9 Coisas que Precisa de Saber Sobre Canalizações PEX | homify

9 Coisas que Precisa de Saber Sobre Canalizações PEX

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Construção de Raíz é a Nova Bola da Vez! Congrau Engenharia Paredes e pisos modernos
Loading admin actions …

Hoje a homify aventura-se pelo obscuro mundo das canalizações!

Já sabemos que a vida é feita de escolhas e isso é especialmente verdade quando toca a construir ou renovar a nossa casa. E essa importância é exacerbada pela quantidade de materiais e técnicas disponíveis no mercado, que podem fazer toda a diferença no orçamento final e até na performance da habitação no quotidiano.

Quando toca aos projectos de canalização, uma escolha errada pode vir a traduzir-se em reparações mais frequentes, devidas a perda de pressão de água, desgastes, ruptura e fugas de água nas junções, entre outras.

Um dos materiais disponíveis no mercado para canalizações são os tubos PEX, ou tubos de Polietileno Reticulado, e é deles que falamos hoje. Acompanhe-nos e fique a saber muito mais sobre canalização de água e sobre a utilização deste material para esse fim!

Nota: As imagens deste artigo são exemplificativas de trabalhos de canalizações efectuados pelos nossos profissionais e podem não corresponder ao material em debate.


1. Tipos de canalizações

Serviços de Canalização Humberto Carmo Casas de banho clássicas Ferro/Aço Amarelo
Humberto Carmo

Serviços de Canalização

Humberto Carmo

Antes de começarmos a falar especificamente do tubo pex é importante sabermos que tipos de canalizações existem, para que possamos enquadrar o tema.

Assim, em termos gerais podemos apontar para três tipos de canalizações:

Canalizações de Água - nestas canalizações passa apenas água, podendo ser canalização de água quente e fria. São canalizações sensíveis porque é por onde passa a água de consumo, que bebemos ou usamos para lavar louça e tomar banho. Estas canalizações, quando são antigas ou estão mal feitas deixam a água com sabor ou cor estranhos e a sua reparação em fases é morosa, sendo por vezes mais recomendável fazer toda a substituição para o sistema funcione bem, o que acaba por sair mais barato a médio prazo.


Instalação Sanitária Decor-in, Lda Casas de banho mediterrânicas Cerâmica Branco
Decor-in, Lda

Instalação Sanitária

Decor-in, Lda

Canalizações de Esgotos – são mais largas do que as canalizações de água pois devem deixar fluir os resíduos e podem ser feitas de materiais diferentes. Quando atingem o limite da sua vida útil ou sofrem rupturas causam maus cheiros e infiltrações complicadas, pelo que devem sofrer manutenções periódicas.

Canalizações de Gás - nestas canalizações passa o gás que alimenta fogões, esquentadores e aquecedores, pelo que a sua manutenção regular é crítica. Os danos nesta canalização podem representar riscos de explosão e a instalação está sujeita a fiscalização específica.

2. Materiais

Serviços de Canalização Humberto Carmo Casas de banho clássicas Ferro/Aço Amarelo
Humberto Carmo

Serviços de Canalização

Humberto Carmo

Para as canalizações de água, sobre as quais incide o artigo de hoje, há vários materiais utilizados, mas as tubagens dividem-se em três grandes grupos – tubos de metal, tubos de material plástico e tubos multicamadas.

Tubos de metal

Tubos de cobre – o cobre é resistente à corrosão e aguenta altas temperaturas, sendo muito comum nas canalizações de água em habitações.

Tubos de aço inoxidável – são extremamente resistentes, mas são bastante caros, pelo que a sua utilização não é standard em construção habitacional de massas.

Tubos de aço galvanizado – foram o material de eleição para canalizações de água durante muitos anos, mas têm vindo a ser substituídos pelo PEX.



(1) Bathrooms / shower / duche Dynamic444 Casa de banhoBanheiras e duches
Dynamic444

(1) Bathrooms / shower / duche

Dynamic444

Tubos de material plástico

PVC (Policloreto de Vinilo) – é muito utilizado para águas a grande pressão, mas sofre deformações com o calor, pelo que não é indicado para águas quentes.

CPVC (Policloreto de Vinilo Clorado) – é outro produto derivado do PVC, mas que aguenta temperaturas mais altas.

PEX (Polietileno Reticulado) – é resistente ao calor e é flexível, tendo várias aplicações em canalizações de águas em habitações comuns.

PPR (Polipropileno Copolímero Random) – é resistente a temperaturas muito elevadas e conserva a temperatura da água por mais tempo, o que é uma vantagem em canalizações de águas quentes por dispensar o isolamento térmico.

(7) customized manifolds & cabinets Dynamic444 Escritórios modernos
Dynamic444

(7) customized manifolds & cabinets

Dynamic444

Tubos Multicamadas

Tal como o nome indica, estes tubos são construídos por camadas, normalmente um material plástico. Nestes tubos o PEX assegura uma camada interior, uma camada intermédia metálica (usualmente alumínio) e uma camada exterior em PEX. A camada externa garante o isolamento do tubo contra a corrosão. Há algumas vantagens nesta composição, pois soma as vantagens dos vários materiais, mas é mais cara.

3. O que é o PEX

Canalização para piscina com sistema eletrónico VIKTOR - construções & reparações Piscinas de jardim
VIKTOR – construções & reparações

Canalização para piscina com sistema eletrónico

VIKTOR - construções & reparações

O polietileno reticulado (PEX) é um material plástico usado para produzir sistemas de tubagem de abastecimento de água. Este produto oferece várias vantagens em relação aos tubos de cobre, PVC e aço galvanizado. O PEX é flexível e mais fácil de instalar do que um tubo rígido e oferece alta resistência ao calor e durabilidade de longo prazo, como veremos na secção dedicada às vantagens do material.

4. Aplicações do material de canalização PEX

Passagem de Canalização Congrau Engenharia Paredes e pisos modernos
Congrau Engenharia

Passagem de Canalização

Congrau Engenharia

Já percebemos que os canos de PEX são usados em canalizações de água quente e fria, mas isso traduz-se num vasto número de aplicações:

  • Linhas de abastecimento de água para habitações, como a que vemos na imagem da CONGRAU ENGENHARIA e sistemas de distribuição de água portáteis;
  • Canalizações para pisos radiantes;

  • Canalizações para equipamentos de transferência de calor, como arrefecimento de pavimento, derretimento de neve e protecção contra o congelamento de pisos em zonas que chegam a temperaturas muito baixas;
  • Distribuição de água em equipamentos de aquecimento, incluindo radiadores e ventiloconvectores;
  • Outras.


5. Canalização PEX vantagens

Casa de banho em bruto: canalização e esgoto Home 'N Joy Remodelações Casas de banho clássicas
Home 'N Joy Remodelações

Casa de banho em bruto: canalização e esgoto

Home 'N Joy Remodelações

Os canos deste material têm várias vantagens em relação aos restantes materiais. Vejamos:

  • Como o PEX é flexível, os canos de PEX permitem uma boa curvatura, reduzindo o número de ligações (por exemplo cotovelos) utilizados na construção do sistema hídrico da casa.
  • Não apresentam os riscos de corrosão comuns nos tubos metálicos, em especial de corrosão bimetálica, causada pela presença de dois metais.
  • São tubos muito resistentes às variações de temperatura, aguentando temperaturas constantes de 95°C e aguentando picos ocasionais de 110°C durante 48 horas.
  • Apresentam resistência e estabilidade química.

(1) Plumbing/canalizações (uma obra algures em Portugal) Dynamic444 Casas de banho modernas
Dynamic444

(1) Plumbing/canalizações (uma obra algures em Portugal)

Dynamic444
  • Diminuem o risco de fugas e vazamentos.
  • São tubos muito leves, o que facilita o transporte, o armazenamento e a instalação.
  • O material é fornecido em rolos e os tubos podem ser cortados à medida da instalação evitando desperdícios e baixando os custos.
  • Estes tubos têm uma vida útil longa, de aproximadamente 50 anos.


6. Limitações do PEX

(1) Bathrooms/shower / duche Dynamic444 Casa de banhoBanheiras e duches
Dynamic444

(1) Bathrooms/shower / duche

Dynamic444

Os tubos PEX só devem ser instalados em sítios onde possam ficar protegidos de danos. Devem ser afastados de chama directa ou calor extremo e não podem ser expostos à luz UV directa ou indirecta pois esta radiação fragiliza o material. Também podem ser danificados por altas concentrações de cloro. Não podem ser instalados em solos contaminados. Não podem ser usados produtos à base de óleo na sua instalação. Os tubos PEX ficam fragilizados pelo contacto com produtos oleosos e alguns produtos químicos, pelo que a presença destes materiais deve ser avaliada.


7. Como fazer canalização PEX

canalizações e esgotos para balneários IIP - Reabilitação e Construção Lojas e Espaços comerciais modernos
IIP – Reabilitação e Construção

canalizações e esgotos para balneários

IIP - Reabilitação e Construção

A montagem da canalização pex é bastante fácil. Para cortar o tubo no tamanho necessário é usada uma tesoura corta-tubos. Usa-se um alargador ou uma prensa para alargar o tubo para acomodar a ligação. Para fazer as ligações utiliza-se uma ferramenta específica que desliza a abraçadeira metálica sobre o tubo, gerando estanqueidade mecânica entre o cano e a ligação. Uma simples verificação a olho nu é suficiente para avaliar o sucesso da instalação.

Os tubos têm de ser instalados com linhas individuais para cada aparelho sanitário e todas a linhas são no fim ligadas numa caixa central, com ou sem torneiras de corte individual.

8. Canalização de pex ou de aço inoxidável?

(2) Plumbing/canalizações (uma obra algures em Portugal) Dynamic444 Casas de banho modernas
Dynamic444

(2) Plumbing/canalizações (uma obra algures em Portugal)

Dynamic444

O aço inoxidável é um material de excelência e a sua prestação é muito boa e tem uma durabilidade única, embora seja rígido e requeira mais pontos de conexão para fazer ângulos, mas não podemos negar: – tem um preço bastante elevado. No entanto, o seu aspecto é muito agradável e o preço superior é compensado pela imagem em espaços com a canalização à vista.


(1) Bathrooms/shower / duche Dynamic444 Casa de banhoBanheiras e duches
Dynamic444

(1) Bathrooms/shower / duche

Dynamic444

Já o PEX, é provavelmente o melhor tubo para canalização de águas, vencedor na relação qualidade/preço, mas o seu aspecto não é atraente e não é recomendado que fique exposto, pelo que é mais adequado para canalizações dentro das paredes.

9. Canalização PEX preços

O preço dos tubos PEX depende da marca e do fornecedor, mas a variação maior é em função do seu diâmetro. A título informativo podemos dizer-lhe que um rolo de 100 metros, com o diâmetro mais comum de 16 milímetros e uma espessura de 2 milímetros, custa cerca de 501 Euros. (valor obtido por pesquisa em grandes superfícies de comércio de materiais de construção).

Agora que já leu sobre canalizações de águas, saiba como lidar com problemas nas canalizações de esgoto no artigo ’Tudo sobre canalizações entupidas e como acabar com elas!


Já conhecia este material e as suas vantagens?
Casas inHAUS Casas modernas

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!