Tinta Plástica: Fácil de Limpar, Durável e Acessível | + 15 imagens para o inspirar | homify

Tinta Plástica: Fácil de Limpar, Durável e Acessível | + 15 imagens para o inspirar

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Moradia Bairro dos Músicos Franca Arquitectura Salas de estar modernas
Loading admin actions …

Quando decidimos pintar a casa, e a menos que nos identifiquemos com a eterna tinta branca, é normalmente sobre a questão das cores que nos começamos por debruçar. É natural que isso aconteça porque a escolha da cor é uma das partes mais divertidas deste tipo de projecto e é logo nela que pensamos em função da decoração, do tipo de espaço, da iluminação e, claro, do nosso gosto. A verdade é que, numa divisão, pintar uma parede pode ser quanto baste para o ambiente ficar logo diferente, por isso, quando se trata de renovar os interiores, pintar as paredes é uma das soluções mais eficazes. Note-se, ainda, que manter as paredes cuidadas e bonitas é indispensável para preservar o apelo e o valor de um imóvel.

A escolha da cor é, certamente, importante, mas é apenas metade do processo. O tipo de tinta é tão ou mais relevante do que a cor. Uma tinta inadequada para a superfície em questão ou que tenha baixa qualidade vai acabar por lhe trazer problemas e é muito provável que o resultado fique aquém do esperado, pois é crucial ter em atenção o tipo e superfície, o acabamento da tinta, a que se destina, a quantidade necessária, a aplicação do primer, e assim por diante.

Hoje, dedicamos o nosso livro de ideias à tinta plástica. Vamos-lhe explicar tudo sobre este tipo de tinta. Ora tome nota!

1. O que é tinta plástica?

O House - Bom Sucesso, Design Resort, Leisure & Golf, Óbidos Atelier dos Remédios Casas mediterrânicas
Atelier dos Remédios

O House – Bom Sucesso, Design Resort, Leisure & Golf, Óbidos

Atelier dos Remédios

É comummente conhecida como tinta plástica o tipo de tinta de emulsão que contém uma alta quantidade de plástico na sua composição. Trata-se de uma tinta com base de acrílico que confere às paredes um acabamento suave e mate. Quanto mais plástico a composição da tinta tiver, maior será a suavidade do acabamento, sensação essa que se prolongará no tempo, uma vez que, nas superfícies pintadas com este tipo de tinta, a sujidade pode ser facilmente removida com o uso de um pano húmido. É por isso que as tintas plásticas são também conhecidas como tintas laváveis. Esta qualidade faz das tintas plásticas uma boa escolha para ambientes que concentram altos níveis de humidade como as casas de banho e as cozinhas. A tinta plástica está disponível com acabamento mate, acabamento acetinado, acabamento semi-brilhante e acabamento brilhante. Porém, cada marca tem as suas especificidades e produtos exclusivos, por isso, em lojas como a Cin, a Tintas Dyrup ou a Robbialac, deve informar-se, junto dos profissionais, sobre este tipo de tinta e os respectivos acabamentos.

2. Quais são as vantagens da tinta plástica?

Vista entrada apartamentos Arkstudio Casas ecléticas
Arkstudio

Vista entrada apartamentos

Arkstudio

Todos os tipos de tinta têm prós e contras. É importante conhecê-los para que se possa escolher a tinta certa para cada aplicação. A tinta plástica tem consideráveis vantagens que passamos a enumerar:

  • Fácil de limpar: as paredes pintadas com tintas plásticas são muito fáceis de limpar, até mesmo se tiverem manchas chatas. Com um pano húmido ou molhado, conseguirá remover com facilidade a sujidade que se fixar sobre as superfícies pintadas com tinta plástica sem, no entanto, comprometer o acabamento polido e a intensidade da cor. Esta é uma grande mais-valia, pois, como sabemos, as paredes sujam-se facilmente, sobretudo nas divisões que acima referimos (casa de banho e cozinha) e esta tinta vem dar resposta a quem procura uma solução simples para manter as paredes sempre impecáveis. Tinta plástica, interior lavável! Nada melhor!
  • É acessível: todas as lojas de tintas comercializam tintas plásticas de vários tipos, por isso, não terá dificuldade em encontrar a melhor para a sua casa e para o seu bolso. Considerando as vantagens que esta tinta oferece, a relação qualidade/preço é muito interessante por oposição às tintas comuns.

(continua na imagem seguinte)

  • É durável: sendo feita de látex acrílico puro e de micropigmentos altamente opacos, a superfície da tinta plástica é bastante resistente, pelo que se pode classificar esta tinta como durável. Além disso, e como já referimos, pode-se limpar as superfícies sem remover tinta plástica da parede. A limpeza não afecta a textura e integridade do produto que é escolhido amiúde para espaços para os quais se procuram soluções de longa duração e onde a exposição à água não seja um problema.

(continua na imagem seguinte)

Apartamento Contemporâneo - T4 com cozinha aberta para a sala - PORTO ShiStudio Interior Design Sala de jantarAcessórios e decoração
ShiStudio Interior Design

Apartamento Contemporâneo – T4 com cozinha aberta para a sala – PORTO

ShiStudio Interior Design
  • É menos tóxica: a tinta plástica menos tóxica e, subsequentemente, inodora. Por oposição às tintas feitas à base de óleo, tem componentes menos voláteis e cria menos problemas como irritações na pele. Na tinta plástica, é a água que leva o pigmento à superfície que está a ser pintada, o que significa que, quando a tinta seca, a água evapora por completo. Por esta razão, trata-se de um tipo de tinta que pode usar sem problemas em espaços onde há crianças ou animais porque as únicas coisas que evaporam e passam para o ar são o hidrogénio e oxigénio.

(continua na imagem seguinte)

Outras vantagens da tinta plástica:

Casa na Ajuda EXTRASTUDIO Casas mediterrânicas
EXTRASTUDIO

Casa na Ajuda

EXTRASTUDIO
  • Tem uma aplicação fácil;
  • Não estala quando exposta ao sol;
  • Poderá ser usada em vidro, cimento, metal e madeira (aconselhe-se na loja onde comprar a tinta e leia as instruções da mesma);
  • Para além de poder ser usada sobre superfícies de materiais distintas, não carece de pré-tratamento. Mas, para um acabamento de alta qualidade, é indicada a aplicação de primer;
  • O acabamento é bom para tornar mais brilhante um espaço escuro;
  • Não é inflamável;
  • Têm mais elasticidade do que as tintas à base de óleo;
  • É suave.

3. Quais são as desvantagens da tinta plástica?

Quarto - Janelas de S. Bento, Porto - SHI Studio Interior Design ShiStudio Interior Design Quartos pequenos
ShiStudio Interior Design

Quarto – Janelas de S. Bento, Porto – SHI Studio Interior Design

ShiStudio Interior Design

São mais as vantagens do que as desvantagens. No entanto, é oportuno também conhecer estas últimas:

  • Apesar de acessível, é mais cara quando comparada com tintas à base de óleo (nas tintas à base de óleo, os solventes mais comuns são hidrocarbonetos à base de petróleo);
  • A tinta plástica seca lentamente em ambientes húmidos.

(continua na imagem seguinte)

Conclusão:

deve considerar todos os prós e contras antes de comprar tinta plástica e – reforçamos, mais uma vez – pedir a opinião de pintores antes de escolher. Certo é que as tintas plásticas (ou tintas de emulsão) estão em crescente popularidade, nomeadamente porque as pessoas se inclinam cada vez mais para comprar tintas que não possuam químicos perigosos e solventes nocivos. Se procura uma tinta com acabamento mais brilhante, será preferível uma tinta à base de óleo.

4. Tinta plástica exterior – pode a tinta plástica ser usada no exterior?

Zona lounge exterior - Projeto SHI Studio Interior Design, Matosinhos ShiStudio Interior Design Varandas, marquises e terraços modernos
ShiStudio Interior Design

Zona lounge exterior – Projeto SHI Studio Interior Design, Matosinhos

ShiStudio Interior Design

Sala de vivenda em S. Mamede - Projeto de interiores Shi Studio - Matosinhos, Porto ShiStudio Interior Design Sala de estarAcessórios e Decoração
ShiStudio Interior Design

Sala de vivenda em S. Mamede – Projeto de interiores Shi Studio – Matosinhos, Porto

ShiStudio Interior Design

Sim, a tinta plástica está entre as tintas que podem ser usadas no exterior, estando disponível em vários acabamentos. Nas lojas de tintas mais conhecidas, pode encontrar tinta plástica para exterior que, para além do óptimo acabamento, é resistente a fungos e a intempéries, tem boa lacagem e uma boa vertente decorativa. Na loja de tintas Dyrup, por exemplo, encontra tinta plástica para fachadas formulada em emulsão aquosa 100% acrílica. Trata-se de um tipo de tinta de gama profissional que pode ser aplicada em superfícies novas ou para trabalhos de repintura. Na mesma loja, há, ainda tinta plástica com textura, também ela para aplicação interior e exterior. As vantagens associadas a este tipo de tinta mantêm-se quando o seu uso é exterior.

5. Tintas interiores preços: quanto custa a tinta plástica?

Sala Estar - Encosta do Douro Ângela Pinheiro Home Design Salas de estar ecléticas
Ângela Pinheiro Home Design

Sala Estar – Encosta do Douro

Ângela Pinheiro Home Design

Apartamento em Sintra MUDA Home Design Salas de estar modernas
MUDA Home Design

Apartamento em Sintra

MUDA Home Design

O preço da tinta plástica varia consoante a marca, o acabamento e o tamanho do balde. O preço dos baldes de tinta plástica anda entre os 30€ e os 135€, sendo este último preço correspondente a uma lata de 15L com tinta plástica mate exterior na cor branca.

A nossa sugestão é que entregue este trabalho a um pintor. Este profissional saberá onde comprar e em que quantidades, evitando que haja desperdícios (de dinheiro e de tinta). Por trabalhar na área, é, também, provável que tenha acesso directo a fornecedores ou que beneficie de descontos. Além disso, um pintor garantirá um trabalho muito mais profissional que durará por mais anos.

Já conhecia as características deste tipo de tinta? Esperemos que este artigo lhe tenha sido útil!
Casas inHAUS Casas modernas

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!