Guia Completo sobre Acumuladores de Calor – 15 Exemplos Bonitos e Funcionais

I. Gaspar – homify I. Gaspar – homify
Quarto DP - Sintra, MUDA Home Design MUDA Home Design Quartos modernos
Loading admin actions …

Entre os vários aquecedores elétricos, encontramos: convetores, painéis radiantes, radiadores de inércia, radiadores a óleo, ventiladores ou mesmo acumuladores de calor. No artigo de hoje, iremos dar ênfase a este último – acumuladores de calor – já que fornecem um calor suave e duradouro.

Um acumulador de calor é um dispositivo que acumula calor para liberá-lo posteriormente (acumuladores de calor com pedras vulcânicas, acumuladores de calor pedras… ). Este sistema é composto por uma grande massa de materiais refratários destinados a serem aquecidos com resistores. O único objetivo do acumulador de calor é capturar e armazenar energia térmica para liberá-la.

São equipamentos idóneos para aquecimento do ambiente, uma vez que utilizam o período noturno para armazenar, aproveitando ao máximo as vantagens da tarifa bi-horária.

Os acumuladores de calor são uma das formas de aquecimento elétrico mais populares na Europa, porque são realmente práticos e eficientes. Além do uso doméstico, são igualmente ideais para complementar outros tipos de aquecimento já existente, como em escritórios ou outros ambientes comerciais, já que se trata de equipamentos fiáveis e versáteis.

Se tiver interesse neste acumulador de energia, não perca o nosso artigo!

1 – Para que serve um acumulador de calor?

O acumulador de calor é, por definição, um dispositivo de aquecimento vertical usado para armazenar energia térmica fora do horário de pico e, em seguida, difundir o calor acumulado durante as horas de pico. O objetivo deste tipo de acumulador elétrico é poupar energia.

Graças aos painéis radiantes, o sistema fornece à casa um calor fluido e constante, o dispositivo oferece à casa uma atmosfera agradável, que é comparável a fogões antigos ou radiadores de calor moderados.

Tendo em conta o aumento da energia quando queremos aquecer a casa, o acumulador de calor tornou-se um dispositivo moderno e prático dentro de casa. O sistema consegue poupar até 32% na conta de eletricidade!

2 – Que tipos de acumuladores existem?

Os aquecedores de acumulação são constituídos por blocos de cerâmica. Cada bloco é constituído por 2 unidades, no interior dos quais se encontram resistências elétricas.

Encontramos, no mercado, dois tipos de acumuladores:

a) acumulador estático que apresenta uma entrada de ar na parte inferior e uma saída na parte superior, de modo a que o ar da habitação possa circular através do núcleo do acumulado, sendo assim aquecido. Neste caso, o equipamento liberta calor através da sua superfície, por convenção natural. São mais indicados em divisões com necessidades permanentes como os quartos ou em espaços em que o controlo exato da temperatura não é muito relevante, como por exemplo, no corredor ou no hall de entrada.

b) o ar do acumulador dinâmico circula através do núcleo forçado por um ventilador. A grelha difusora está situada na parte inferior do aparelho. Apresenta um isolamento superior, de modo a garantir uma maior capacidade de retenção de calor. A regulação de calor pode ser feita de forma manual ou automática. Quanto ao sistema manual, este encontra-se incorporado no próprio equipamento e permite aumentar ou reduzir a dissipação de calor. O modo automático, por sua vez, requer uma sonda de temperatura que em função da temperatura exterior determina a quantidade de calor a armazenar para o dia seguinte. Assim, há um maior aproveitamento energético. Neste sentido, os acumuladores dinâmicos dispõem de uma melhor regulação de descarga comparativamente aos estáticos.

3 – Quais são as vantagens dos acumuladores de calor?

O acumulador de calor permite atrasar a produção de calor e a sua distribuição. Portanto, pode pô-lo a funcionar quando a eletricidade é mais barata (cerca de 20% menos do que no horário de pico) e aproveitar o calor mais tarde. Esta opção é económica e permite aproveitar o aspeto prático da energia elétrica. Para usufruir desta vantagem, é obviamente necessário ter celebrado um contrato bi-horário.

O conforto térmico também é uma mais-valia deste tipo de aquecedor. Graças ao seu aquecimento radiante, aquece toda a superfície das divisões de uma forma homogénea e suave. A sensação de calor é, portanto, muito melhor comparativamente a outros tipos de aquecedores.

Por outro lado, os custos de instalação são bastante baixos e virtualmente sem necessidade de manutenção programada.

