18 Ideias Para o Sótão – Janelas, Escadas, Aproveitamentos e Mais

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Projeto e Execução_Reabilitação Sotão/ Cobertura em Sintra, Desenho Branco Desenho Branco Quartos modernos
Loading admin actions …

Ter um sótão é fabuloso! É um espaço vazio e cheio de possibilidades mas, por incrível que pareça, ainda há por aí muitos sótãos a acumular velharias, mesmo em casas relativamente novas. Qual é a razão para semelhante desperdício?

Há várias razões para que muita gente despreze o potencial do sótão… O sótão é a divisão criada pelas águas do telhado e a última placa da casa, pelo que os espaços ficam com o tecto inclinado, com a inclinação toda das águas da cobertura. E esta inclinação, que cria espaços esconsos e baixos, de difícil aproveitamento, é a primeira das razões do esquecimento dos sótão, mas há outras, como a falta de isolamento ou a falta de luz natural. No entanto, quando bem aproveitados, os sótãos são muito mais do que simples espaços de armazém ou abrigos para morcegos e nó na homify temos magníficos exemplos disso!

Se em sua casa ainda há um sótão desperdiçado ou se simplesmente busca ideias para dar mais vida e funcionalidade ao espaço, este artigo é para si. Hoje falamos de sótãos e trazemos 18 imagens lindas que pode usar como inspiração. Não perca!

1 – Tela em branco

Começamos com uma tela em branco, que deixa abertas milhares de possibilidades de utilização do espaço, uma vez que as condições de habitabilidade já foram asseguradas com sucesso e muita classe.

Este sótão amplo e luminoso foi todo isolado e revestido com madeira clara, que dá mais aconchego ao espaço, tornando-o num local aprazível para qualquer actividade que os moradores ali queiram desenvolver. A iluminação embutida dispersa a luz artificial por todo o espaço para maior conforto visual.

Para que utilizaria o leitor este espaço? Nós por cá sonhámos com um escritório longe do barulho da criançada para fazer teletrabalho em paz!

2 – Um quarto com muito estilo

Os esconsos são as áreas de tecto baixo nos ângulos formados pela inclinação do telhado. São espaços complicados, e que como já dissemos são muitas vezes a desculpa usada para o não aproveitamento eficaz do sótão. Mas estes recantos podem brilhar e as ideias são muitas, em função das suas necessidades!

Repare no inspirador sótão da imagem abaixo e na forma brilhante como aproveitou o esconso, para instalar a cabeceira da cama (com nichos de arrumação e decoração) e um aparato musical, de teclado e cadeiras de apoio.

3 – Janelas em mansarda

As mansardas são janelas verticais salientes nas águas do telhado. Se tem um sótão assim jamais o deve desaproveitar porque possibilita ambientes magníficos! As janelas de sótão são por vezes escassas e a sua falta compromete a utilização confortável do espaço.

Nas janelas em mansarda pode encaixar uma cama, como nesta inspiração, mas também pode fazer um banquinho namoradeiro para desfrutar de um canto de leitura fabuloso.

4 – Claraboias

Quando se planeia um aproveitamento de sótão devem sempre incluir-se janelas de sótão. Sempre! Já explicámos como a existência destas aberturas é fundamental para que o espaço de sótão fique habitável, mas as janelas num sótão podem acarretar bastantes problemas, se não forem instaladas convenientemente.

Como as clarabóias e outras janelas de sótão estão expostas a uma grande carga de água, em especial em regiões mais chuvosas, uma instalação defeituosa ou materiais menos adequados podem ser o início de um pesadelo de infiltrações e bolores. A única maneira de evitar isto é seleccionar profissionais competentes e investir em qualidade dos materiais.

5 – Isolamento com estilo

O isolamento é outro aspecto fundamental em projetos de sótão. É importante acautelar o conforto do sótão para o tornar habitável e, na verdade, muitas vezes elas não são as melhores. O sótão é por definição um espaço utilitário, normalmente é deixado em bruto, com as telhas à vista e o isolamento, quando existe, é aplicado no pavimento. Para tornar o sótão habitável é preciso um bom revestimento de isolamento e para saber qual o mais indicado para o seu caso o melhor é, como sempre, consultar bons profissionais.

6 – Ampliando o espaço

Como os sótãos têm áreas baixas e com pouca luz, mesmo com janelas generosas, é importante encontrar soluções para tornar o espaço mais luminoso. Apostar em branco total e contar com o pavimento de madeira para dar calor, como no projecto da imagem acima, é sempre uma opção vencedora para um sótão confortável (seja para um quarto assim maravilhoso ou para qualquer outra ocupação).

7 – Espaço de lazer

Parece-lhe que tem um sótão baixo demais? Tão baixo que não serve para nada? Não subestime o poder de um espacinho extra para as suas actividades favoritas!

Como vê na imagem acima, mesmo um espaço pequenino, com o tecto baixo pode ser usado para criar um refúgio para as as suas horas de lazer, como por exemplo tocar aquele instrumento que incomoda a família ou simplesmente ler um livro em sossego.

8 – Escritório e quarto de hóspedes

Há remodelações que nos marcam e é esse o caso deste projeto de sótão, da autoria da nossa DESENHO BRANCO. Este projecto transformou um sótão cheio de coisas velhas, como tantos outros, num espaço amplo, bonito e muito útil, com área de home office, área de brincadeiras para as crianças, um quarto extra (com cama fabricada à medida e incluindo gavetas) e a tão necessária área de arrumação. Isto é aproveitar todo o espaço em cheio e é uma inspiração excelente para quem procura ideias sobre o que fazer no sótão!

8 – Escadas até ao infinito

E aqui iniciamos uma sequência de imagens incríveis sobre escadas interiores para sótão!

Quando falamos de sótãos, é impossível não pensar nas escadas para sótão, normalmente íngremes, feias e até assustadoras… Mas, claro, não tem de ser assim! E, por isso, nós dedicámos-lhe toda uma categoria no nosso artigo. Se está a planear o aproveitamento do seu sótão, aproveite e melhore-lhe o acesso!

Começamos com umas escadas que podem ser íngremes, mas também são extremamente charmosas. O ambiente trouxe-nos à memória Hogwarts, com livros e mudanças de direcção.

Estas escadas de sótão, em madeira maciça com estrutura metálica central são simples e leves, perfeitas para espaços pequenos, como em lofts.

Estas escadas combinam madeira e ferro, numa estrutura de influências industriais que ajuda a criar uma vibe muito contemporânea.

Nestas escadas os degraus estão cravados na parede, parecendo flutuar. Essa característica peculiar, aliada à sua cor muito clara torna, estas escadas muito leves e fluidas, perfeitas para espaços mais apertados.


Fechamos este ciclo dedicado às escadas de sótão com umas escadas incríveis, num projecto que nos deixa boquiabertos. Estas escadas são muito mais do que escadas – são móvel de televisão, armário, assento à janela e até arrumação!

9 – Em busca da luz

Voltamos à busca da luz para o sótão para lhe mostrar esta incrível clarabóia elevada, com uma caixilharia branca, permite que a luz natural banhe este espaço interior e melhore a qualidade da habitação no espaço.

10 – Uma suíte ímpar

Já vimos como aproveitar o sótão para criar um quarto extra. Mas, e que tal mudar-se lá para cima de vez?

Fuja da confusão e refugie-se no sótão. Transforme o seu sótão numa suíte ampla e muito confortável, como esta da imagem acima e desfrute de mais sossego!

11 – A biblioteca como polo de sofisticação

Se é para ser, então que seja em grande! Transforme o seu sótão num espaço de sofisticação e glamour, onde possa receber amigos, ler muito ou simplesmente relaxar, como este da imagem. Nós amamos a riqueza do padrão do tecto, que marca fortemente o ambiente e torna este sótão diferente de qualquer outro.

12 – O escritório longe da confusão

Se a ideia serve para dormir, serve para ajudar na concentração. Faça um escritório no sótão e desfrute verdadeiramente de trabalhar em casa com sossego (ou pelo menos com o sossego possível). Não é preciso muito, se as condições de iluminação e isolamento forem boas. Mas se as condições não forem não tente trabalhar lá sem as melhorar, porque não se sentirá confortável, o que prejudica a concentração.

13 – Aproveitamento total

Terminamos o nosso artigo com um clássico dos sótãos – a arrumação! Mas isto não é arrumação qualquer – isto é funcionalidade espremida ao milímetro num trabalho de aproveitamento dos esconsos feito exactamente à medida (do espaço e das necessidades).

E como falámos muito de criar boas condições de habitabilidade no sótão saiba como no artigo ’Como isolar termicamente o sótão para poupar energia e ter mais conforto?


Alguma destas ideias é perfeita para o seu sótão?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista