Os segredos de uma casa em tons de vermelho

anadomenti anadomenti
Loading admin actions …

Deixando de lado o modernismo e os seus tons neutros, pretos e brancos, hoje iremos apresentar-lhe uma casa repleta de cor! Trata-se de um imóvel em Estremóz, no distrito de Évora com uma alma puramente alentejana. Tal como este apartamento, as fotografias da autoria de Pedro Brás conseguiram captar a essência desta casa. Uma casa com cor: uma casa com vida! Este é o segredo principal desta casa. Preparado para descobrir os restantes segredos?

A fachada da casa

Antes de lhe revelar-mos os segredos do interior, é pelo exterior que iremos começar o nosso tour. De facto esta fachada esconde claramente todos os segredos do interior já que se trata de uma fachada extremamente simples. Com embasamento em pedra e mosaicos cerâmicos a delimitar a zona de entrada e a unificar os vãos, surge com uma métrica bastante delineada. 

Aqui as árvores plantadas assumem um papel com bastante importância! Se por um lado protegem a casa dos maiores raios solares (aqueles 40ºC que só o alentejano conhece), por outro lado, criam privacidade na casa, especialmente no piso de cima, onde se localizam os quartos.

O uso cor

E a começar a revelar a lista de segredos, iremos começar por apresentar-lhe os espaços interiores. Começando pela sala de estar, um dos segredos para este espaço ser um espaço tão aperitivo é a cor. Utilizado em extrema abundância, surge o vermelho como cor contrastante com as paredes e tecto. Num padrão extremamente divertido, dão alegria a este espaço. Ao apresentar-se em distintas superfícies e sob diversas texturas (tanto nos sofás, como nas cortinas ou até no aparador) dão personalidade a este espaço.

O uso dos materiais

Com a sala de estar de costas voltadas, continuamos o tour pela sala de jantar. Dentro da mesma linguagem que a sala de estar, também este espaço é cheio de cor e de vida. Aqui, o segredo que temos a revelar-lhe baseia-se no uso dos materiais. Se por um lado um espaço é caracterizado pela cor, por outro lado, são os materiais os actores principais para tornar um espaço único. Aqui, as matérias contrastantes tornam este lugar num lugar excepcional. O contraste entre o mosaico tipicamente utilizado no revestimento do pavimento no interior alentejano, com elementos decorativos em cortiça, o vidro, o metal e outros elementos cerâmicos que decoram o espaço recriam o ambiente perfeito, tornando este espaço num lugar extremamente acolhedor.

A passagem secreta

Na continuidade do primeiro piso que alberga os espaços sociais (sala de estar, sala de jantar e cozinha) encontra-se a passagem secreta para o primeiro andar: o lugar privado da casa. Muito discreta e sem grandes ornamentos decorativos, a escada é totalmente revestida a madeira, transportando deste modo a matéria de alguns dos elementos decorativos para o plano horizontal deste espaço.

As superfícies

Continuando a apresentar-lhe os espaços públicos da casa, encontramo-nos agora na cozinha. Aqui, apesar de o vermelho não ser a principal cor que reveste o espaço, as superfícies são todas elas revestidas a tons quentes, continuando deste modo a linguagem procurada nos restantes compartimentos. Aqui, o chão assim como as paredes são totalmente forradas a mosaico cerâmico, em dois tons de castanho. O mobiliário fixo, todo ele em madeira, proporcionam o ambiente rústico também procurado na casa. Aqui, o contraste é feito não através da cor ou texturas mas sim entre claro e escuro, já que a iluminação natural é tão abundante.

As texturas

Finalmente no quarto, aqui, para além de o vermelho ser o tom dominante, são as texturas pouco vulgares que caracterizam o espaço. Procurando a linguagem dos anos 80, o veludo reveste totalmente as superfícies. Pouco usual, é uma forma de dar carácter e personalidade a uma divisão, e para além disso, é uma das tendências deste ano!

Qual dos segredos desta casa que mais o cativou? Deixe-nos aqui a sua opinião.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!