Impressionante habitação nas dunas!

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Google+
Loading admin actions …

É na união perfeita entre o Homem e a Natureza que nasce a obra de arte. Este projecto materializa isso mesmo! A casa que se ergue no topo das dunas, afirma-se continuamente na sua imponência e forma distinta. Ao mesmo tempo, a sua materialidade, sugere uma aproximação à Natureza, procurando sempre a sua integração no meio. Da autoria dos profissionais Traço Alternativo arquitectos associados, este projecto propõe uma relação directa do edifício com o lugar em que se insere, valorizando assim a importância do local na sua relação com o projecto arquitectónico.

Criada em 2004 e sediada no Porto, a empresa, Traço Alternativo arquitectos associados, tem vindo a prestar serviços nas mais diversas áreas, nomeadamente, arquitectura, reabilitação, design e construção. A empresa é constituída por uma variada e competente equipa de profissionais que operam nas mais diversas áreas, privilegiando o trabalho em equipa proporcionando assim uma experiência multidisciplinar nos mais diversos campos de actuação.

A casa das dunas é o resultado de uma abordagem projectual extremamente distinta cujo resultado está à vista! Quer conhecer? Então continue connosco!

Um volume compacto

É sobre este volume compacto em forma de ''L'' que o edifício se fecha para a rua principal. No entanto, a habitação revela-se na parte de trás conformando uma espécie de pátio/jardim extremamente acolhedor e privado.

O programa da casa organiza-se em dois pisos. É no piso térreo que o programa da habitação se desenvolve, no piso superior é um magnífico terraço que permite ao visitante a envolvência total com a paisagem natural e virgem das dunas.

Uma outra face

Na parte da trás, a casa mostra-nos uma outra face. Ao revelar um design mais ousado, o espaço conformado pela forma do edifício em ''L'', converte-se num magnífico jardim moderno e privado. 

É para este jardim que a casa se volta, abrindo longos vãos em torno do próprio, realçando assim o seu carácter mais privado, perfeito para uma vida familiar.

O uso das caixilharias pretas permitiu criar um contraste bastante activo, dinamizando assim, toda a fachada da casa, transportando um carisma único e geométrico para a área do jardim.

Camuflada nas dunas

A fachada quase cega, fecha-se para a avenida principal. Este gesto parte de uma atitude cujo objectivo é sempre beneficiar a habitação: protegendo-a da grande exposição e resguardando a sua privacidade no interior.

A materialidade revela um grande cuidado e uma procura constante da integração do edifício com o meio envolvente. A cor areia sugere uma sintonia comovente com a vegetação rasa que rodeia a habitação. São estes os detalhes que tornam este projecto numa abordagem extremamente singular e única, mas não ficamos apenas por aqui…

Espaços interiores serenos como a brisa do mar

O espaço interior é mediador da relação entre a fachada quase cega, que dá para a rua, e o grande jardim completamente aberto, que se revela no ponto precisamente oposto. 

Facilmente conseguimos imaginar configurações infinitas e possíveis para este espaço de sala de estar e jantar. A lareira moderna, colocada num ponto central e estratégico permite fazer uma pequena divisão entre os espaços, ao mesmo tempo, a sua localização estratégica, permite aquecer mais facilmente todos os pontos da sala, sendo por isso uma opção realmente prática e funcional. Sem esquecer a sua componente estética, que ocupa na sala, um papel imponente, como se de um marco se tratasse.

O pavimento de madeira, polido e com um acabamento brilhante, reflecte o brilho e luminosidade que vem do exterior, tornando este espaço num lugar realmente sereno.

Pura poesia

A casa das dunas representa uma grande união entre o Homem e a Natureza, revelando uma atenção extrema para com o espaço envolvente. Daqui tiramos a maior lição de arquitectura deste projecto. Construir nem sempre é uma forma de arte, mas quando o fazemos com atenção ao lugar, às pessoas e sobretudo com paixão, é uma das maiores artes da vida!

Verifique aqui outro projecto em perfeita sintonia com o meio ambiente: A casa camuflada!

O que achou deste fantástico projecto português? Deixe-nos um comentário com a sua opinião na caixa de comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!