Simplifique a realização do seu sonho com uma casa modular – 10 imagens esclarecedoras

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
BLOC – Casas Modulares , simplifica (descomplica) a aquisição da sua moradia, BLOC - Casas Modulares BLOC - Casas Modulares
Loading admin actions …

Quanto tempo leva uma casa a ser construída? Esta é uma das primeiras questões que se colocam a quem está prestes a dar início ao processo de concretizar o sonho de ter uma casa nova, mas a resposta não é fácil nem imediata. O tempo de construção depende directamente do sistema construtivo escolhido e difere muito entre eles!

Uma casa de construção tradicional pode levar qualquer coisa como entre um a dois anos, dependendo da complexidade da estrutura planeada até estar pronta a habitar. Mas há soluções construtivas muito mais rápidas, para quem não tem um minuto a perder, sem ter que prescindir de ter uma habitação de qualidade!

A construção modular é uma construção de futuro e tem muitas vantagens sobre a construção dita tradicional, pese ainda os preconceitos que subsistem sobre ela.

Hoje a homify quer contribuir para acabar com esses falsos mitos sobre as casas modulares mostrando-lhe o trabalho da BLOC – CASAS MODULARES, uma empresa desta área que vai querer conhecer!


1 – A empresa

A BLOC – CASAS MODULARES é uma empresa de Braga, mas isso não a limita geograficamente, uma vez que tem projectos um pouco por todo o país e até no estrangeiro. Oferece um serviço super completo de construção e instalação de casas modulares, que vai desde a escolha do terreno até à entrega das chaves, para lhe garantir um processo simples e sem deslizes, cheio de vantagens, que hoje vamos conhecer.

As suas versáteis construções são o fruto acarinhado de um longo processo de desenvolvimento com base nas tecnologias mais inovadoras e numa pesquisa aturada do mercado, que permitiu a criação de um produto da mais alta qualidade, com elevadas prestações de conforto e durabilidade excelente tanto para habitação privada como para instalações empresariais das mais diversas áreas.

2 – Os prazos

Começámos por falar deste tema e isso não foi aleatório: – os prazos das casas de construção tradicional podem ser um verdadeiro pesadelo e descarrilar com grande facilidade, o que não é aceitável no exigente mercado actual.

Num projecto da BLOC é feito um planeamento rigoroso, que permite efectuar várias etapas em simultâneo, o que não só não aumenta o preço, como é na realidade uma excelente forma de poupança. Na imagem acima pode ver um exemplo do planning executado e apreciar o rigor com que cada etapa é planeada e executada.

3 – O terreno

Quando se pensa em construir uma casa há um factor a ter em conta de todo o resto: – o terreno. E aqui temos situações distintas: – pessoas que já possuem um terreno, em que a construção tem de lhe ser adaptada, e as pessoas que vão comprar o terreno, que devem escolher o melhor para a casa de que precisam. Em ambas as situações é aqui que começa o trabalho com a BLOC!

Para quem procura um terreno, a empresa oferece apoio na selecção de um ou vários modelos de casa que possam cumprir com os requisitos. No site da BLOC encontra vários modelos que podem servir de base para a escolha do terreno e essa opção pode ser alterada a qualquer momento. A empresa, também, tem parcerias com imobiliárias de referência para o apoiar nesta etapa.

Para quem já tem um terreno e precisa de apurar sobre a sua viabilidade para construção (avaliação da morfologia do terreno, infra-estruturas, consulta do Plano Director Municipal do

Município, entre outras questões), a BLOC propõe um serviço de consultadoria através de parceiros seleccionados de confiança.

4 – A economia

As casas modulares da BLOC são realmente mais baratas do que as de construção tradicional e até do que outras concorrentes no mercado, e há muito boas razões para isso!

  • As casas são fabricadas em sistema industrializado, o que permite a optimização de recursos e a redução de custos de produção, sem perda de qualidade face à construção convencional. Além disso, a industrialização leva a um menor prazo de execução, o que representa menos custos de fabrico.

