Decoração de sala com alegres apontamentos em vermelho | homify Decoração de sala com alegres apontamentos em vermelho

Decoração de sala com alegres apontamentos em vermelho

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Sala - Lisboa Traço Magenta - Design de Interiores Sala de jantarAcessórios e decoração
Loading admin actions …

A sala de estar é o coração de uma casa. É lá que as famílias passam uma boa parte do seu tempo a socializar, a ver televisão, a ler, a brincar com os miúdos, a descansar e, não raras as vezes, também a trabalhar. É um espaço que, na verdade, pode concentrar várias actividades, muitas delas a decorrer ao mesmo tempo, e que deve, por isso, ser decorado com todo o cuidado para dar resposta ao aspecto funcional sem descurar a estética.

Hoje, trazemos-lhe o projecto de decoração de uma sala de estar que integra uma casa em Lisboa. O espaço foi desenhado pela Traço Magenta, um nome que já nos é bem familiar. O atelier nasceu em 2006 pelas mãos de duas designers que pretendiam criar projectos de decoração originais e com design personalizado. O gabinete tem à disposição uma equipa dinâmica e criativa cuja experiência pode comprovar nos projectos que constituem o portefólio.

Já por aqui lhe mostrámos muitos projectos com o carimbo deste atelier. Hoje, mostramos-lhe mais um. Desta vez, ficamo-nos só pela sala de estar, mas temos ainda um vislumbre da sala de jantar!

Tectos altos e muito conforto

Há alguns aspectos que se evidenciam no núcleo social desta casa. Um deles é o pé-direito duplo que empresta amplitude e elegância ao espaço e que as designers souberam aproveitar ao máximo pendurando na parede quadros com tamanhos e molduras diferentes, de forma a preenchê-la quase na totalidade. Deste modo, impediram que esta superfície ficasse despida e vazia, o que poderia comprometer o aconchego e até mesmo a acústica da divisão. Outra característica que chama a atenção é o uso do vermelho que aparece em apontamentos como, por exemplo, as almofadas, as flores e, como veremos de seguida, nas cadeiras que ladeiam a mesa da sala de jantar. O vermelho é uma cor forte e expressiva que propicia aconchego e traz cor e vida aos espaços, mas que é melhor quando usada em detalhes como aqui aconteceu. No caso diríamos que é um tom clássico que faz a ligação entre as peças modernas e as peças mais clássicas que o espaço acomoda.

A sala de estar, para além do sofá e das poltronas, tem, ainda, uma confortável chaise-longue, junto da janela, que, apoiada pelo candeeiro de pé, conforma um excelente recanto de leitura ou de descanso.

Iluminação

A iluminação é um ponto-chave num projecto de decoração. Para além de necessária, do ponto de vista da utilização do espaço, é crítica para o conforto do mesmo. O candeeiro de pé que vimos na imagem anterior surge complementado por outros pontos de luz como é o caso do candeeiro de mesa que serve como apoio ao sofá e difunde uma iluminação cálida e aconchegante (especialmente importante num ambiente com tectos altos onde o conforto rapidamente se perde).

A sala conta com um generoso fluxo de luz natural que entra pelo envidraçado. Para se tirar o máximo de partido dessa luz, optou-se por colocar a zona de refeições junto à janela, tendo-se deixado a sala de estar para uma área mais central e resguardada que é, de resto, onde se encontra a lareira. A chaise-longue e as poltronas fecham este conjunto, circunscrevendo-o. A carpete, além de confortável, também ajuda a assinalar onde começa um espaço e acaba outro. Trata-se de uma carpete cinza, um tom moderno que dialoga com o do chão preto e contrasta com os tons mais claros e alegres que definem a decoração.

Mistura de estilos e zona de refeições

Esta não é uma sala inteiramente moderna nem totalmente clássica. Porventura, a vontade dos clientes em manter e utilizar peças que já possuíam, levou as designers a construir a decoração em torno disso, trazendo a sala ao presente, mas preservando testemunhos do passado. Se, por um lado, temos quadros trabalhados, molduras douradas e um candeeiro de lustre sobre a mesa da sala de jantar, por outro, temos mobiliário baixo de linhas modernas e confortáveis que vai ao encontro dos padrões de conforto actuais. O passado e o presente encontram-se harmoniosamente. Por sua vez, o vermelho que salpica a sala dá-lhe vida e energia e acaba, ainda que não de forma demasiado óbvia, por ser o protagonista da decoração.

A sala de jantar, ao fundo, é composta apenas por uma mesa que senta, no mínimo, seis pessoas. As cadeiras, por serem em tecido vermelho, fazem a ponte entre ambas as zonas.

Os quadros, para além de decorarem a parede, também parecem ligar o piso inferior ao mezanino, como se estabelecessem o caminho entre estes dois níveis. Decorar um espaço aberto e com mezaninos não é tarefa fácil. Como os ambientes estão ligados, a decoração deve ser coesa. A Traço Magenta esteve, mais uma vez, à altura do desafio.

Em baixo, deixamos-lhe os contactos do gabinete:

  • Morada: Rua Afonso Praça n.º 30, 1495 – 061 Lisboa, Portugal
  • Telemóvel: +351 96 650 463 8 | Site: www.tmagenta.com
Quarto de casal moderno e com ambiente relaxante
Arrow navigation 3b3136b1
Gosta de vermelho na decoração? Que outras cores vivas usaria?
Casas inHAUS Casas modernas

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!