Modulo gavetas – Arrumação Impecável para Todos os Espaços em 18 imagens

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
CASA PF1 - Moradia na Herdade da Aroeira - Projeto de Arquitetura Traçado Regulador. Lda Closets modernos Madeira Branco
Loading admin actions …

Lembra-se do famoso filme Uma História Interminável? Nós lembramo-nos… De cada vez que temos de arrumar a casa! Organizar uma casa é uma tarefa sem fim que nos consome horas diariamente, e nunca terá um fim enquanto tivermos forças para tal.

Mas apesar de ser uma actividade que deve ser sempre renovada a cada dia para que possamos ter as melhores condições de habitação na nossa casa, ela não tem de ser um pesadelo. Encontrar os melhores sistemas de arrumação é meio caminho andado para ter a tarefa facilitada, e se há coisa que dá sempre jeito é um bom módulo de gavetas!

Por isso mesmo e porque sabemos que anda sempre em busca de ideias e inspirações para melhorar a sua casa, hoje a homify traz-lhe um mundo de inspiração em 18 imagens de módulos de gavetas espectaculares dos nossos sempre incríveis profissionais. Acompanhe-nos e descubra como melhorar a funcionalidade da sua arrumação com muito estilo!

1 – Módulo gavetas roupeiro

Neste artigo vamos abordar ideias para módulos de gavetas em vários espaços, onde eles são mais necessários, e começamos com um espaço que é o reino da organização por excelência – os closets!

Quem tem a sorte de ter um closet planeado e construído à medida, coisa que nós aconselhamos fortemente, tem com certeza um designer de mobiliário a aconselhá-lo, a ouvir as suas necessidades e a transformá-las em elementos concretos, pelo que de certeza tem os módulos de gavetas ideais para si. Mas muitos conhecem a sensação de chegar a uma casa, que até tem um closet, apenas para perceber que ele é simplesmente um armário com algumas gavetas um quartinho com um sistema de arrumação generalista, que não corresponde às suas necessidades.

Nestes caso, quando mandar fazer um closet à medida não é uma opção imediata, é preciso improvisar com classe. Além disso, mesmo quando temos o que queremos, isso pode não servir para sempre, pois as nossas necessidades e gostos alteram-se com o tempo.

Nestes casos é importante ter a arrumação necessária, mas evite soluções de improviso, como módulos de gaveta em plástico ou desgarrados do estilo, que estraguem totalmente a estética do espaço. Lembre-se de que a harmonia é fundamental na nossa vida e deve ser complementar à arrumação!

As gavetas são uma maneira muito prática de arrumar todas as suas roupas, mantendo-as protegidas do pó e da luz solar que as descolora, o que é muito importante quando o closet é aberto e tem exposição solar directa. Mas quando planear o seu módulo de gavetas de arrumação inclua, se puder, alguns nichos abertos. Eles servirão para expor acessórios de maiores dimensões, como chapéus.

No trabalho da imagem acima, os designers criaram um vasto módulo de gavetas, mas não esqueceram os nichos pedidos pelos clientes, nem um espaço para pendurar roupas que não podem ser dobradas.


Para os fashionistas puros um simples bloco de gavetas, mesmo com muitas gavetas, não chega! É preciso incluir uma gaveta especial, com nichos, e um sistema de arrumação para acessórios que permita expô-los eficazmente e facilitar a tarefa de escolha na hora de os usar. Se tiver de improvisar não se precipite! Há no mercado diversos módulos e sistemas organizadores de gavetas, para gavetas de acessórios, que podem ser adaptados com sucesso à maior parte dos tamanhos de gavetas!

Num quarto em suíte, ter um módulo de gaveta para cada membro do casal facilita muito na separação das roupas de cada um e permite uma arrumação à medida. Se gosta gosta de ter as meias na gaveta de cima, mas o seu marido insiste em tê-las na gaveta de baixo, a solução é colocar um módulo de gavetas para cada um. Para soluções extra projecto, há muitos módulos de gavetas com um design simplista nas grandes superfícies de mobiliário, com várias cores e acabamentos, para se harmonizar com o seu closet de base, mesmo que fiquem escondidos dentro do armário.

CASA PF1 - Moradia na Herdade da Aroeira - Projeto de Arquitetura - closet Traçado Regulador. Lda Closets modernos Madeira Branco
Traçado Regulador. Lda

CASA PF1 – Moradia na Herdade da Aroeira – Projeto de Arquitetura – closet

Traçado Regulador. Lda

A opacidade das gavetas pode colocar entraves para quem gosta de escolher as peças sem ter de as desarrumar. Se este é o seu caso pode inspirar-se na imagem acima, e planear um módulo gavetas com as frentes transparentes! Assim vai poder unir a funcionalidade das gavetas fechadas à facilidade da escolha das roupas ali guardadas.

2 – Módulo gavetas quarto

Por vezes, nem mesmo um closet é suficiente para satisfazer a nossa necessidade de espaço de arrumação. Na loja eram só mais aquelas calças, aquela, blusa, aquela malhinha… E quando chega a casa pensa que o roupeiro generoso já está a rebentar pelas costuras. Nesta altura começa a equacionar doar tudo para quem precise mais, mas depois não se consegue separar das suas queridas roupas. A solução é um módulo de gavetas para o quarto!

Há muitos tipos de módulos de gavetas para colocar no quarto e nós temos aqui apenas alguns para amostra.

As cómodas são a solução mais utilizada e elas existem em qualquer estilo. Na imagem acima pode ver um modelo facilmente reconhecível das casas antigas que agora foi sabiamente combinado com elementos modernos para criar um ambiente contemporâneo de inspiração clássica. Mas as cómodas são blocos de gavetas que aparecem em milhares de designs, por isso, se precisa de um extra de arrumação no seu quarto esta é uma solução sempre válida. Só precisa de encontrar um modelo que se adeqúe à sua mobília e ao espaço disponível, evitando a todo o custo a sobreocupação do espaço que pode pôr em causa a sua imagem e o seu conforto.

Se as cómodas são a solução mais acatada, isso não implica que seja a sua ou que não existam outras tão válidas!

Nós ficámos apaixonados por este armário baixo com dois blocos de gavetas e um coxim que, além de proporcionar uma arrumação extra ainda faz um maravilhoso espaço de leitura à janela. Haja criatividade e vontade de ousar, coisa que não falta aos profissionais da OMNU_CREATIVE HOUSES, os autores do projecto!

Outra solução cheia de estilo e multifuncional: – um toucador com módulo de gavetas e uma área de exposição. Com esta solução obtém arrumação para acessórios de cabelo, lenços, golas, cintos e muito mais, para maquilhagem e cremes e ainda tem um tampo expositor para jóias e bijutarias. É o reino da vaidade e nós amámos!


Este móvel, que mais parece uma consola de hall de entrada, mostra que não há regras e que em decoração conta mesmo a nossa vontade. Neste quarto, o móvel veio proporcionar mais funcionalidade e estilo sem pesar na amplitude do espaço. Embora tenha o objectivo de servir essencialmente para decoração, ele também proporciona alguma arrumação graças às suas gavetas e actua como complemento ao closet.

Se uma cómoda é demasiado volumosa para o seu quarto, também pode optar por módulos de gavetas nas mesas-de-cabeceira. Desta forma terá arrumação extra e o imprescindível apoio à cama que só estes móveis proporcionam!

3 – Módulo gavetas na cama

E quando o espaço não permite adições? A solução é debaixo da cama! Mas não de qualquer forma! Esqueça aquelas caixas transparentes e aquelas arrumações que tão feias ficam por baixo da sua cama, mesmo que tente escondê-las com uma colcha. A melhor solução é uma cama com gavetas!

Na imagem acima tem um modelo bem conhecido de uma marca internacional, que não deixa de ter um excelente apelo estético e uma funcionalidade sem falhas.

Quarto de casal Desenho Branco Quartos modernos
Desenho Branco

Quarto de casal

Desenho Branco

Esta solução de cama com gavetas é mais personalizada e isso nota-se na estética e na total adaptação ao espaço e às necessidades do cliente. Foi projectada pela nossa DESENHO BRANCO para a remodelação e aproveitamento de um sótão e ficou perfeita!


As camas com gavetas são especialmente úteis em quartos de crianças, porque ajudam a libertar o espaço de brincadeiras!

4- Modulo gavetas escritório

Terminamos este artigo com quatro inspirações de módulos de gavetas para escritório em casa.

Canetas, lápis, minas, bloco de notas, agrafadores… Há uma imensidão de itens a serem organizados num escritório e devem estar sempre à mão para que o trabalho seja produtivo, e para isso nada melhor do que um módulo de gavetas.

Esta funcionalidade é igualmente essencial no espaço de trabalho das crianças, para estimular a sua autonomia e organização.

Escritório Preto no Branco - Depois MUDA Home Design Escritórios escandinavos
MUDA Home Design

Escritório Preto no Branco – Depois

MUDA Home Design

Para finalizar, um pequeno aviso: Estas gavetas de escritório vão ter uma utilização intensiva e provavelmente vão ser abertas e fechadas mais vezes do que quaisquer outras, por isso certifique-se de que são dotadas de corrediças para gavetas robustas, que deslizem sem demasiado ruído e de preferência fechem sem ser preciso empurrar até ao fim, para uma utilização mais suave.

Leitura recomendada para quem se decidiu pela solução da cama com gavetas: 8 camas com gavetas para mandar fazer já


De qual destes módulos de gavetas estava a precisar em sua casa?

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!