  • As Casas Modulares da BLOC são autoportantes, ou seja, têm estrutura e chão próprios, o que significa que não precisam de alicerces nem fundações, reduzindo substancialmente os custos dos trabalhos a realizar no terreno (ficam reduzidos ao nivelamento e à estabilização, e à instalação das redes de águas, esgotos e electricidade).
  • Os preços BLOC são “totalmente fechados”, ou seja fica tudo perfeitamente definido e fechado na fase de projecto, e não há custos a mais nem derrapagens ao orçamento proposto. 
  • Estas casas são produzidas em condições altamente controladas em fábrica e com materiais estudados e calculados, o que faz baixar bastante os custos com manutenções posteriores.


5 – A rapidez de construção

A construção em fábrica, sob condições controladas, sem exposição aos elementos, e com os meios humanos e materiais adequados, sujeitos a um planeamento meticuloso (que podemos ver na primeira imagem) faz com que a construção da BLOC (80% os prazos de execução) seja mais rápida do que construção convencional. E esta rapidez é conseguida sem haver perda de qualidade construtiva, graças ao rigoroso controlo durante toda a fabricação e ao uso dos sistemas construtivos mais avançados do mercado!

6 – A personalização

A estandardização dos modelos e configurações é um dos inconvenientes apontados pelos detractores do conceito de casas modulares, mas há muito que isso não é bem verdade, e muito menos no que toca às construções da BLOC!


É fácil de comprovar pelas imagens deste artigo que estas casas são extremamente agradáveis e modernas, além de proporcionarem uma personalização muito satisfatória. O sistema pode adaptar-se às condicionantes do terreno e aos gostos de cada cliente, pois permite uma grande variedade de acabamentos. Mas ainda tem duas vantagens de bónus: – o sistema de união dos módulos permite ampliar facilmente a moradia (quem nunca sonhou fazer a casa esticar para receber os pais que precisam de ajuda ou mais crianças na família?) e permite a eventual desmontagem, deslocação e remontagem numa localização diferente (facilitando uma mudança de morada uma época em que a instabilidade de trabalho a isso pode obrigar).

7 – A sustentabilidade

O ambiente é um ponto de grande preocupação na actualidade. É urgente encontrar soluções construtivas mais sustentáveis, económicas e amigas do ambiente. E é exactamente isso que a BLOC propõe!

O exclusivo sistema construtivo da BLOC apresenta uma baixa emissão de CO2 para a atmosfera, graças a uma adequada selecção das matérias-primas e ao seu processo de transformação, sendo muito ecológico. Por outro lado, as habitações são concebidas segundo os conceitos de arquitectura bioclimática, possuindo sistemas de ventilação natural e paredes com excelentes prestações de isolamento térmico e acústico. O processo de fabricação é feito a seco, o que reduz a produção de resíduos, e o sistema permite a total desmontagem dos componentes no final de vida útil da habitação, possibilitando a reutilização ou a reciclagem.

8 – As garantias

A construção altamente controlada em fábrica permite à BLOC garantir um elevado padrão de qualidade nas suas habitações, por isso fornece uma garantia de cinco anos contra qualquer defeito de fabrico ou materiais incorporados. Além disto, as casas modulares BLOC são calculadas e construídas para um CICLO DE VIDA mínimo de 50 anos. Tudo isto é equivalente àquilo que deve obter da construção tradicional e muitas vezes superior, porque todos sabemos dos problemas com construtores que muitas casas novas acabam por dar aos seus proprietários!


10 – Os contactos

Resta-nos dizer que esta casa espectacularmente simples, prática e bonita, que fomos apreciando em todas as imagens deste artigo é um modelo BLOC Casa Modular para Moradia T4 com 140 m2 e que pode tê-lo por 111.000,00 Euros!

Ficou agradado da imagem minimalista desta casa que fomos mostrando nas imagens e de todas as vantagens do sistema construtivo da BLOC? Não perca tempo, dê hoje mesmo início à construção do seu sonho entrado em contacto com a empresa através dos dados que aqui lhe deixamos:

Morada: Rua Dr. Augusto César Cerqueira Gomes, Pav. 8 (Gandra – Ferreiros), 4705-093 BRAGA

Telemóvel: 969859242

Site: bloc.pt

Conheça outro projecto fabuloso desta empresa, mas da área empresarial, no artigo ’Moradia modular por apenas 79900 € – do sonho à realidade em menos de nada!’.


Ficou mais esclarecido sobre este sistema construtivo e sobre o seu potencial?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista