Condomínio Fechado Topo de Gama em Maputo – 11 esboços, 9 edifícios incríveis

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Condomínio Vilasol, Maia e Moura Arquitectura Maia e Moura Arquitectura
Loading admin actions …

A arquitectura é uma área fascinante! A sua evolução, desde os simples abrigos primitivos até aos estonteantes arranha-céus, como o Burj Khalifa no Dubai, acompanha em saltos a evolução da humanidade e é um barómetro totalmente fiável da sua capacidade de superação.

Actualmente até uma simples casa de habitação consegue incorporar formas e soluções arrojadas e diferentes, que captam o olhar pela sua beleza e têm funções específicas, como ventilação ou mesmo isolamento. As escolhas de materiais são imensas, os acabamentos inúmeros e isso permite inovação a cada trabalho apresentado por um arquitecto.

Se tudo isto é possível numa mera habitação isolada feita por um qualquer profissional, o que dizer de um condomínio de alta qualidade desenhado pela empresa MAIA E MOURA ARQUITECTURA? As expectativas são elevadas!

Mas quando olhamos para estes esboços e imagem de projecto, e começamos a imaginar o produto final, percebemos de imediato que estes profissionais não desiludem.

Hoje na homify temos para lhe mostrar o embrião de um grande projecto de arquitectura. Não perca!


A empresa

A empresa Maia e Moura Arquitectura tem a sua sede em Lisboa, mas é uma empresa do mundo, tendo trabalhos reconhecidos em Angola, Macau e Moçambique, entre outros países. A sua equipa, altamente qualificada e tecnologicamente avançada, é conhecida pelos seus trabalhos modernos e arrojados, seja qual for o âmbito do projecto. Desta empresa podemos esperar o melhor – seja em grandes empreendimentos, habitacionais ou comerciais, ou em habitações privadas de qualquer dimensão, o cuidado e o zelo postos em cada detalhe vão sempre conduzir o seu projecto ao sucesso!


O projecto

Começámos as imagens pelos planos para as moradias T5 e ficámos imediatamente presos da beleza angulosa planeada para a fachada, marcada pela abundância de vidro para total abertura ao exterior e pela presença forte da pedra, mas sobretudo destacada pela forma arrojada dos ângulos. Ficamos com vontade de ver mais sem demora, mas antes de continuarmos a ver tipologia a tipologia, temos uma visão geral da dimensão deste projecto imenso: – é toda uma cidade que nasce em papel, com casas isoladas, casas em banda, edifícios habitacionais, edifícios de serviços, edifícios comerciais para fazer um polo de comér­cio de bairro, edifícios de habitação colectiva, uma piscina, dois lagos e uma alameda arborizada!

O terreno já contava com algumas moradias isoladas cuja tipologia deve agora ser respeitada e integrada na nova imagem colectiva, e para isso os profissionais apostaram numa imagem fluida e conectada entre os diversos lotes, onde apenas as sebes vegetais estabelecem as fronteiras. São essas mesmas divisões vegetais que tornam o conjunto mais coeso e natural.



Moradias T3

Para as moradias T3 os planos preveem uma imagem moderna, composta por dois volumes sobrepostos, complementares mas opostos, que estabelecem a separação entre as vivências familiares. A estrutura triangular vermelha na lateral da fachada e os detalhes em madeira tornam a imagem da casa ainda mais arrojada e diferente!

Moradias em banda

As moradias em banda primam pela forma unificada das fachadas, que se estabelecem como um todo, mas sem perder identidade própria ou pôr em causa a privacidade de cada uma.

Moradias T4 isoladas

As moradias T4 isoladas são o prolongamento individual da imagem colectiva das moradias em banda, com a madeira e o vidro a darem leveza à geometria moderna.

Moradias T4 geminadas

Tal como as moradias em banda, também as moradias T4 geminadas primam por uma forte coesão visual com as restantes construções. Entre elas há uma quase total unificação, aparentando mesmo ser apenas um edifício, embora a separação feita por uma parede azul ao nível do piso térreo consiga estabelecer a necessária e lógica separação.

Moradias T5

Todas as habitações planeadas apostam fortemente na abertura e na amplitude visual, mas isso torna-se ainda mais impactante nas generosas moradias T5, reflectidas no espelho de água da piscina, para onde abrem directamente.

Moradias T7

Mas para quem procura amplitude e espaço para famílias numerosas nada bate as áreas, mais do que generosas, das moradias T7!

Aqui a área de terreno deu asas à imaginação dos arquitectos, que planearam casas que incorporam tudo, incluindo as árvores, que passam a fazer parte integrante da vida nas casas. As vigas verticais em madeira cumprem uma função decorativa e de controlo da exposição solar no piso superior da casa e os seus volteios fazem parte da identidade da casa.

A zona comercial e a Clubhouse

As áreas de apoio à vida da comunidade, como a zona comercial, que vemos acima, e a Clubhouse, que vemos na imagem abaixo, são parte integrante do conjunto e como tal foram planeados ao detalhe com elementos visualmente integradores nas fachadas, como a pedra, a madeira e os ângulos arrojados.

Trabalhar com esta empresa é garantia de projectos de alta qualidade e casa únicas. Se é este o objectivo a cumprir na sua casa de sonho não deixe de entrar já em contacto com os profissionais através dos contactos abaixo:

Morada: R. Cândido dos Reis 71, 2ºandar, 2780 Oeiras

Telemóvel: 919996712

Site: www.facebook.com/maiamouraarquitectura

Leitura recomendada para os amantes da arquitectura moderna: Arquitectura moderna apaixonante: 8 casas verdadeiramente fantásticas!


Qual destes casas comprava para si já, se pudesse?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista