Tudo Sobre Sommier Elevatório + 18 ideias para o Utilizar | homify

Tudo Sobre Sommier Elevatório + 18 ideias para o Utilizar

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
HOME SWEET CITY TOMÁS RIBEIRO 79 Propriété Générale International Real Estate Quartos modernos
Loading admin actions …

Dormir, descansar, esticar o corpinho, relaxar, fazer ronha… Tudo isto fazemos no quarto e, mais em especial, na cama!

A cama é o centro do nosso quarto e ocupa a maior parte dele. Como peça essencial e de grande volume tem sempre um lugar de destaque, desempenhando um papel crucial no estilo do espaço. Há milhares de modelos de camas, ao sabor da imaginação dos designers que as criaram, desde as camas clássicas, de madeira ou metal, sem qualquer outra funcionalidade para além de suportar o colchão, até às camas ultra modernas com arrumação ou mesmo iluminação incluída. Mas nesse universo há um modelo muito apreciado pelo potencial que oferece em funcionalidade e decoração – o sommier elevatório!

Provavelmente já ouviu falar de sommier, mas se não sabe exactamente o que é nós explicamos: – chamamos sommier elevatório a uma estrutura de cama com as laterais cobertas em tecido, normalmente sem cabeceira, que proporciona um generoso espaço de arrumação por baixo do estrado. A estrutura de apoio do colchão é semelhante à de uma cama comum, podendo ser estrados de madeira, ripas de madeira, molas, entre outras, e muitas vezes tem por baixo espaço de arrumação. A cobertura de tecido ajuda a proteger a madeira e oferece uma infinidade de acabamentos, em função da cor ou do padrão do tecido.

Hoje na homify falamos de sommiers e das muitas formas de os utilizar usando algumas inspirações fabulosas dos nossos profissionais. São 18 quartos perfeitos, criados graças às potencialidades dos sommiers, que não vai querer perder. Acompanhe-nos!

1 – Vantagens de escolher um sommier elevatório

O sommier elevatório é uma estrutura que permite a existência de um espaço de arrumação por baixo da cama, o que se torna uma vantagem fabulosa em espaços de quartos pequenos, com pouca organização em roupeiro e sempre que se pretenda manter um estilo clean e desimpedido.

Neste quarto os tons neutros de bege e cinzento muito claro imperam para criar uma atmosfera assim, simples e livre, com muito espaço de passagem, porque dispensa uma cómoda de grandes dimensões graças ao uso de um sommier elevatório de casal.

2 – A vantagem da personalização

Como os sommiers elevatórios não costumam ter cabeceira, permitem uma grande liberdade criativa, podendo conjugá-los com a cabeceira ideal para a decoração que a sua criatividade ditou, como vemos na imagem acima, onde as cabeceiras se destacam num tom mais escuro na mesma paleta de azuis do papel de parede. Num quarto para dois, onde o espaço não abunda e a arrumação é uma necessidade, um sommier elevatório de solteiro, com uma cabeceira adaptada, é uma escolha acertada ao nível visual e funcional.

3 – Elegância e imponência

Cama King, estofada com sommier de elevação SweetYellow QuartoCamas e cabeceiras Têxtil Bege
SweetYellow

Cama King, estofada com sommier de elevação

SweetYellow

Pela sua altura, os sommiers elevatórios permitem criar uma cama alta e imponente, que transmite sempre uma sensação de conforto acrescida. Se acompanhar o sommier com um colchão alto e roupas de cama de qualidade é fácil obter um efeito de grande conforto, como o que vemos na imagem acima.

4 – Versatilidade

Quarto principal LAVRADIO DESIGN Quartos rústicos
LAVRADIO DESIGN

Quarto principal

LAVRADIO DESIGN

Escolher um sommier elevatório é optar por versatilidade de utilização. Como a estrutura da cama é autónoma e simples, normalmente sem cabeceira, a sua cama vai ficar bem em qualquer estilo que decida para o seu quarto. Só precisa de alguma criatividade e inspiração da nossa página.

Nesta foto a cabeceira foi fixada à parede e combinada com um sommier com arrumação, sendo duas simples pranchas e madeira rústica, o que acaba por conferir ao ambiente um toque rústico e campestre.

5 – O vime como nunca o viu

Apartamentos Rua de Trás - Alojamento turístico (7 apartamentos) - Centro do Porto ShiStudio Interior Design Quartos escandinavos
ShiStudio Interior Design

Apartamentos Rua de Trás – Alojamento turístico (7 apartamentos) – Centro do Porto

ShiStudio Interior Design

Neste trabalho do SHISTUDIO INTERIOR DESIGN usou-se um sommier elevatório com pernas combinado com uma cabeceira inusitada em vime. Nós adorámos a composição e o ambiente campestre e castiço, criado com este material tão tipicamente português.

A combinação fica leve e descontraída mesmo com pouco espaço disponível, o que não aconteceria se o sommier tivesse arrumação, uma vez que as camas com arrumação tendem a ser mais volumosas, o que pode não funcionar tão bem em áreas mais exíguas.

6 – Estilo moderno e relaxante

Neste trabalho da PROPRIÉTÉ GÉNÉRALE INTERNATIONAL REAL ESTATE o uso do sommier foi magnífico! Aliou a beleza do revestimento ao material dos têxteis da cama, para prescindir da cabeceira. No lugar da cabeceira colocaram um quadro moderno e o resultado é fabuloso.


7 – Combinações à medida

Quarto com dimensão reduzida AtelierAtelier Quartos ecléticos
AtelierAtelier

Quarto com dimensão reduzida

AtelierAtelier

Quando o espaço de arrumação é pouco há sempre formas de optimizar o que se tem, e ninguém melhor do que os designers de interiores para o fazer na perfeição!

Nesta imagem o sommier elevatório foi a escolha natural para complementar a parede coberta por armários. O seu minimalismo é perfeito para dar destaque ao nicho que serve de mesa-de-cabeceira e a todo o bonito armário que o envolve, ao mesmo tempo que fornece um pouco mais de arrumação extra.

8 – Um sommier e autocolantes

Ambiente turístico com sabor a sal e mar alma portuguesa Quartos rústicos
alma portuguesa

Ambiente turístico com sabor a sal e mar

alma portuguesa

Um sommier e autocolantes é tudo o que precisa de ter para fazer uma cama e um quarto tão giro como o da imagem.

Os sommier elevatórios, além de todos os aspectos funcionais que já temos vindo a apontar, têm ainda uma grande vantagem: – permitem a sua transformação fácil em camas articuladas. Basta adquirir os estrados para camas articuladas com as medidas exactas e encaixá-los na estrutura. Há empresas especializadas neste tipo de trabalhos.

9 – Uma ideia original

Apartamento . Lisboa . Reabilitação . Remodelação . Graça aponto Quartos rústicos Azulejo Turquesa
aponto

Apartamento . Lisboa . Reabilitação . Remodelação . Graça

aponto

Só um sommier poderia permitir a composição de cama e cabeceira em azulejos na parede que vemos na imagem acima. Uma ideia original que pode copiar com facilidade!

10 – Imponente simplicidade

Este é mais um quarto maravilhoso, que usa um sommier elevatório estofado à medida, para se harmonizar com a cabeceira estofada e criar um quarto extremamente refinado e muito acolhedor.

11 – Arrumação a dobrar

Este quarto é duplo e não tem tanto espaço como seria desejável, mas o sommier elevatório de solteiro resolveu esse dilema. Os sommiers de cada uma das camas individuais possuem espaço de arrumação generoso por baixo do colchão, como só os sommiers elevatórios conseguem proporcionar.

12 – Sommier em ambiente étnico

A Casa da Carolina e do Nuno Homestories Quartos escandinavos
Homestories

A Casa da Carolina e do Nuno

Homestories

Uma parede, um papel de parede ou um mural e um sommier elevatório – match made in haven! E a arrumação extra dá muito jeito para guardar aqueles itens volumosos que não cabem em muitos locais, como os edredões, as mantas, as almofadas extras e outros acessórios de quarto.

13 – Um complemento

Se os têxteis volumosos ficam na arrumação do sommier, os restantes acessórios, como almofadas e mantas decorativas, podem ficar mesmo bem arrumados num baú complementar.

14 – Uma ideia sem igual

Este trabalho da MA.TERIA. ARCHITECTURE SOLUTIONS deixou-nos boquiabertos, e muito para além da utilização do sommier elevatório!

A inclusão do sommier no nicho formado pela estrutura original e antiga da casa recuperada, para ser a cabeceira da própria cama ficou maravilhosa! Somente uma estrutura simples, alta, com espaço de arrumação, mas em cabeceira serviria para fazer esta composição incrível.

15 – Quarto para dois

Apartamento Anos 50 | Depois MUDA Home Design Quartos ecléticos
MUDA Home Design

Apartamento Anos 50 | Depois

MUDA Home Design

Optimizando o espaço e a arrumação, neste quarto duplo prescindiu-se da cabeceira das camas, e usaram-se sommiers elevatórios, passando a dar destaque aos quadros na parede, sem perder conforto.

16 – O espelho à cabeceira

Um convite a dormir e sonhar com castelos e princesas alma portuguesa Quartos rústicos
alma portuguesa

Um convite a dormir e sonhar com castelos e princesas

alma portuguesa

Adoramos este quarto tão luminoso, graças à enorme janela térrea e ao grande espelho que faz as vezes de cabeceira aos dois sommiers elevatórios unidos.

17 – Sem armário, com sommier sem problemas

CASA EM FORMA DE ABRAÇO pedro quintela studio Quartos rústicos Pedra Acabamento em madeira
pedro quintela studio

CASA EM FORMA DE ABRAÇO

pedro quintela studio

Neste pequeno quarto as funções do armário foram parcialmente assumidas pelo sommier elevatório. A cabeceira é feita pelo nicho projectado da parede e todo o espaço transmite uma energia campestre e quase espartana de um quarto de antigamente.

18 – Simplicidade funcional, arrumação total

A simplicidade geométrica dos sommiers elevatórios permitiu o aproveitamento total do espaço deste quarto de crianças, no que respeita à circulação e à arrumação. Os sommier com gavetas são uma opção perfeita para este tipo de quartos, estimulando a autonomia das crianças em arrumar os seus quartos.


Agora que já percebeu todas as vantagens de comprar um sommier elevatório para ser a sua cama ou a dos seus miúdos, aprenda também a optimizar o seu pouco espaço para receber visitas, no artigo ’Camas desdobráveis: ideais para poupar espaço e receber visitas!’.



20 quartos de bebé: uma mão cheia de inspiração para criar um mundo de sonho!
Arrow navigation 3b3136b1
Já conhecia este tipo de camas?
Casas inHAUS Casas modernas

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!