Como Decorar com Tapetes Redondos – 10 ideias bem bonitas

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
homify Salas de estar modernas
Loading admin actions …

Os tapetes são essenciais numa casa, mesmo quando as tendências minimalistas de decoração os afastam e rotulam de acumuladores de pó.

Os tapetes tornam as nossas casas mais aconchegantes, impedem os pés nus de tocarem directamente no soalho quando saímos da cama ou do sofá, e são elementos com grande contributo para a decoração e para o estilo de uma habitação!

É vulgar vermos os sempre válidos tapetes rectangulares ou quadrados um pouco por todo o lado, mas de vez em quando vemos um tapete redondo e caímos fãs da sua graça… Porque então não são mais utilizados?

A resposta está na geometria. Os tapetes rectangulares ou quadrados são os mais utilizados devido à sua adaptabilidade à geometria dos compartimentos, enquanto os tapetes redondos colocam alguns desafios de organização.

No entanto um tapete redondo é sempre uma adição interessante e diferente. O círculo representa continuidade, reunião e plenitude, mas é também um símbolo de movimento e vitalidade. Quando utilizados numa decoração, os círculos vão dar-lhe sempre um toque diferente e isso é ainda mais notório com os tapetes redondos!

Como já deve ter reparado, hoje a homify foca-se nos tapetes redondos. Se gosta deste elemento mas tem dificuldade em enquadrá-lo na sua casa, venha ver as nossas ideias.


1 – Espaço fluido e cheio de movimento

Começamos com uma proposta incrível da nossa PROPRIÉTÉ GÉNÉRALE INTERNATIONAL REAL ESTATE. O ambiente é luminoso e acolhedor, mas também subtilmente colorido e dinâmico, transmitindo uma sensação de relaxamento e descontracção que nós apreciamos imenso!

O cenário da sala de estar desenvolve-se à volta de um tapete redondo, simples e neutro, mas que representa o ponto central à volta do qual se colocam outros elementos. As formas variam entre as lineares redondas, como as do pufe e as do extraordinário sofá, ou absolutamente rectas em linhas que se cruzam, no móvel de televisão.

O discreto tapete redondo é também o solo onde brota uma mesa de centro única, feita de uma peça de madeira rústica, com uma estética que só a natureza consegue conceber com tanta perfeição.

No seu todo, a sala faz lembrar uma obra de Kandinsky tornada em tridimensional e funcional!

Continuamos ainda com a mesma sala, para obtermos uma visão mais completa de que o cenário da sala de estar se prolonga com elegância e sem quebras para a sala de jantar, formando um ambiente coerente, sereno e muito bonito, mas devidamente separado, graças às formas diferentes dos tapetes.

2 – Um mundo à parte

Neste terraço de hotel, os designers de interiores criaram um mundo de sofisticação, elegância e recolhimento. O tapete redondo estabelece aqui um espaço diferenciado, separado, onde um grupo de amigos se pode reunir a conversar, em espaço aberto com o resto do terraço, mas separados e enaltecidos pela presença do tapete redondo com os seus motivos abstractos.

3 – A beleza dos clássicos

Um tapete persa, seja qual for o seu formato é sempre uma peça exclusiva e de grande destaque numa casa. Mas estes tapetes são caros e frágeis, como é natural devido aos materiais e às técnicas milenares artesanais utilizadas, por isso se tem crianças e gosta desta estética, aposte em imitações de qualidade que possam ser higienizadas com facilidade.

E não se esqueça: – quando escolher um tapete, sobretudo se for de pequenas dimensões, certifique-se de que este é fixado ao soalho e de que tem piso antiderrapante, para evitar quedas.

4 – O canto de leitura

Usar um tapete redondo é sempre uma ideia fabulosa para demarcar e dar aconchego a um cantinho da sua casa, que deseja que tenha um objectivo diferente do restante espaço, como fazer um canto de leitura, por exemplo.

5 – Os cavaleiros da távola redonda

Esta proposta mostra-nos uma sala de estar, uma área de reunião e convívio à volta de uma mesa redonda sobre o inefável tapete redondo (num ambiente pontuado de influências étnicas). Esta disposição de elementos e os sempre presentes círculos permitem uma visão total, olhos nos olhos, entre todos os convivas, o que torna o ambiente mais intimista e acolhedor.

6 – Agregando a atenção

Com uma paisagem tão incrível do lado de fora, é estranho que os sofás se voltem para dentro e se congreguem à volta de um tapete redondo, não é? Mas a ideia é mesmo essa: – pretende-se focar a atenção no convívio e na partilha, daí a criação nesta sala de estar de um espaço de recolhimento, estabelecido e demarcado pelo tapete.

7 – Ilhas de convívio

Os tapetes redondos são muito utilizados em espaços públicos para formar ilhas exclusivas, que pretendem oferecer espaços diferenciados de convívio para pessoas do mesmo grupo.

8 – Lagos na maré

Os tapetes redondos nesta casa de banho tão bonita dão um efeito mais dinâmico e divertido à decoração, indo recuperar elementos aquáticos e marinhos nos tons e nas formas – estes tapetinhos redondos e azuis fazem-nos lembrar os laguinhos deixados pela mare baixa numa praia e fizeram-nos ter saudades do verão!

9 – Delimitando o espaço de brincadeiras

Um quarto de criança tem de ter um espaço para brincadeiras, é obrigatório. Mas deixar a confusão espalhar-se por todo o espaço não é muito agradável. Esta ideia da nossa TRAÇO MAGENTA – DESIGN DE INTERIORES delimita um pouco o espaço das brincadeiras com o teepee sobre o tapete redondo e contém mais a confusão sem cortar as asas ao pequenote!


10 – Focados no ecrã

Terminamos com uma imagem de grande elegância onde o tapete redondo e o sofá curvo permitem a atenção no ecrã de televisão, sem perderem o foco no convívio.

Aprenda a tratar os seus tapetes com carinho para que durem muito tempo, no artigo ’Dicas para manter o seu tapete perfeito mais tempo’.


Para si, tapetes redondos, sim ou não?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista