Infiltrações – 8 Coisas que Precisa de Saber para Lidar com o Flagelo e para Acabar com Ele

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Canalização. Quais são os problemas mais comuns? Congrau Engenharia
Loading admin actions …

Infiltrações. A própria palavra arrepia! Começam de fininho, quase sem darmos por elas… Uma pequena mancha numa parede que depressa alastra, fica preta, amarela, acastanhada e quando damos por ela temos um grande problema nas mãos.

As infiltrações são vários problemas com uma só origem:

  • São um problema sanitário porque com as infiltrações vêm bolores, cujos esporos são os maiores causadores de doenças respiratórias alérgicas.
  • São um problema para a casa em si, cujas estruturas ficam mais fracas e danificadas.
  • São um problema para o recheio, pois tudo dentro de uma casa pode ficar com sérios danos por causa da humidade e das fugas de água.
  • São um problema para os vizinhos, quando os há, porque em prédios e casas geminadas as nossas infiltrações acabam por afectar a casa dos vizinhos, por vezes até ainda mais do que a nossa.
  • E são um problema financeiro, porque a sua resolução por vezes é complicada e raramente se dá sem haver investimento!

Um verdadeiro pesadelo a que temos de pôr fim. Uma simples mancha no tecto ou na parede pode ser o princípio de obras complicadas, porque antes de intervir sobre a mancha é preciso intervir sobre a fonte da humidade e isso raramente acontece sem abrir paredes, substituir canos ou mesmo fazer obras extensas de recuperação do imóvel.

Nós na homify já sofremos na pele os reveses aborrecidos de ter uma infiltração em casa, fosse por nossa causa ou por causa dos vizinhos por isso hoje decidimos abordar este tema. Neste artigo vamos explorar as causas das infiltrações, o que pode fazer para as evitar, como pode resolvê-las e, por fim, como pode contribuir para aguentar os custos de uma reparação. Para isso usámos algumas imagens de trabalhos dos nossos profissionais, que podem ou não representar a situação apresentada, mas que têm a ver com o tema. Respire fundo e acompanhe-nos!

1 – O que são infiltrações

4. Materiais desqualificados: Congrau Engenharia
Congrau Engenharia

4. Materiais desqualificados:

Congrau Engenharia

Provavelmente já saberá a que nos referimos, mas é sempre importante clarificar. Aqui chamamos infiltrações à água ou humidade que se infiltra pelos materiais de construção de paredes, tectos e pavimentos, proveniente de várias origens, sejam interiores ou exteriores. Uma rachadura não reparada numa fachada por fazer com que apareça humidade na parede interior. Uma canalização desgastada, com uma rachadura ou com um vedante deteriorado fica a verter água para a parede ou dentro do pavimento e eventualmente vai chegar ao andar de baixo. A água que sobe do terreno devido a uma impermeabilização deficiente. Tudo isto são infiltrações e todas têm de ser resolvidas rapidamente. No geral já apresentámos os três tipos de infiltrações mais comuns numa casa e agora vamos falar de cada uma delas mais em detalhe.

2 – Infiltrações devidas a equipamentos e canalizações deficientes

Serviços de Canalização | Lisboa Humberto Carmo
Humberto Carmo

Serviços de Canalização | Lisboa

Humberto Carmo

Todas as casas têm canalizações e equipamentos que utilizam água. Lava-loiças, máquinas de lavar, banheiras e polibãs… Estes são os principais culpados deste tipo de infiltrações, que têm uma enorme probabilidade de vir a acontecer em qualquer casa ao longo da sua vida útil!

Dentro desta categoria temos duas subcategorias distintas:


3. Canalização entupida: Congrau Engenharia
Congrau Engenharia

3. Canalização entupida:

Congrau Engenharia

Infiltrações rápidas – estas infiltrações normalmente são muito rápidas causando inundação em pouco tempo, que pode infiltrar para outras partes da casa ou paras as habitações anexas. São extremamente comuns e embora se vejam de imediato os seus efeitos, por vezes só depois de fechar as canalizações todas é que se consegue perceber a sua origem. Quais as origens mais comuns?

  • Ralos entupidos em máquinas de lavar roupa ou loiça.
  • Canos rotos, junções de canos desencaixados ou sem material vedante, sejam em canalizações de água ou de esgotos.
  • Torneiras partidas ou com os vedantes desgastados.
  • Canalizações de esgotos entupidas, seja junto à fonte ou mais a montante, em canalizações colectoras.
  • Outras.


Casa de banho (Antes) Duality Projetos, Lda
Duality Projetos, Lda

Casa de banho (Antes)

Duality Projetos, Lda

Infiltrações lentas – acontecem lentamente ao longo do tempo de utilização dos espaços e são das causas mais frequentes a originar remodelações em casas de banho e cozinhas. Normalmente acontecem porque a água vai-se infiltrando lentamente em gotas, quase sem darmos conta, a partir de banheiras, bases de chuveiro, bases de torneiras, etc.

Origens mais comuns:

  • rachaduras causadas pelo uso em bases de duche e em banheiras.
  • buracos de corrosão junto aos ralos, ou imediatamente sob eles, devido aos minerais da água.
  • materiais de junção ou canos desgastados, em especial em canos flexíveis.
  • materiais de impermeabilização e vedantes inexistentes ou velhos (silicones, por exemplo).
  • outras.

Todos estes tipos de infiltração podem dever-se ao desgaste de uma casa antiga, mas, infelizmente, também podem ser causados por trabalhos de reparação ou de construção mal executados, o que torna ainda mais evidente a necessidade de contratar profissionais qualificados para os seus projectos, sejam os construtores ou os canalizadores.

3 – Infiltrações devidas a equipamentos e canalizações deficientes – as soluções

Casa de banho (Depois) Duality Projetos, Lda
Duality Projetos, Lda

Casa de banho (Depois)

Duality Projetos, Lda

Para as infiltrações lentas, a resposta normalmente passa por uma intervenção de fundo, passando muitas vezes por uma remodelação total do espaço, como esta a que assistimos nesta imagem. Na imagem anterior vemos uma casa de banho antiga que foi toda remodelada, incluindo as canalizações e os equipamentos, acabando com problemas recorrentes e prevenindo problemas futuros. A imagem acima mostra a mesma casa de banho depois da intervenção da DUALITY PROJETOS, LDA, e ficamos imediatamente com a noção de que, com tanta qualidade de detalhes e acabamentos, os problemas com canalizações são uma sombra no passado.

A reparação de banheiras, bases de duche e torneiras, com aplicação de vedantes e substituição de peças, podem adiar o problema e até resolvê-lo por algum tempo, mas quando as infiltrações são de longa duração, apenas uma boa remodelação responde.

ANTES - Cozinha Casa do Páteo
Casa do Páteo

ANTES – Cozinha

Casa do Páteo

Para as infiltrações rápidas devidas a rupturas, a solução é contratar um bom canalizador de emergência que possa resolver a situação o mais rapidamente possível. Depois terá de reparar os danos eventualmente causados em materiais, como tectos falsos e revestimentos. Se viver num prédio terá de suportar também os custos dos danos causados nas habitações contíguas, pelo que está na hora de accionar o seguro de habitação para não ter de suportar os custos na íntegra.

4 – Infiltrações por água vinda do exterior

Renovação de Fachadas / Reparação de Fendas RenoBuild Algarve Casas rústicas
RenoBuild Algarve

Renovação de Fachadas / Reparação de Fendas

RenoBuild Algarve

Este tipo de infiltrações ocorre quando há rachaduras e outros danos nos revestimentos externos da habitação, seja em paredes exteriores, varandas terraços ou coberturas, e começam a deixar passar água da chuva para os espaços interiores. É uma infiltração lenta, que muitas vezes se nota apenas no inverno, quando chove muito, e aparece sob a forma de humidades e bolores em paredes e tectos.


5 – Infiltrações por água vinda do exterior – as soluções

Renovação de Fachadas / Reparação de Fendas RenoBuild Algarve Casas mediterrânicas
RenoBuild Algarve

Renovação de Fachadas / Reparação de Fendas

RenoBuild Algarve

A passagem do tempo é inclemente e todos os revestimentos exteriores acabam por vir a sofrer danos, pelo que a manutenção é vital. A pintura e a impermeabilização devem ser repetidas periodicamente em função do material aplicado. Nos prédios é obrigatório fazer a manutenção das fachadas de oito em oito anos, não só pelo aspecto visual, mas também para reparação de rachaduras e de coberturas danificadas (telas impermeabilizantes, junções de varandas… ).

Impermeabilização de Terraço ENGIMULTI
ENGIMULTI

Impermeabilização de Terraço

ENGIMULTI

As paredes exteriores devem ser pintadas com alguma regularidade e os revestimentos de capoto, madeira, metal, ou outros devem ser reparados ou substituídos.

As telhas e a estrutura de cobertura devem ser inspeccionadas regularmente e reparadas assim que se verificarem danos.

Os terraços, varandas e coberturas transitáveis são áreas delicadas, porque bastam pequenas fissuras nos materiais de revestimento para causar infiltrações de agua no tecto do espaço sob eles.

Os terraços, varandas e coberturas transitáveis são áreas delicadas, porque bastam pequenas fissuras nos materiais de revestimento para causar infiltrações de água no tecto do espaço sob eles. Pode ser necessária uma intervenção de impermeabilização por especialistas, usando por exemplo tela líquida ou poliureia. Embora alguma destas impermeabilizações possam ter sucesso se for você mesmo a fazê-las, as probabilidades de não ter sucesso são grandes, por isso o melhor mesmo é contratar profissionais qualificados, com os materiais, os equipamentos e as técnicas correctas. E essa escolha é essencial, porque um trabalho mal executado vai fazê-lo gastar mais dinheiro sem obter os resultados necessários. 

6 – Infiltrações por capilariade

Remodelação / Renovação de Interiores RenoBuild Algarve Quartos rústicos
RenoBuild Algarve

Remodelação / Renovação de Interiores

RenoBuild Algarve

Sabe aquela propriedade da água, que faz com que ela possa subir quase sozinha por um tubo muito fininho? A isso chama-se capilaridade e também é uma causa de infiltrações em casa, embora menos frequentes.

Esta situação acontece no chão e base das paredes de muitas casas com um mau isolamento entre o pavimento e o sol. A água vem do solo e vai subindo pelas fundações, pelo pavimento e pelas paredes, podendo atingir até 1,5 m e causando salitre, manchas e danos nos revestimentos.


7 – Infiltrações por capilariade – as soluções

A solução para este problema é mais complicada do que as anteriores e exige sempre, mesmo sempre profissionais qualificados para apresentar e aplicar as técnicas mais correctas. 

No mercado há várias opções de impermeabilização, como a cortiça projectada, os módulos de plástico ou as telas, mas apenas um especialista saberá aconselhá-lo sobre a melhor escolha para o seu caso.

Na imagem acima e na anterior, podemos ver um pouco de um trabalho de impermeabilização destinado a evitar este tipo de infiltrações. 

8 – Como solucionar sem se arruinar

Remodelação de Casa de Banho Congrau Engenharia
Congrau Engenharia

Remodelação de Casa de Banho

Congrau Engenharia

Não tenha ilusões, porque vai ter sempre despesas. No entanto há formas de minorar os custos de reparar uma infiltração, em especial as infiltrações causadas por danos e acidentes, nomeadamente através de seguros. Já referimos o seguro de habitação, mas ter um seguro multirriscos vai garantir que pelo menos uma parte das suas despesas vai ficar coberta em caso de infiltração, dependendo do tipo de seguro contratado.


No caso da activação de um seguro, poderá ter de trabalhar com uma empresa indicada pela seguradora, mas se não tiver de o fazer pode baixar os custos com as reparações solicitando vários orçamentos a empresa de confiança, como as que pode encontrar na nossa página. Ter os profissionais certos do seu lado pode poupar-lhe muito dinheiro e dissabores futuros!


Para mais informações sobre o assunto leia também o artigo ’Como prevenir infiltrações de água e bolor na casa de banho’.

Já teve um problema destes em sua casa? Conte-nos como o resolveu!

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!