Portas de alumínio – Vantagens, Preços e Muito Mais em 15 imagens

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Moradia Minimalista - Alpendorada , Mundartificial Mundartificial Portas principais Alumínio/Zinco
Loading admin actions …

Sabe aquelas portas de alumínio cinzentas cor de metal, feias e muito antiquadas que fizeram sucesso há muitos anos atrás e que ainda dão o ar da sua desgraça em tantas casas por esses Portugal fora? Lembra-se delas? Agora, esqueça-as o mais depressa possível! Não é delas que falamos neste artigo!

As portas de alumínio de que lhe falamos hoje são bonitas, modernas, funcionais e até extravagantes, conforme o seu gosto, e podem representar uma excelente alternativa como portas de exterior em qualquer casa, de qualquer estilo.

Se está a planear a sua casa nova, e as portas de exterior são uma das suas muitas preocupações a esta altura, ou se está a pensar em trocar a porta de sua casa, vai gostar de ler este artigo. Hoje na homify falamos de portas exteriores alumínio, apontando vantagens e desvantagens face à concorrência, combinações de materiais, preços e muito mais, tudo acompanhado por belas fotos de portas dos nossos profissionais. Não pode perder!


Vantagens das portas de alumínio

As portas de alumínio são muito utilizadas por esse mundo fora, tanto em edifícios privados como comerciais, pela sua durabilidade e resistência. Estas portas reduzem as probabilidades de quebra e de intrusão e, se calhar por isso, são uma escolha preferida em casas modernas, mas nem tudo são rosas no mundo do alumínio… Como todas as outras, estas portas têm vantagens e desvantagens, que agora vamos descobrir. Começamos pelas vantagens!


São duráveis, resistentes e estáveis

Estas são as características mais fortes destas portas, são a sua maior vantagem, e provavelmente é por causa delas que as portas de alumínio têm tanto sucesso. O alumínio é conhecido por ser excepcionalmente forte, o que é amplamente demonstrado pela força e pela qualidade dos produtos produzidos com ele: – os produtos feitos de alumínio duram décadas, normalmente bem mais de que outros produtos com características estéticas e funcionais semelhantes, mas feitos de outros materiais. É esta a razão para a maior parte das portas de alumínio usadas, o sejam em ambientes de exterior (como portas principais ou portões de garagem, por exemplo).

Versatilidade

Longe vão os tempos em que o único acabamento do alumínio era esse mesmo: – o aspecto do próprio alumínio. Actualmente o alumínio aprece em imensas cores, capazes de se adaptar à estética que procura para o seu edifício, como vemos na imagem acima de uma casa projectada pelo gabinete MA.TERIA. ARCHITECTURE SOLUTIONS, e até com outros acabamentos diferenciados para se ajustar ao seu gosto e ao seu estilo, como por exemplo revestimentos de madeira ou a imitar madeira. Estas portas ficam bem em edifícios que já estão equipados com janelas de alumínio, conjugando-se para criar uma imagem final excepcionalmente bonita e duradoura.

Personalização

A grande versatilidade de acabamentos, que referimos anteriormente, alia-se à construção sob medida para lhe oferecer uma total personalização do seu projecto. Com portas personalizadas e construídas à medida, há uma grande liberdade de escolha no que se refere à cor, ao formato, ao tamanho e às fechaduras para portas de alumínio, o que significa que a fachada da sua casa vai ficar exactamente como deseja.

Rapidez de instalação

As portas de alumínio estandardizadas, à sua disposição nas grandes superfícies de comercialização de materiais de construção são normalmente vendidas completas, ou seja com um kit de instalação incluído. Isto, obviamente, facilita o processo de instalação nos projectos comerciais, mas mesmo os projectos à medida têm uma instalação quase isenta de resíduos, o que deixa a sua casa mais limpa.

Facilidade de manutenção

As portas de alumínio não precisam de ser pintadas ou restauradas, como as portas de madeira por exemplo. Elas recebem um tratamento especial, que veremos a seguir com mais detalhes, para garantir uma manutenção simples e uma maior durabilidade. Assim a única coisa que precisa de fazer para manter a sua porta em boas condições e com um aspecto perfeito por muito tempo é lavá-la periodicamente com água e sabão, evitando totalmente os produtos abrasivos, ácidos ou agressivos, que podem manchar o alumínio, e o uso de objectos de limpeza pontiagudos ou ásperos, como o esfregão de arame, por exemplo.

Sustentabilidade

As portas de alumínio são muito ecológicas porque o alumínio é 100% reciclável, mas além disso elas permitem uma boa eficiência energética, se os modelos forem modernos e bem construídos. Quando combinadas com vidro, as portas de alumínio permitem a entrada de iluminação e ventilação natural, reduzindo a necessidade de iluminação artificial e de ar condicionado.

Desvantagens das portas de alumínio

Como em qualquer assunto, também existe o reverso da medalha. Vamos falar das desvantagens:

  • Baixo isolamento térmico e acústico – Obviamente existe um pouco de tudo no mercado mas, especialmente em portas alumínio baratas, o material não oferece um grande isolamento térmico e acústico, sendo a sua eficiência melhorada com a inclusão de outros materiais na fabricação (como o PVC, por exemplo).
  • Baixa resistência a impactos – é verdade, mais uma vez dependendo da qualidade da porta, por vezes basta um impacto de uma criança a brincar com um carrinho, por exemplo, para a porta de alumínio ficar amolgada.
  • Custo relativamente alto – Existem portas de alumínio baratas e mais à frente já iremos conferir preços, mas uma boa porta de alumínio pode ficar um pouco mais cara do que outra semelhante, feita de outro material. Mas é sempre importante incluir a durabilidade e a baixa manutenção no cálculo do preço da porta.

Tipos de tratamento do alumínio para dar resistência à porta

Anodização

A anodização é um processo electroquímico simples que forma uma camada protectora através da deposição de um revestimento de óxido de alumínio na superfície da porta de alumínio. A vida útil do alumínio anodizado depende da espessura do revestimento anódico aplicado na porta. Este revestimento de óxido de alumínio é resistente e durável às intempéries e mantém intacto o metal de base.

Revestimentos Orgânicos

  • Cromato de zinco como primário.
  • Óleo de linhaça cru.
  • Óleo de linhaça fervido duas vezes.


Revestimentos sintéticos

  • Esmalte sintético.


Os revestimentos são aplicados ao alumínio em fábrica e destinam-se a prolongar a vida útil da porta e da sua moldura.


Tipos de portas de alumínio

Portas de alumínio com vidro

A combinação de alumínio e vidro é uma das mais procuradas e com mais vantagens, uma vez que permite a entrada de luz natural. É uma porta ideal para ambientes menos luminosos, incluindo se forem usadas como portas de exterior, desde que devidamente equipadas como o vidro certo para proporcionar resistência à intrusão.


Porta de alumínio de correr

A porta de alumínio de correr é um modelito de porta de alumínio muito cobiçado ultimamente pelo tom industrial que confere aos ambientes e pelas vantagens de amplitude que a sua abertura proporciona.


Porta de alumínio pivotante

A porta de alumínio pivotante é muito semelhante à sua congénere de madeira e é uma alternativa quando se procura resistência e facilidade de manutenção, sem prescindir de um estilo elegante e diferenciado.


Portão de garagem

Há imensos portões de garagem de alumínio, com diversos tipos de abertura que darão um artigo próprio a seu tempo. Os mais usuais são feitos de lâminas horizontais que recolhem no interior da garagem correndo sobre calhas laterais através da força de um motor.

Precauções que deve tomar com a construção da sua porta de alumínio

  • As portas de alumínio devem ser fabricadas por fornecedores de portas de renome, conhecidas pela qualidade dos seus produtos e da sua construção.
  • Durante a fabricação personalizada, os fixadores devem ser zincados e o comprimento real necessário de cada elemento da porta deve ser cortado com um cortador, não com um cinzel. Os orifícios devem ser perfurados e não cravados.
  • Nas esquadrias de alumínio da porta, a fixação deve ser feita com o auxílio de parafusos de aço.

  • Certifique-se de que os cantos da porta e da moldura fazem um ângulo recto. Todos os componentes da porta devem estar perfeitamente alinhados, tanto horizontal como verticalmente.
  • O material utilizado na construção das portas de alumínio não deve ter rachaduras, defeitos de superfície, arestas rugosas ou outras imperfeições que ponham em causa a integridade da porta no seu todo.
  • Na instalação da porta e respectiva moldura, os parafusos devem ser colocados com o auxílio de uma chave de fendas e não martelados.



Portas de alumínio exterior preços

Os preços das portas exteriores de alumínio variam muito, claro. O facto que mais faz variar o preço é a personalização do fabrico individualizado, à medida, e nesse campo é impossível estabelecer preços sequer aproximados. Mas quando falamos em portas de fabrico massificado, os preços são mais fáceis de apontar.

Assim podemos referir que uma porta exterior de alumínio termolacado em pó, bloco de segurança, de 90x210 cm, estampagem a uma face, acabamento em cor branca RAL 9010 e fechadura especial com um ponto de fecho, custa cerca de 410 Euros (dados do site http://www.geradordeprecos.info).

Leitura recomendada, agora para portas de interior: 20 portas de interior que tornariam a sua casa mais bonita

O alumínio seria a sua escolha para a porta da sua casa nova?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista