Casa com avassaladora vista para o Mediterrâneo

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Uma casa de sonho. A Costa Brava, em Espanha, começa em Sa Palomera, Blanes, e termina na fronteira com a França, em Portbou. Trata-se de uma franja do litoral espanhol de 214 km pertencente à Comunidade Autónoma da Catalunha debruçada sobre o mar Mediterrâneo. É famosa pelo seu cenário costeiro idílico e pelo turismo. As pessoas com bons recursos económicos constroem moradias impressionantes ao longo desta costa. Entre elas, está a Casa Lloret situada em Tossa de Mar e projectada pelo estúdio DOS Arquitectos.

A casa tem cerca de 2000 m², no total, pelo que se define por espaços amplos, mas funcionais, plenos de elegância e de conforto. Conheça-a em detalhe neste livro de ideias.

As fotografias são da autoria do fotógrafo Simon Garcia / Arqfoto

A fachada traseira

A partir deste ângulo, conseguimos percepcionar a complexidade do desenho da casa que se desenvolve em vários níveis. O revestimento dos dois andares superiores é em mármore travertino. O piso inferior, pelo contrário, está coberto por blocos de pedra designados como gabiões com uma estética mais rústica e natural quando comparada à do mármore. Ao contemplarmos a casa deste ponto de vista, percebemos a assimetria que lhe está inerente e a forma desordenada como se desenhou a sua volumetria. Isto acontece pela necessidade de adaptar a estrutura da casa ao terreno e devido à relação interna com cada divisão. O resultado final é imponente e vanguardista.

A fachada principal

À primeira vista, a casa parece ter apenas um piso. A moradia foi projectada de acordo com as características do terreno onde está situada. Mas, na verdade, inclui três pisos que descem em escada – tendo, cada um, uma generosa varanda – e que, nível por nível, cobrem todo o terreno. A arquitectura da casa permite aos moradores usufruir de uma deslumbrante vista para o Mediterrâneo. A construção da Casa Llorell realizou-se em módulos de sete metros por sete metros, definidos pela orientação solar.

O sistema de protecção da luz

Nesta privilegiada casa, cada nível tem uma vista maravilhosa para a Costa Brava e para o Mar Mediterrâneo. As suas portas de vidro deslizantes abrem-se sobre as varandas e os terraços e têm um sistema mecânico que, dependendo da intensidade do sol, regulam a entrada de luz dentro das divisões para evitar que estas sobre-aqueçam. A moradia encontra-se, então, mecanizada para melhor responder aos inconvenientes causados pelas pontuais condições extremas do clima.

A zona de reunião

No segundo piso encontra-se a área social que compreende a cozinha, a sala de jantar e uma sala de estar informal. Esta moradia de grandes dimensões é aberta e integra-se directamente com um grande terraço, dispondo de uma excelente vista e abundante luz natural.

A sala de jantar

A decoração da sala de jantar é minimalista. O espaço abarca uma mesa laqueada em branco e cadeiras em preto. Os volumes no tecto oferecem imponência a esta área e resolvem a distribuição da iluminação, criando um efeito impressionante. É o projecto de luminotecnia o ponto focal desta decoração.

A sala

Esta sala, mais formal, segue o mesmo estilo contemporâneo e minimalista. Os móveis confortáveis e simples contrastam com a sumptuosidade do design dos candeeiros. Há vários módulos de arrumação que surgem suspensos nas paredes e trazem assimetria e profundidade ao espaço.

Cozinha: uma de duas

Nós explicamos. Esta casa conta com duas cozinhas. A que vemos na imagem é, claro está, uma delas. É uma cozinha de estilo moderno com móveis vermelhos e uma ilha central com um estilo industrial que se materializa por via da cobertura em aço.

O quarto de casal

E acordar aqui? O quarto principal abre-se para a deslumbrante vista do Mediterrâneo. Os tons neutros competem com o verde do exterior. O ambiente caracteriza-se pela sobriedade e elegância. O painel de vidro, parcialmente baço, resguarda a zona da casa de banho do quarto.

​A casa de banho

A casa de banho tem um contraste de texturas entre o vidro fosco que separa o quarto e a parede de pedra escura que o reveste. A iluminação realça o design elegante e confortável do espaço. A louça sanitária com linhas orgânicas reforça a impressão de exclusividade e de gosto por peças de design

Nem conseguimos imaginar o quão agradável é tomar banho naquela banheira independente com os olhos postos no mar.

Um terraço e uma vista que nos tiram o fôlego

A partir da varanda do segundo piso pode-se desfrutar desta vista maravilhosa. O mar, o sol a pôr-se e a piscina que se recorta no deck criam um cenário de sonho que parece retirado de um filme. Sem palavras.

Nós avisámo-lo que esta casa era avassaladora. Diga lá se não ia já até esta encosta passar uns dias? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!