode, ainda tirar partido das plantas locais/regionais, uma vez que a sua manutenção é bem mais simples. 

Depois de escolher as plantas, há que prepará-las. Mudar de vaso, colocar terra, fertilizante, água… Enfim existe algum trabalho inerente, mas nada por ali além. E sabe que mais? É um processo terapêutico e tranquilizante (alivia o stress).

Pensar em ideias originais

Locais de eventos  por Juniperhouse
Juniperhouse

A SPace to connect and grow

Juniperhouse

Gostamos da criatividade e da singularidade de cada detalhes, como tal partilhamos esta inspiração convosco, para copiar simplesmente esta ideia.Tão simples e tão gira! Podem recuperar peças de objetos já usados, como fizeram neste caso com rodas de bicicleta, para suportar algumas plantas. O efeito é surpreendente e bastante original. A ousadia de criar em cada roda, um cenário diferente torna este jardim ainda mais espetacular. Afinal as obras de arte também podem ser criadas também no vosso jardim. Não perca mais tempo e faça o seu espaço exterior o mais cobiçado de todos.

Ter um lugar para banhar-se

Como verão rima com piscina, se tiver espaço no seu jardim invista numa piscina, seja ela grande ou pequena, de fibra ou de plástico. Veja quais são as suas possibilidades e faça este investimento já, para começar a desfrutar deste pequeno luxo em casa. Vai ver que o verão terá ainda mais piada.

O problema? É que toda a gente vai querer colar-se! Ups!

Fazer churrascos

O cheiro do churrasco, é sem dúvida algo de tão característico nestes dias de verão. O cheiro do frango, da sardinha ou de outra iguaria tão portuguesa que se propaga pelos ares, e ficamos logo com água na boca. Não dispense de forma alguma de um churrasqueira, seja ela grande ou pequena, a carvão ou elétrica, moderna ou tradicional, pouco importa. Desde que caiba no seu jardim ou até na sua varanda está bom e perfeito para convidar os amigos e desfrutar de uns bons churrascos. 

Já sabe este must have não pode faltar mesmo, ok?!

Ter um lugar para refeições

HAPPY HOME 2014: Jardins mediterrânicos por ROSA PURA HOME STORE
ROSA PURA HOME STORE

HAPPY HOME 2014

ROSA PURA HOME STORE

Não podemos falar num jardim de verão, se não falarmos no mobiliário, certo? É um complemento, é ele que permite desfrutar do jardim, seja a tomar uma refeição ou a dormir uma soneca. 

Escolha o mobiliário que mais gostar e que mais se encaixa no seu jardim. Mesa, bancos, cadeiras, chaise longue, sofá, e por aí fora…  

Inspire-se nesta imagem em que optaram por um mobiliário neutro de madeira, e acrescentaram cor com vários elementos decorativos, que apelam mesmo ao verão!

Descansar e desfrutar do jardim

Jardim  por KSL LIVING
KSL LIVING

BALANCOIRE COQUELICOT

KSL LIVING

Nada melhor do que terminar este percurso nos vários jardins homify a baloiçar-se… Para trás e para frente… Quem voa mais alto? Um detalhe que fará toda a diferença no vosso jardim e que não requer grandes custos. Basta prender umas cordas a uma almofada, convém colocar um tábua de madeira por baixo, para mais segurança, depois precisa de prender as cordas à árvore e pronto pode baloiçar-se à vontade. 

Uma sugestão para os pares românticos e claro para os pequenitos lá de casa, que irão delirar com esta ideia. 

Se quiser espreitar outros artigos homify sobre jardins, pode ver estes:

Fantásticos jardins modernos.

Pequenos jardins, grandes ideias.

Já tem o seu jardim de verão pronto? Alguma destas ideias o vai complementar? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!