(aquecedor cerâmico vantagens – continuação)

Dentro das vantagens dos acumuladores de calor, também destacamos as seguintes:

  • Ambiente confortável;
  • Funcionamento silencioso;
  • Possibilidade de regulação por período de utilização;
  • A ausência de partes móveis complexas proporciona uma longa vida útil do aparelho e a quase inexistência de manutenção;
  • Versatilidade na seleção de temperaturas;
  • Existem acumuladores de calor eléctricos;
  • Grande flexibilidade na instalação, uma vez que se tratam de aparelhos individuais.

Em suma, são aquecedores económicos e amigos do ambiente, porque são acumuladores de energia.

4. Quais são as desvantagens dos acumuladores de calor?

Como em tudo, não existem apenas vantagens. Por isso, e para ajudá-lo a fazer uma compra consciente, destacamos as seguintes desvantagens:

  • Aquecedores grandes, não muito estéticos e pesados. Peso de 100 a 400 quilos;
  • Pouca radiação, o calor é transmitido principalmente por convecção;
  • Precisam, geralmente, de serem instalados por um profissional especializado;
  • A turbina usada para extrair o ar quente em diferentes velocidades é mais ou menos audível dependendo da sua velocidade;
  • Deve realizar um contrato durante o dia, porque os bi-horários não são vantajosos durante o dia;
  • Os acumuladores de calor têm preços relativamente elevados, comparados a outros sistemas de aquecimento.

5 – Como usar um acumulador de calor?

No início do período de carga, no núcleo do aparelho, o calor é transportado das resistências eléctricas para as placas de acumulação de magnetite de alta densidade, mineral de elevada tolerância térmica.

A temperatura a ser atingida por este núcleo de acumulação é regulável pelo utilizador, através de um botão de controlo de carga.

Conforme a temperatura interna no núcleo de acumulação aumenta, o calor é transmitido através dos painéis internos de isolamento de lã-de-rocha e sílica microporosa e pelos painéis exteriores do aparelho por convecção natural para o ambiente.

Quando o período de carga acaba, o núcleo de acumulação atingiu a sua temperatura máxima, ao mesmo tempo que as exigências de aquecimento sejam maiores.

Existe um segundo botão de controlo que pode ser manuseado pelo utilizador, de modo a maximizar a rentabilidade, que comanda o mecanismo de aumento de dissipação de calor, que apresenta uma função importantíssima.

6. O que ter em conta quando usar o seu acumulador de calor?

Existem vários pormenores a considerar quando instalar o seu acumulador de calor:

  • O aquecimento por acumulação é mais adequado para divisões bem isoladas e aquecidas por longos períodos. Não é adequado para uso ocasional. Com este tipo de aquecimento, é preciso pensar com antecedência na necessidade de calor para o dia seguinte, já que o aquecedor armazena calor durante a noite.
  • É preciso regular o acumulador de calor da forma mais eficiente possível. Por exemplo, se planeia sair o dia todo, deve ajustar o acumulador, no dia anterior, tendo em conta o dia que irá ter.
  • Esteja atento à meteorologia. Quanto mais frio, mais calor precisa acumular. Por isso, é interessante combinar o acumular com um termostato conectado que tem em conta as condições climáticas.
  • Use um termostato. Não se esqueça de configurá-lo corretamente.

7. Quais são os gastos energéticos dos acumuladores de calor?

Exemplo:

Consumo de energia elétrica

(2,140 x 5 kWh/dia x 140 dias/ano 0 1800KWh/ano)

encargos energéticos anuais com tarifa bi-horária

1800 kWh/ano x 0,05€/kWh 0 90€/ano

8. Quem instala um acumulador de calor?

Os acumuladores de calor devem ser instalados por um profissional, para garantir uma instalação segura à rede elétrica. Como sabe os acumuladores são pesados, devido aos tijolos que contém no interior. Se quiser instalá-lo sozinho, certifique-se de ter alguém consigo para ajudá-lo. Na verdade, é preferível ter ajuda quando instalar o dispositivo.

Na plataforma da homify encontra profissionais especializados, basta aceder ao separador profissionais e filtrar a sua pesquisa conforme as suas necessidades e área servida. Vai ver, é tudo muito intuitivo. De seguida, entre em contacto com o profissional e solicite um orçamento.

Onde comprar acumuladores de calor?

Em qualquer loja de bricolage ou de venda de eletrodomésticos poderá encontrar acumuladores de calor. Por outro lado, consulte também em lojas online, através do motor de pesquisa.


Aprofunde a sua leitura com este artigo: Qual o sistema de aquecimento mais económico para ter em casa?

Tem um acumulador de calor em casa? Gosta?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista