O Que é o Policarbonato? | homify O Que é o Policarbonato?

O Que é o Policarbonato?

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Quarto Azul Ângela Pinheiro Home Design Quartos ecléticos
Loading admin actions …

Desde a sua criação na década de 1950, o policarbonato tem sido usado em muitas indústrias pelas suas propriedades óticas e mecânicas. É um termoplástico cuja transparência rivaliza com o vidro, pois apresenta uma grande resistência, tornando-o um material perfeito para questões de resistência e leveza.

É usado, por exemplo, no setor automóvel, nomeadamente para faróis ou espelhos que seriam muito frágeis e pesados ​​se fossem feitos de vidro. No campo médico, encontra-se, por exemplo, no desenho de próteses, ou no mobiliário urbano, é regularmente encontrado para a criação de iluminação. Na construção civil e de fabricação de produtos, o policarbonato é usado para fazer estufas, piscinas fechadas, acabamentos de cadeiras, entre outros.

O policarbonato está originalmente na forma de pequenas partículas, que são então processadas ​​em forma de folha semi-acabada. As placas policarbonato são, então, formadas graças a várias técnicas, de forma a criar o produto final.

No artigo de hoje, iremos desvendar todas as questões relativas ao tema policarbonato e poderá descobrir graças às imagens recolhidas pelos profissionais registados na homify, exemplos incríveis de como é usado o policarbonato.

Acompanhe-nos!

Breve história do policarbonato

Piscina Waterair Clea Marpic Piscinas mediterrânicas
Marpic

Piscina Waterair Clea

Marpic

O policarbonato foi descoberto por volta de 1900 pelo químico alemão Alfred Einhorn. Este último estudou esse material ao longo de mais de três décadas, mas nunca encontrou uma aplicação comercial.

Em 1953, as coisas mudaram quando a Bayer e a General Electric começaram a produzir policarbonato. O plástico foi então usado principalmente como substituto do vidro, especialmente para pequenas superfícies. Isso deveu-se ao facto do policarbonato ter uma tonalidade acastanhada.

Na verdade, só em 1970 o policarbonato ficou claro. O material rapidamente se tornou conhecido e, hoje, é utilizado em óculos, protetores de máquinas, faróis de carros e até mesmo em cabines de comando de aeronaves militares!

O que é o policarbonato?

Quarto Jovem Guimarães - Azul Ângela Pinheiro Home Design Quartos ecléticos
Ângela Pinheiro Home Design

Quarto Jovem Guimarães – Azul

Ângela Pinheiro Home Design

O policarbonato é um termoplástico. É um material durável, moldável, leve e também de grande resistência.

A propriedade mais importante do policarbonato é a sua enorme resistência ao impacto. Na verdade, é 250 vezes mais resistente do que o vidro, razão pela qual o policarbonato é muito utilizado como vidros de segurança.

Atualmente, é um dos melhores materiais plásticos disponíveis no mercado. É usado para os mais variados fins, desde a aplicação em residências até a aplicação em indústrias. 

De facto, as chapas de policarbonato e de outros plásticos são muito conhecidas nos segmentos de construção civil e de fabricação de produtos. Por isso, o policarbonato acaba por ser dos mais populares, porque é muito versátil.

Em muitos casos, as placas de policarbonato substituíram o acrílico e o vidro. Por outro lado, é possível encontrar essas chapas em grande variedade de espessuras. 

Quais são as principais características do policarbonato?

Apartamento T2 Odivelas - Lisboa EU LISBOA Casas de banho modernas
EU LISBOA

Apartamento T2 Odivelas – Lisboa

EU LISBOA

O policarbonato apresenta as seguintes características:

  • possui opção transparente ou fosco;
  • durabilidade superior a 10 anos;
  • não inflamável;
  • resistente à eletricidade;
  • muito flexível;
  • alta resistência à impactos;
  • resistente a altas e baixas temperaturas (-50ºC à +135ºC);
  • a espessura varia entre 0.13 a 0.25mm;
  • impede a passagem das radiações UV;
  • pode ser aplicado em várias superfícies, como por exemplo: alumínio, plástico, pape ou, madeira.

Piscina Waterair Olivia Marpic Piscina
Marpic

Piscina Waterair Olivia

Marpic

Quais são as propriedades das chapas de policarbonato?

Moradia T3 com piscina na Gafanha da Nazaré. Next House Jardins clássicos
Next House

Moradia T3 com piscina na Gafanha da Nazaré.

Next House

As propriedades do policarbonato são muito semelhantes às da chapas de acrílico, mas além de ser resistente, o policarbonato tem outras vantagens importantes que o tornam um plástico popular. Por ser robusto, o material é muito mais fácil de trabalhar, por exemplo: furar, fresar ou serrar.

Contudo, é de referir que o policarbonato é um pouco mais sensível a arranhões comparativamente ao vidro normal. No entanto, pode superá-los rapidamente. Se notar arranhões na superfície das placas, pode polir facilmente para restaurá-la, dando-lhe uma aparência original.

Casa das Estantes blaanc Salas de estar modernas
blaanc

Casa das Estantes

blaanc

Onde encontramos policarbonato no nosso dia a dia?

O policarbonato é usado há muito tempo em equipamentos de cozinha, bem como naquelas louças que não se partem, muito usadas nos piqueniques ou festas. Por exemplo, os copos de plástico são tão rígidos que parecem vidro de verdade, mas na verdade são feitos de policarbonato. O seu material tem, portanto, dupla resistência a impactos e arranhões, mas também pode sofrer alterações em altas temperaturas sem se danificar ou deformar! É um material fácil de reciclar, por apresentar baixos índices de emissões poluentes. Por outro lado, devido à presença do Bisfenol A, é menos usado em acessórios que tenham contacto direto com alimentos.

O policarbonato é cada vez mais usado na indústria automóvel, de aviação e de aviação espacial (roupas de proteção para astronautas), como já referimos anteriormente.

Também é utilizado para tudo que requeira resistência a impactos mais ou menos significativos, como escudos de agentes da proteção civil, capacetes para motociclistas, além de CDs, garrafas e um certo número de objetos do nosso dia a dia.

Os eletrodomésticos também podem ter policarbonato, como secadores de cabelo, frigoríficos, caixas de telemóveis, computadores, etc.

Usar policarbonato como cobertura

Moradia T3 com piscina na Gafanha da Nazaré. Next House Piscinas clássicas
Next House

Moradia T3 com piscina na Gafanha da Nazaré.

Next House

O policarbonato utilizado como cobertura do telhado vem em folhas ou painéis transparentes ou translúcidos. Mais precisamente, existem dois tipos: policarbonato alveolar e policarbonato ondulado.

O policarbonato alveolar usa o mesmo tipo de resina que o policarbonato compacto, sendo que muda apenas o formato de injeção quando é produzida. A característica principal do policarbonato alveolar está na aparência e resistência, porque as cavidades internas dão maior volume e menor quantidade de resina para a produção. Relembra-nos as antigas pastas de plástico escolares ou os vidros canelados. 

Como exemplo de policarbonato alveolar, temos as telhas policarbonato, sendo que usam a mesma resina do tipo compacto. São extrudadas com estrutura corrugada, podem ser fabricadas no formato ondulado, trapezoidal, greco e ômega. As telhas policarbonato são uma opção bastante económica para usarmos num projeto.

Quanto ao policarbonato compacto, esta é a solução ideal na substituição do vidro laminado e vidro temperado, porque é transparente, leve (metade do peso do vidro) e resistente ao impacto, reduzindo o custo da estrutura metálica da obra. Pode ser curvado a frio e possui filtros UVs, que impedem o desbotamento da pintura dos móveis, tapetes e cortinas.

De ressalvar que as chapas para coberturas também são utilizadas como meio de separação de varandas, divisórias internas, etc.


Nota: para aproveitar sempre a luminosidade proporcionada pela cobertura de policarbonato, deve limpá-la com água e sabão neutro; NUNCA use produtos abrasivos ou alcalinos, uma vez que esses produtos podem modificar as características do material.

Quem monta estruturas em policarbonato?

M15x30. M15x15x0,7. Ceragni Spa moderno Azulejo Multicolor
Ceragni

M15x30. M15x15x0,7.

Ceragni

A instalação do policarbonato deve ser executada por profissionais especializados, não apenas para ajudar a responder a estes aspetos, como também por ser necessário o uso de acessórios e forma de manusear específicos.

Na plataforma da homify encontra contactos ligados às mais diversas áreas da construção, arquitetura e decoração. Não hesite em clicar diretamente – aqui – e filtrar a sua pesquisa mediante as suas necessidades.

OUTONO E INVERNO Entre Led e Design CasaAcessórios e Decoração Têxtil Verde
Entre Led e Design

OUTONO E INVERNO

Entre Led e Design

Quais são as principais vantagens do policarbonato?

M10x20 Biselado. Ceragni Paredes e pisos minimalistas Azulejo Multicolor
Ceragni

M10x20 Biselado.

Ceragni

Existem várias vantagens que nos levam a escolher policarbonato. Reunimos as principais. Tome nota:

  • é um material fácil de dobrar;
  • é um material reciclável;
  • é um material leve;
  • é um material isolante;
  • é um material resistente;
  • é um material que transmite luz;
  • é um material leve;
  • é um material que não requer muita manutenção (os gastos de manutenção da cobertura em policarbonato são menores, pois requer manutenção mínima;
  • é um material mais eficiente no aspeto térmico, uma vez que a sua condutibilidade térmica é menor que a do vidro;
  • ótimo aspeto estético ao empreendimento.

Policarbonato compacto preço/ policarbonato preço m2

Falarmos de preços é sempre muito subjetivo, embora saibamos que é uma questão sempre que levanta mais curiosidade. Embora possamos dar algumas estimativas, solicite sempre 2 a 3 orçamentos a especialistas, porque só assim terá um valor mais exato, tendo em conta todas as especificidades do seu projeto.

Por exemplo:

  • uma placa em policarbonato cristal UV de 10 mm de espessura e 200 cm de comprimento anda à volta dos 32€;
  • Cobertura inclinada de placas translúcidas planas de policarbonato, de 6 mm de espessura, fixadas mecanicamente, com uma pendente maior que 10%, custa por volta de 23,73€/m2.
  • Cobertura inclinada de placas translúcidas planas de policarbonato, de 16 mm de espessura, fixadas mecanicamente, com uma pendente maior que 10%, 39,32€/m2. (fonte: gerador de preços).

Por outro lado, deve acrescentar o valor da instalação profissional.

Mantenha-se connosco e veja esta boa dose de inspiração: 47 fotografias de terraços e varandas que são verdadeiros oásis de descanso.

Quanto custa remodelar uma casa de banho?
Arrow navigation 3b3136b1
Gostou de saber mais sobre policarbonato?
Casas inHAUS Casas modernas

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!