Telhado Sanduíche: O que Saber, Vantagens, Desvantagens e Dicas | homify

Telhado Sanduíche: O que Saber, Vantagens, Desvantagens e Dicas

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Growing | Troca de Telhado @ Esposende Black Oak Company group|( Ooty. )( Timberman )( Growing ) Telhados de duas águas
Loading admin actions …

Está a pensar renovar a sua casa? Quer construir uma casa com um bom desempenho térmico ou pretende renovar o seu telhado?

Então, as telhas sanduíche são uma opção a considerar se quiser começar de novo com um isolamento térmico eficiente.

A chapa sanduíche é uma telha para telhados e é um dos melhores modelos de telha, nomeadamente quando queremos vedar e isolar. Portanto, este tipo de telha permite revestir um telhado e isolá-lo de uma só vez.

No artigo de hoje, a homify quer partilhar consigo as características gerais da telha sanduíche, bem como desvendar as principais vantagens e desvantagens, de forma a ajudá-lo a fazer a escolha certa. Por isso, não perca pitada deste artigo!

O que são as telhas sanduíche?

Este tipo de material é constituído por duas faces externas, entre as quais está incorporada uma camada isolante denominada “núcleo”. As camadas externas dos painéis sanduíche – os revestimentos – podem ser compensados, fibra de vidro, madeira, PVC, aço, alumínio e muitos outros materiais; enquanto a face isolante é feita de lã de rocha, lã de vidro,

poliuretano (PIR) ou outros materiais isolantes. Conforme a utilização, alguns painéis possuem um revestimento decorativo.

As telhas sanduíche é um tipo de material de construção que existe numa ampla variedade, consistindo em diferentes comprimentos e larguras, bem como em várias espessuras.

A espessura mínima de uma telha sanduíche é de 30mm.

Telha sanduíche vantagens e desvantagens

gerenciamento de obra com construtor vendo detalhes do telhado a ser feito Viviane Cunha Arquitetura Salas de estar modernas Metal
Viviane Cunha Arquitetura

gerenciamento de obra com construtor vendo detalhes do telhado a ser feito

Viviane Cunha Arquitetura

De seguida, vamos falar sobre as vantagens e desvantagens da telha sanduíche.

Quais são as vantagens do telhado sanduíche?

A telha sanduíche atrai muitos profissionais e particulares também por vários motivos, vejamos quais:

- Fácil de usar: as telhas sanduíche padrão encaixam-se facilmente. Também são fáceis de cortar com uma serra elétrica. É possível fixar as telhas sanduíche diretamente na estrutura de madeira ou metal.

- Rápida aplicação: o facto das diferentes camadas estarem integradas num único componente acaba por fazer poupar tempo, uma vez que limita as tarefas a serem realizadas para isolar e revestir o telhado.

- Desempenho térmico de alta qualidade: a maioria das chapas sanduíche do mercado possuem alta resistência térmica. Quanto mais espessa for a chapa, mais isolante será.

Elevada durabilidade e requer baixa manutenção.

- Excelente resistência ao fogo e controla a humidade da habitação.

- A telha cerâmica é porosa, o que facilita que as humidades internas se dissipem.

- Alto desempenho acústico: dependendo do isolamento escolhido, a telha sanduíche pode oferecer um bom isolamento acústico, o que proporciona uma garantia de conforto.

- Preservação do espaço de vida: as telhas sanduíche para o telhado, como os chapas sanduíche para revestimento, melhoram o isolamento do exterior de uma casa.

Construção de Novo Telhado Congrau Engenharia
Congrau Engenharia

Construção de Novo Telhado

Congrau Engenharia

- Uma vasta escolha de estilos, formatos e acabamentos: existe uma vasta escolha de telhas sanduíche que vão de encontro a necessidades específicas no contexto de uma construção ou de uma renovação.

- Versatilidade: as telhas sanduíche são adequadas para qualquer tipo de construção: residencial (casa unifamiliar, edifício coletivo), comercial (escritórios, oficinas), edifícios industriais ou agrícolas.

- Excelente resistência à humidade: os materiais isolantes que incorporam as telhas sanduíche são, geralmente, resistentes à água, como espuma rígida de poliuretano (PIR) ou poliisocianurato.

Quais são as desvantangens das telhas sanduíche?

Construção de Telhados - ORÇAMENTOS Batucasul Blue Roof
Batucasul Blue Roof

Construção de Telhados – ORÇAMENTOS

Batucasul Blue Roof

Dentro dos pontos negativos das telhas sanduíche destacamos:

- A falta de profissionais qualificados para este tipo de aplicação: mesmo que a montagem das telhas sanduíche seja simplificada, exige, no entanto, um certo know-how para garantir uma vedação perfeita.

- Dimensões por vezes imponentes: as telhas sanduíche podem apresentar dimensões significativas (comprimento, largura, espessura) que podem exigir a utilização de uma máquina para erguer o material.

- Dificuldades em encontrar o material: as telhas sanduíche são novos materiais, o que pode tornar-se difícil encontrá-las, nomeadamente se as necessidades são específicas em termos de isolamento térmico e/ou acústico ou de cor.

Que tipos de telhas sanduíche existem?

Podemos encontrar dois tipos de telha sanduíche: a telha dupla e a telha simples.

  • A telha sanduíche simples, como o seu nome indica é simples, ou seja, é constituída apenas por uma chapa – revestimento e uma folha de alumínio. Essa folha de alumínio fica voltada para a parte interna da casa, enquanto que a chapa de metal fica voltada para a área externa.
  • A telha sanduíche dupla é composta por uma chapa de metal – revestimento e outra chapa de metal. Esta telha sanduíche dupla proporciona um isolamento acústico e térmico maior.
  • Apesar de não ser tão conhecida, existe outro tipo de telha sanduíche - telha sanduíche transparente. Esta é feita de policarbonato alveolar, o que permite a passagem da luz.

Desempenho térmico das telhas sanduíche?

Construção de Telhados Batucasul Blue Roof
Batucasul Blue Roof

Construção de Telhados

Batucasul Blue Roof

O valor da resistência térmica de uma telha sanduíche depende da sua espessura. Quanto mais grossas forem as telhas sanduíche, melhor irão isolar. Um bom isolamento do telhado é essencial, porque 30% da perda de calor ocorre através do telhado.

Um telha sanduíche com aproximadamente 90mm de espessura já possui resistência térmica de 4m² K/W, e existem modelos que vão até 8m² K/W com 170mm de espessura.

Acabamentos e estilos de telhas sanduíche?

REMODELAÇÃO TELHADO CASA SENHORIAL OCCO Casas rústicas
OCCO

REMODELAÇÃO TELHADO CASA SENHORIAL

OCCO

Existe, no mercado, uma vasta gama de acabamentos: aspeto metálico (aço, alumínio, zinco) ou chapas que imitam telhas, painéis de madeira ou gesso cartonado pré-pintado no interior… Pode optar por uma imitação de revestimentos tradicionais ou por um mais contemporâneo com acabamentos muito modernos.

Como aplicar telhas sanduíche?

As telhas sanduíche estão disponíveis em vários tamanhos e podem ser feitas sob medida ou cortadas no local. Neste sentido, podem ser usadas ​​para todos os tipos de aplicações.

Embora sejam mais usadas ​​para cobrir o telhado, também podem ser usadas ​​para cobrir uma fachada.

As telhas sanduíche podem, portanto, ser usadas em quase qualquer projeto, seja uma nova construção, uma remodelação ou uma extensão.

Atenção, porque se forem instaladas ou fixadas de forma incorreta, pode-lhe dar grandes dores de cabeça, nomeadamente falha na proteção térmica e até risco de destelhamento…

Certifique-se que a sua estrutura é apta a receber telhas termoacústicas, pois como já referimos em caso de instalação em estruturas com geometria ou resistência incompatíveis com a telha sanduíche, podem ocorrer problemas graves e desagradáveis.

Por isso, recomendamos que a instalação seja realizada por uma equipa profissional (empreiteiro, construtor ou especialista em telhados).

Todavia, saiba que as telhas termoacústicas devem ser instaladas com distanciamento máximo entre apoios, de modo a suportar as cargas de manutenção e de vento sem que ocorra deformações excessivas, e isso depende da geometria da telha e do tamanho da folha de telha. Por isso, considere que para imóveis baixos (até 12 m) mantenha a sobrecarga admissível em torno de 150kg/m².

Os profissionais devem fixar corretamente as telhas, de forma a evitar vazamentos durante a vida útil da cobertura.

  • para fixar as telhas termoacústicas são usados parafusos auto perfurantes.
  • as telhas sanduíche devem ter o comprimento suficiente para perfurar a espessura das telhas e o isolante. A terça parte da cobertura e o excesso por volta de 1cm de rosca abaixo da parte superior.

Telha sanduíche preço

A questão do preço suscita sempre muita curiosidade, porque é muitas vezes o que nos leva a comprar ou não… Mas como sabe, os preços dependem das dimensões das telhas sanduíche, do acabamento e do seu desempenho (espessura do isolamento). Varia de 50 a mais de 130€ por m².

Solicitar um orçamento

Se quiser avançar com a compra e a respetiva instalação da telha sanduíche, deve entrar em contacto com empresas especializadas. Deve solicitar até três orçamentos, compare as ofertas e escolha a que for mais interessante, em todos os aspetos, mas nunca deve descurar a qualidade do material e da instalação.

Na homify, pode encontrar profissionais de todas as áreas, inclusive empreiteiros, construtores, arquitetos que poderão responder às suas necessidades de telhas sanduíche.

Que outras telhas existem no mercado?

Congrau Engenharia e construções Congrau Engenharia
Congrau Engenharia

Congrau Engenharia e construções

Congrau Engenharia
Já sabia das características das telhas sanduíche?
Casas inHAUS Casas modernas

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!