Casa de Arquitectura Minimalista – um amor para a vida

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
MA.TERIA. HOUSE. MORADIA SESIMBRA, MA.TERIA. ARCH MA.TERIA. ARCH Moradias Betão
Loading admin actions …

A arquitectura minimalista é um subgénero da arquitectura moderna. É uma forma de fazer arquitectura ainda mais despojada e com formas simples do que o estilo moderno, se é que isso é possível. Apesar da sua aparente frugalidade, este estilo é uma verdadeira conquista do século XX e das evoluções técnicas na construção, pois pressupõe um plano interior o mais aberto possível, o que tem as suas exigências em termos da estrutura e da sua estabilidade.

Mas a estética minimalista, sobretudo no que respeita à arquitectura nem sempre é consensual. Há quem adore as casas minimalistas e celebre as suas formas austeras e depuradas, mas também há quem deteste, apelidando-as de caixas sobrepostas, com uma conotação pejorativas.

Se o leitor faz parte deste segundo grupo, este artigo definitivamente não é para si. Mas se faz parte do grupo de pessoas que amam a arquitectura minimalista, entre as quais nos contamos nós da homify, vai deliciar-se com o projecto que temos para lhe mostrar! É mais um trabalho incrível da MA.TERIA. ARCHITECTURE SOLUTIONS que não vai querer perder.

A empresa e o projecto

Começamos com uma imagem abrangente da fachada da casa, que deixe de imediato perceber o minimalismo absoluto que a caracteriza. A esta altura já os detractores do moderno minimalismo estariam a pensar: – é um conjunto de caixas desencontradas. E teríamos de concordar, porque é isso mesmo que a casa é. Mas nós conseguimos apreciar a simplicidade e a abertura, a forma discreta com que o edifício se apresenta na paisagem e se dilui no horizonte.

Neste artigo vamos conhecer esta casa com algum detalhe, mas antes de continuarmos a explorar é imperativo que falemos da empresa que a criou, porque é tão especial como ela!

A MA.TERIA. ARCHITECTURE SOLUTIONS é uma empresa de arquitectura de Lisboa que actua em todo o país, com especial expressão a sul. A sua base criativa assenta nos 15 anos de experiência do seu mentor, o arquitecto Miguel Alves, não só em arquitectura de projecto, mas também em áreas paralelas como a gestão de projecto, a construção e o imobiliário, ou o design e o design de mobiliário. Na sua ética de trabalho o gabinete procura uma coordenação eficaz das várias equipas multidisciplinares envolvidas no projecto, e a organização de todas as fases do trabalho, para atingir uma qualidade de excelência e a melhor rentabilização do orçamento estabelecido.

A casa

Esta é a casa perfeita para viver e relaxar, mesmo para quem possa ter algum problema de mobilidade, uma vez que é maioritariamente térrea. A vida pessoal e familiar passa-se praticamente toda no piso 0, e embora também tenha um piso superior ele destina-se a uma área de trabalho e biblioteca (com vista para o mar, imagine a delícia!).

A forma e a função de cada compartimento e de cada volume foram cuidadosamente desenhadas segundo as especificações do cliente e atendendo à sua vontade soberana. Nós concordamos com as ideias estéticas… Adoramos o jogo de avanços e recuos entre volumes que dá movimento à simplicidade das caixas encostadas. É este o objectivo desta empresa – a satisfação plena do investidor, seja privado ou empresarial! 

Os quartos

O minimalismo exterior encontra a sua continuidade natural nos interiores. Os quartos primam pelo minimalismo absoluto, onde as paredes brancas ganham um pouco de calor com a madeira rica do soalho. 

As janelas, amplas e generosas, abrem-se de para em par para abarcar a paisagem, seja de mar ou do jardim com piscina.

A cozinha em open space

A cozinha… Bem, não queremos insistir sempre no mesmo tema, mas é mesmo assim – totalmente minimalista!

A área de trabalho surge em destaque em cinzento antracite sobre o fundo branco na amplitude do espaço que envolve também a sala de jantar e a sala de estar. A sua ilha imponente e volumosa impõe-se como um local de encontros e de partilhas, de refeições e de convívios com familiares e amigos, entre pratos e panelas.


As salas

O espaço abre-se em duas faces, recebendo a totalidade do exterior no interior através dos imensos panos envidraçados que lhe dão tanto encanto. É fácil imaginar este espaço mobilado com grande simplicidade, quem sabe até com um toque escandinavo, para tornar mais acolhedor, ou mantendo a pureza fria das formas minimalistas…  


O corredor

A distribuição espacial tem como linha condutora este longo corredor, branco e luminoso, que atravessa a casa de uma ponta à outra, de porta a porta sem grandes obstáculos.

E terminamos aqui a nossa curta visita a esta casa que deve ser extremamente confortável e nos desperta fantasias de decorador. Se ama este estilo e quer saber mais sobre este projecto ou se pretende conhecer melhor o trabalho desta empresa entre já em contacto através dos dados abaixo!

Morada: Rua Teixeira de Pascoais 3B, 1700-363 Lisboa

Telemóvel: 966873445

Site: www.ma-teria.com

Saiba tudo sobre decorar no estilo minimalista no artigo ’Como mobilar a sua casa com um estilo minimalista? (FÁCIL)’.

Para si, casa minimalista - sim ou não?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista