Tela Pitonada: O que é, Aplicação e Vantagens desta Opção de Drenagem

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Prédio multifamiliar - Praia da Peralta (em curso) TERRALAVANDA - Unipessoal, Lda.
Loading admin actions …

Tela pitonada! O nome desconcerta qualquer um, mas para quem está imerso no mundo da construção e procura opções eficazes, este nome de certeza já surgiu associado a soluções de impermeabilização e drenagem de paredes enterradas.

Se vai construir uma casa e quer incluir uma cave, uma semi-cave ou uma face enterrada tem de se preocupar com as infiltrações e os danos causados pela água na estrutura. Se não houver um trabalho rigoroso de impermeabilização e drenagem da água da chuva ou do próprio terreno ela vai infiltrar-se até ao interior da habitação pondo em causa a habitabilidade dos espaços e quiçá a estabilidade da habitação. E é aqui que entra a tela pitonada, como uma parte do complexo trabalho de proteger as áreas enterradas da sua casa da humidade. Impermeabilizações são algo em que não se deve poupar. Os resultados podem ser nefastos e efemeros, durando para o resto da vida.

Nada de caves escuras e bafientas! Queremos caves tão frescas como o resto da casa, mesmo que muitas vezes não recebam luz natural!

A aplicação da tela pitonada deve ser feita por quem efectivamente percebe do assunto. Empresas qualificadas de impremeabilização chegam mesmo a garantir os seus trabalhos com seguros de garantia.

Na homify temos todo o prazer de o guiar pelos complicados meandros da arquitectura e dos métodos construtivos que a assistem, por isso acompanhe-nos novamente e descubra tudo sobre tela pitonada, esse material misterioso que na verdade é apenas uma das camadas usadas para drenagem dos terrenos à volta das paredes. Não pretendemos fazer um artigo altamente específico e muito técnico (para isso existem os especialistas), apenas esclarecer um pouco da confusão que se pode instalar quando ouvimos falar deste tema pela primeira vez.

1 – Tela pitonada para que serve

Escavações de Obras Sobral & Carreira Garagens e arrecadações rústicos
Sobral & Carreira

Escavações de Obras

Sobral & Carreira

Realmente o nome confunde, mas traduzindo em palavras simples é apenas uma tela com pitons ou nódulos, ou seja, saliências protuberantes que conduzem a água que se infiltra pelo terreno para longe da parede. A tela pitonada é também chamada de tela nodular ou de lâmina nodular.

A “Tela Pitonada” nada mais é do que uma lâmina drenante alveolar, geralmente em polietileno de alta densidade (PEAD).

É utilizada para proteger as impermeabilizações nas superfícies enterradas, coberturas, etc., sejam essas impermeabilizações feitas de que maneira forem, mas principalmente destinadas:

  • A proteger as telas de impermeabilização, evitando “feridas” provocadas por pedras ou outros elementos pontiagudos quando do encosto de terras.


  • Para permitir a drenagem das águas ao longo das superfícies impermeabilizadas. Os alvéolos devem ficar SEMPRE encostados à impermeabilização, deixando entre as terras de encosto e as telas um espaço que permite a drenagem das águas infiltrantes. Tenho assistido a muitas obras em que são exactamente colocadas ao contrário. Com os alvéolos para o exterior.


  • Além disso, esse espaço que os alvéolos formam com a superfície impermeabilizada, forma uma espécie de “caixa de ar” que permite que a superfície impermeabilizada respire, evitando condensações para o interior


Portanto atenção, a Tela Pitonada nada tem de função impermeabilizante, actua apenas como camada de protecção.

2 – De onde vem a água que se infiltra pelas paredes

Sala de Jantar Estúdio AMATAM Salas de jantar campestres
Estúdio AMATAM

Sala de Jantar

Estúdio AMATAM

A incómoda humidade das paredes pode ter várias origens:

  • Pode vir da própria construção, com origem na água usada para a preparação dos materiais ou na água infiltrada em estruturas não protegidas;
  • Pode vir do terreno, por via da água da chuva, em paredes acima do nível freático, ou de ribeiros, lençóis freáticos, etc., em paredes abaixo do nível freático;

  • Pode ser originada por condensação, devido à existência de pontes térmicas, fraca ventilação, baixa temperatura e devido às condições de ocupação dos espaços interiores;
  • Pode aparecer devido a fenómenos higroscópicos dos materiais, em que a água dissolve sais solúveis no seu interior;
  • Pode aparecer devido a causas esporádicas e aleatórias, como inundações, canos rotos, etc.


3 – Tela pitonada função

Fase de Construção - Estrutural TERRALAVANDA - Unipessoal, Lda.
TERRALAVANDA – Unipessoal, Lda.

Fase de Construção – Estrutural

TERRALAVANDA - Unipessoal, Lda.

Neste contexto a tela pitonada aparece como uma solução para a humidade vinda do terreno, seja devido a fenómenos meteorológicos ou devido à proximidade de ribeiros ou grandes massas de água. É um dos materiais usados em impermeabilizações, mas ela não trabalha sozinha! Como já referimos, ela tem a função de desviar a água das paredes, mas não evita que ela entre em contacto com estas. Para isso são usados diversos materiais de impermeabilização para paredes enterradas.

4 – Materiais de impermeabilização

Projeto em sistema capoto (ETICS) TB Construções Casas modernas
TB Construções

Projeto em sistema capoto (ETICS)

TB Construções

Muito resumidamente, e porque este não é o âmbito deste artigo, embora tenha de funcionar em conjunto com a drenagem, existem basicamente dois tipos de impermeabilização:

  • feita com produtos trabalhados e manufacturados no local da aplicação e feita com materiais pré-fabricados.


Obra - Fase de impermeabilização / protecção Linhas Simples
Linhas Simples

Obra – Fase de impermeabilização / protecção

Linhas Simples

Produtos manipulados no local de aplicação:

- Emulsões betuminosas;

- Cimentos específicos;

- Tintas de impermeabilização;

- Resinas epóxi.


Obra - Fase de impermeabilização Linhas Simples
Linhas Simples

Obra – Fase de impermeabilização

Linhas Simples

Nota: Chamamos a atenção que, enquanto nas superfícies verticais a protecção à impermeabilização é feita com tela pitonada, ao nível da cobertura é usado um material semelhante mas destinado à retenção de água para boa manutenção da área ajardinada.


Sob estas telas está o isolamento térmico, assente não directamente sobre a tela de impermeabilização, mas sobre uma manta drenante geotêxtil, de forma a conferir protecção à impermeabilização. Sobre estas telas é colocada uma manta geotêxtil de grande gramagem, sob a qual é depois espalhada a terra de jardim.

Produtos comercializados prontos para aplicação:

- Membranas betuminosas;

- Membranas de PVC;

- Membranas de borracha vulcanizada;

- Membranas de polietileno de alta densidade;

- Membranas de polipropileno;

- Membranas bentoníticas (são normalmente formadas por um geotêxtil tecido);

- Produtos impregnantes.

5 – Materiais de drenagem

CASA BL1 - Moradia na Herdade da Aroeira - Projeto de Arquitetura Traçado Regulador. Lda Moradias Betão Branco
Traçado Regulador. Lda

CASA BL1 – Moradia na Herdade da Aroeira – Projeto de Arquitetura

Traçado Regulador. Lda

A impermeabilização não funciona se não formos capazes de afastar e drená-la para longe da parede. É aqui que entram os materiais e os equipamentos drenantes, onde se insere a tela pitonada! Os materiais impermeabilizantes têm sempre de ser acompanhados por camadas drenantes e por um tubo de drenagem, ou outro sistema igualmente eficaz.

Materiais drenantes:

  • Agregados – brita ou godo, aplicada em camadas conforme a sua granulometria;
  • Blocos de tijolo ou de betão – normalmente usados em paredes exteriores às paredes de contenção para protecção à impermeabilização;
  • Geotêxteis – mantas flexíveis de polietileno ou polipropileno;
  • Redes de drenagem – constituídas pela rede de drenagem e uma manta de poliéster ou geotêxtil.
  • Tela pitonada – funciona como descrito anteriormente.
  • Tela pitonada com geotextil – é a união entre uma tela pitonada e uma manta geotêxtil, coladas. Tem uma estrutura semelhante à da rede de drenagem, sendo que a camada geotêxtil impede que o aterro ocupe o espaço dos pitons, mantendo os vazios necessários ao escoamento da água, função também assegurada pelo remate do drenante. Normalmente é feita de polietileno de alta densidade.

6 – Vantagens dos materiais drenantes

Projeto Turmalina Magnific Home Lda Casas modernas
Magnific Home Lda

Projeto Turmalina

Magnific Home Lda

Os materiais drenantes têm objectivos bem estabelecidos, que se traduzem em vantagens para a estabilidade da estrutura onde são aplicados.

Vantagens da aplicação de materiais drenantes:

  • impedem que a água que escorre fique presa contra a estrutura enterrada, facilitando a evacuação rápida da água para outras áreas do solo.
  • melhoram as condições dos solos envolventes.

Vantagens da aplicação de materiais drenantes (continuação):

  • reduzem as pressões hidrostáticas, ou seja as pressões que o peso da água impõe à estrutura construída.
  • geram uma caixa-de-ar para o edifício enquanto simultaneamente protegem a sua impermeabilização.


7 – Tela pitonada aplicação

Projeto Diamante Magnific Home Lda Casas modernas
Magnific Home Lda

Projeto Diamante

Magnific Home Lda

As maneiras correctas de aplicar a tela pitonada são do foro dos construtores e empreiteiros. São eles, em conjunto com os arquitectos, que determinam a melhor maneira de planear a impermeabilização dos seus espaços com paredes enterradas pelo exterior.

Uma das maneiras de aplicar é em camadas sucessivas, mas a forma de aplicação varia bastante. Ainda assim, é importante referir que a tela pitonada tem de ser fixada com sistemas próprios, muitas vezes específicos do tipo de tela e da marca escolhida.

Por exemplo, no projecto acima, da MAGNIFIC HOME LDA, a casa apresenta uma área enterrada na fachada lateral e o sistema escolhido para fazer a impermeabilização e a drenagem foi determinado pela empresa de construção. Esta opção de ter casas com piso enterrado ou semienterrado é normalmente ditada pelo terreno, sendo muitas vezes exigida pela inclinação, mas temos de concordar que fica muito bonito.

8 – Vantagens da tela pitonada em relação a outros materiais

Esta opção tem algumas vantagens face a outros sistemas de drenagem de águas. Ora vejamos:

  • É fácil de colocar e por norma não precisa de pessoal muito qualificado para a sua instalação.
  • É resistente à deterioração e não sofre ataques de produtos químicos presentes no solo e é imputrescível.
  • É resistente à tracção e à compressão.
  • Proporciona um caudal de drenagem adequado com uma camada resistente mas muito mais fina do que as tradicionais camas de cascalho.
  • É um material económico que exige menos recursos para a sua colocação.
  • É extremamente resistente a rasgões infligidos pela terra de enchimento.
  • Tem uma grande durabilidade e não precisa de grande manutenção.


9 – Tela pitonada dimensões

As dimensões comercializadas variam conforme a marca, mas normalmente vem sempre em rolos. A largura costuma rondar os 2m (mais ou menos) e o comprimento é variável.

10 – Tela pitonada preço

Chalé das Três Esquinas Tiago do Vale Arquitectos Espaços de trabalho ecléticos
Tiago do Vale Arquitectos

Chalé das Três Esquinas

Tiago do Vale Arquitectos

Terminamos por lhe dar uma estimativa de preços da tela pitonada no mercado. Pode encontrar nos grandes retalhistas de materiais de construção tela pitonada simples por cerca de 80 Euros por um rolo de 2mx30m e tela pitonada com geotêxtil por cerca de 132 Euros por um rolo de 2mx20m. Não se esqueça de incluir no seu orçamento os materiais de fixação (pregos e perfis) e os tubos drenantes.

Recordamos que este artigo contém informação meramente indicativa e não vinculativa, não técnica.

Leitura recomendada: Conheça que tipos de construção de casas existem



Já conhecia este material? Tem aplicado na sua casa? Partilhe connosco como fez!

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!